
A partir da parceria com o Sesc SP, com reconhecimento especial para o Consulado do Canadá e as instituições locais, Passos d’Água se ampliou para o estado de São Paulo, dando continuidade ao programa que começou no estado do Rio de Janeiro em 2023.
.
*Por Dawn Fleming, Diretora Waterlution Brasil, Innovation Lead Waterlution
Já pensou em como você poderia responder a crise climática e a insegurança hídrica que o Brasil e o mundo enfrentam? Já pensou que poderia ser de forma colaborativa, com muita diversão, conversas, trocas, risos, criatividade e com muitas novidades despertando a sua imaginação?
Assim foi ao longo do ano de 2025 para os mais de 120 participantes do curso Passos d’Água que pertencem a territórios que percorrem o imprescindível e grandioso Rio Tietê!
Passos d’Água é um curso de educação, capacitação e inovação colaborativa, engajando jovens multiplicadores para identificar e co-criar soluções para os desafios de WASH* (Água, Saneamento e Higiene) e Clima dos seus territórios.
Esta edição do curso foi desenvolvida pela Waterlution e Sesc SP em duas fases. Primeiro, em três unidades que seguem o caminho do Alto e Médio Tietê: Sesc Guarulhos, Sesc Santana e Sesc Jundiaí, junto com 3 parceiros locais dos territórios: o Cursinho Comunitário Pimentas, a Escola Estadual Buenos Aires e a Associação Bom Pastor. Em três turmas, jovens de 9 a 26 anos, com 70% deles entre 15 e 18 anos, seguiram um caminho de inovação colaborativa composto por 11 encontros sendo: um lançamento, 6 oficinas de formação, uma visita de campo, mentoria e um encontro de celebração. 13 projetos foram criados pelos participantes, respondendo temas urgentes como: enchentes, poluição dos rios, acesso a saneamento básico, entre outros.

A segunda fase levou o curso para o Baixo Tietê, com Sesc Birigui, e parceiros locais nos municípios de Birigui e Araçatuba: a ETEC Birigui e o SENAC Araçatuba. Nestas turmas, pessoas de 15 a 54 anos, com 73% delas entre 15 e 19 anos, seguiram o mesmo caminho de encontros, visita de campo, oficinas, criação de maquetes, apresentação e celebração. Oito projetos nasceram dos participantes, com olhares sistêmicos, interligando soluções que consideram plantio de espécies de árvores nativas junto com cuidado de nascentes, ampliação do acesso às águas fluviais presentes nas cidades, até processos de advocacy para novas políticas públicas de WASH e Clima focados nos territórios visitados.
Em todas as turmas, o reconhecimento dos desafios e das oportunidades levantadas durante as visitas de campo destacaram-se como ponto focal da metodologia do Passos d’Água, de forma a orientar os encontros formativos conceituais e práticos de cada oficina e de desenvolvimento dos protótipos criados como soluções locais para a água em cada realidade. Os resultados deste trabalho estão principalmente nos vínculos criados com parceiros e parceiras presentes em cada território, assim como com as pessoas que participaram e se transformaram ao longo do processo. A partir de suas histórias e locais, foi semeado o despertar para uma rede de possibilidades que ultrapassam a capilaridade do projeto. Conheça um pouco dessas histórias e das soluções desenvolvidas pelas turmas nos vídeos abaixo.
.
Para o fomento dos ODS é fundamental que um elemento de educação esteja transpassado nos objetivos. Os objetivos 6 (Acesso à água e saneamento), 13 (ação climática) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), respectivamente, representam muito mais do que a criação de serviços. É necessário acessibilizar conhecimentos sobre boas práticas para que as juventudes estejam munidas de alternativas e possam compartilhar conhecimento correto sobre água, saneamento, higiene e ação climática.
Nesse sentido, a missão estratégica do curso Passos d’Água é pautada na busca em equipar jovens e seus territórios com ferramentas que garantam a construção do futuro com segurança hídrica.
O IPCC aponta que eventos climáticos extremos vão acontecer com mais frequência nos próximos anos e que o ciclo hidrológico cumpre papel crucial na tentativa de estabilizar as mudanças climáticas.
Pensando nisso, a Waterlution desenvolveu este curso para que estudantes que recebam formação nessa metodologia possam mudar seu comportamento, adicionando em suas vidas cotidianas uma camada de conhecimento sobre o que acontece em seu entorno, ao passo que desperta criatividade e provoca ação através da inovação.

As particularidades de cada um dos cinco territórios desta edição – Guarulhos, Santana, Jundiaí, Birigui e Araçatuba foram o ponto de partida para a aplicação da metodologia do curso. Uma força de unificação dos cinco territórios, é o Rio Tietê, com todo seu histórico, circunstância atual e potencial, despertando nos jovens um pertencimento às águas visíveis e invisíveis do seu cotidiano e uma liderança para contribuir para melhorá-las.
Investir em educação socioambiental sobre água, saneamento e clima com foco em inovação colaborativa, transforma pessoas e seus territórios. Daí a importância em promover a oportunidade para que as pessoas tenham condições de contribuir com as tomadas de decisão sobre as áreas que habitam, criando ambientes adaptados e resilientes às mudanças climáticas, com espaços mais sustentáveis e relações mais justas.
Acesse o Relatório Executivo do curso Passos d’Água e conheça mais sobre os impactos do projeto:
Waterlution
A Waterlution é uma ONG Canadense que desde 2003 atua na capacitação de jovens por meio de programas de inovação colaborativa, desenvolvendo parcerias e metodologias para comunidades, empresas e instituições. Consolidou seu trabalho como uma organização internacionalmente reconhecida ao lidar com água, saneamento e clima, a partir da formação de lideranças que atuam de forma inovadora. Com esta atuação, desvenda possibilidades sob a ótica das diferentes realidades, pautando seus programas nos ODS 06 e 13, tem como objetivo promover o acesso ao conhecimento sobre água e clima para que ele chegue a todas e todos.
Sesc SP e a Educação para a Sustentabilidade
O Sesc SP possui um programa permanente de educação para a sustentabilidade que fundamenta-se na responsabilidade com a conservação e a recuperação ambiental, articulada à formação de valores e atitudes voltados à cidadania planetária. Suas ações permanentes e transversais estimulam a reflexão crítica, o compartilhamento de saberes e a vivência de práticas sustentáveis que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Desenvolvidas em articulação com os territórios e diferentes áreas do conhecimento, as atividades incluem encontros, oficinas, cursos, vivências e ações em espaços educadores, como os Centros de Educação Ambiental e a Reserva Natural Sesc Bertioga. As certificações ambientais e os projetos paisagísticos das unidades reforçam esse compromisso, reconhecendo as áreas verdes como espaços de aprendizagem, convivência e cuidado com a biodiversidade.
*WASH – sigla usado em inglês pela ONU e no 3º setor global para tratar dos projetos associados à água, saneamento e higiene (WAter, Sanitation, Hygiene). Saiba mais clicando aqui.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.