Autonomia e independência na velhice

08/09/2022

Compartilhe:

Foto: Zé Carlos Barretta

No 3º ciclo de ações da grade permanente do Trabalho Social com Idosos – TSI, do Sesc São Paulo, que vai de setembro a dezembro de 2022, a temática das atividades remete às questões de autonomia e independência das pessoas que envelhecem.

A autonomia pode ser entendida como a habilidade de gerenciar-se, tomar decisões e planejar objetivos, tendo relação com a capacidade mental da pessoa. Já a independência é a competência de fazer suas ações do dia a dia sem precisar da ajuda de outras pessoas, relacionando-se com a habilidade física. O assunto é tratado tanto do ponto de vista do indivíduo, quanto do ponto de vista da sociedade.

Com programação presencial nas unidades do Sesc São Paulo, bate-papos, cursos, oficinas e palestras refletem sobre como as pessoas idosas e a comunidade podem melhorar, desenvolver e estimular a autonomia e a independência nas diversas velhices.

Veja abaixo a programação completa.

Acesse as páginas das unidades ou faça a sua inscrição em inscricoes.sescsp.org.br.


Programação de setembro a dezembro de 2022

Arte e expressão

Danças Populares Brasileiras para pessoas idosas

Oficina de danças populares, que buscam resgatar histórias e estimular o convívio e a sociabilização entre pessoas idosas, contribuindo para melhoria de autoestima e bem-estar. Com educadoras e educadores da unidade.

1.09 a 21.10, quartas e sextas, às 14h – Sesc Avenida Paulista

Danças circulares e melhoria no estado emocional

A prática da dança circular pode contribuir para melhorar o estado emocional, estimulando e aumentando a autoestima e a autoconfiança, além de despertar a criatividade e a autonomia de pessoas idosas. Com Juliana Gallicchio.

3.09 a 5.11, sábados, às 14h – Sesc Taubaté

Experimentação musical

Momento de experimentação e aprendizado com instrumentos musicais e aulas de canto, promovendo a integração, sociabilização, superação e descoberta de potencialidades após os 60 anos. Com Alexandre Freitas, Toninho Mattos e Fabio Machado.

8.09 a 6.10, quintas, às 15h – Sesc Taubaté

Cinedebate

A partir do filme Elsa e Fred, o ciclo de encontros abre espaço para a escuta acerca dos sentimentos e emoções que permeiam ou possam vir a permear a pessoa idosa. Entre encantamentos, perdas, conquistas, tristezas e alegrias, o debate visa estimular a descoberta de maneiras de exercer a individualidade e viver com leveza, saúde emocional e bem-estar. Com Marta Fontenele.

Encontro 1 – Existe amor na velhice?

Encontro 2 – Todas as maneiras de amar na velhice

Encontro 3 – Longevidade: tempo de trocar as perdas por novos ganhos

14 a 28.09, quartas, às 14h – Sesc Campinas

8, 9 e 15.10, sábados e domingo, às 10h30 – Sesc Jundiaí

20 e 27.10 e 3.11, quintas, às 14h – Sesc Piracicaba

Música para pessoas idosas

A proposta é despertar a sensibilidade musical por meio de práticas que envolvam as pessoas participantes em atividades sonoras, abordando timbres, texturas, alturas, além de percepção e apreciação musical. Pretende-se trabalhar a audição e o canto como instrumento de musicalização, bem como desenvolver a consciência corporal direcionada à música. Com Ana Claudia César.

14.09 a 26.10 (exceto 12.10), quartas, às 14h30 – Sesc São José dos Campos

Rompendo barreiras visuais e cognitivas com desenho

A proposta do curso é refinar a percepção e discriminação visual, bem como coordenação motora e criatividade, levando à construção do equilíbrio emocional e à conquista da segurança para desenhar. Para pessoas idosas. Com Carmem Flora.

15.09 a 06.10, quintas, às 14h30 – Sesc São José dos Campos

Fabricar-se: Independência e autonomia através das Artes da Cena

O curso traz a construção do indivíduo e reconhecimento de si por meio de cenas e da confecção de um manto utilizando de técnicas de bordado, serigrafia, carimbo, transferência de fotografias e macramê. Ao final acontece um bate-papo, onde participantes vestem seus mantos e refletem sobre o que é uma vida idosa valorosa, que não seja baseada apenas nas memórias do passado. Com Isabela Coelho, Rachel Xavier e Carol Stoppa do Coletivo Meio Fio.

16 a 23 e 30.09, sextas, às 10h30 – Artes da cena – com Isabela Coelho.

5 a 19 e 26.10, quartas, às 10h30 – Confecção de manto – com Carol Stoppa.

4 a 11 e 18.11, sextas, às 10h30 – Gravação das cenas com o manto – com Rachel Xavier.

Sesc Itaquera

Bordando Memórias Afetivas: Ressignificar e Contar Histórias

Destinada a pessoas com ou sem experiência em bordado, a oficina é inspirada na vida e na obra do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário. Propõe a criação de narrativas poéticas através do bordado, da escrita, da costura e das tramas manuais. A oficina trabalha ainda a questão da liberdade, do reconhecimento de direitos e da saúde mental, conectando enredos e retalhos por meio da arte, proporcionando um espaço de cura pela escuta, pela criação, pelo fazer artístico, e pelo reconhecimento da trajetória das pessoas idosas participantes. Com Wander Rodrigues.

1, 8, 15, 22 e 29.10, quintas, às 13h30 – Inscrições a partir de 21.09 – Sesc Interlagos.

Bordado livre e acuidade manual e visual

Pintura de agulha é uma das sub técnicas mais fascinantes do bordado livre por possibilitar uma imagem fotográfica e realista. O curso desvenda as fases do processo que vão do planejamento, escolha de material, execução e finalização do bordado. Com Danilo Medeiros.

6.10 a 24.11, quintas, às 15h30 – Sesc Mogi das Cruzes

Autoconhecimento e desenho de retratos

Este curso visa desenvolver o hábito da observação por meio de exercícios simples e prazerosos, bem como o registro no papel de todos os detalhes do rosto humano.  Com Carmem Flora.

13.10 a 03.11, quintas, às 14h30 – Sesc São José dos Campos.

Tecer a idade

Com uma interpretação performática que traz poesia, teatro, música flamenca, blues, samba de raiz e alguns clássicos do cancioneiro popular e da música de resistência da América do Sul, o espetáculo fala sobre as teias do tempo, onde a artista tece seu próprio destino, apresentando os efeitos curativos e reveladores do tempo, sua magia e seus mistérios. O envelhecer carregado de poesia, sabedoria, esperança e fé. Com Helena de Los Andes, que neste ano completou 60 anos.

19.10, quarta, às 15h – Sesc Santos

20.10, quinta, às 15h – Sesc Bertioga

Abre a roda: Um passeio pelas danças e brincadeiras tradicionais brasileiras

O curso propõe a vivência de diferentes manifestações e folguedos de nossa cultura tradicional, abordando suas variadas esferas, tais como dança, cantorias, versos, musicalidade, desafios e improvisos. Procura respeitar a potencialidade e limitação de cada participante, ao mesmo tempo em que proporciona a busca de um jeito próprio de dançar e de experimentar o corpo em festa. Também serão confeccionados alguns adereços relacionados às manifestações vivenciadas. Com Fio da Meada.

4.11 a 9.12, sextas, às 15h – Sesc Mogi das Cruzes

9.11 a 7.12, quartas, às 15h – Sesc Taubaté

Autonomia e independência na velhice  

A performance duracional e instalação foi composta para dialogar com locais de circulação pública e propõe refletir sobre o tempo e a construção das memórias. A ação é acompanhada de uma roda de conversa com o tema: A Memória Construída. Com o objetivo de refletir sobre a percepção do tempo e a construção das memórias, como forma de aumentar a auto-estima e valorizar a história de cada pessoa idosa. Com Gabriel Augusto.

16.11, quarta, às 11h30 – Sesc Santo Amaro


Corpo e movimento

A dança do Mestre Sala e da Porta Bandeira

Neste curso, o Casal Soberano do carnaval paulistano compartilha fundamentos e técnicas da dança do Mestre Sala e da Porta Bandeira, proporcionando ao público com mais de 60 anos a experimentação de movimentos coreográficos e da cultura popular guardada pela tradição do samba. Com Mestre Gabi e Vivi.

1, 8, 15, 22 e 29.09, quintas, às 15h – Sesc Vila Mariana

1.10, sábado, às 13h30 – Sesc Vila Mariana

8.10, sábado, às 11h – Sesc Vila Mariana

14, 21 e 28.09, quartas, às 10h – Sesc Interlagos

20.10, quinta, às 15h – Sesc Santo André

Curso de automassagem Tuiná e Shiatsu para todos

O curso busca a promoção da saúde e bem-estar do público idoso. Partindo de exercícios respiratórios e usando técnicas de massagem Tuiná e Shiatsu, a atividade pretende estimular a autoconfiança e o alívio de dores no corpo, tensões e fadiga física e emocional. Com Eliete Ramos.

6.09 a 1.11, terças, às 15h – Sesc Taubaté 

8.09 a 27.10, quintas, às 9h – Sesc São José dos Campos

9.09 a 28.10, sextas, às 15h – Sesc Mogi das Cruzes

Capoeira para pessoas idosas

As aulas fazem um convite ao desenvolvimento da consciência e expressão corporal, equilíbrio, bilateralidade e muita diversão, a partir de movimentos usados na capoeira. Por meio das práticas de arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música, visa ampliar e manter a independência para a execução das atividades diárias, além do preparo básico para a autodefesa. Com Gus Conde.

16.09 a 25.11, sextas, às 15h – Sesc Bertioga

22.11, terça, às 15h30 – Sesc Registro

Dança e liberdade

A dança é uma prática corporal motivadora, pode intervir positivamente nos aspectos socioafetivos, motores e cognitivos, além de estimular a criatividade e ser uma ferramenta importante para a manutenção de uma vida saudável da pessoa idosa. Com Allan Kardec Sousa Torres.

20, 22 e 27.09, terças e quinta, às 14h – Sesc Ipiranga

Brincadeiras Populares: coletividade, autonomia e independência

Esta vivência convida o público idoso a experimentar danças, cantorias, jogos, criação coletiva, improviso e ludicidade, por meio de um repertório fundamentado nas culturas populares brasileiras. Com equipe do Sesc.

30.9, 7, 14, 21 e 28.10 e 11.11, sextas, às 14h30 – Sesc São Carlos

Dança de salão e autonomia motora

A dança de salão é uma prática que além de prazer e bem-estar, oferece força e equilíbrio. A aula, para pessoas idosas, passa pelos ritmos: bolero, samba, forró, soltinho, podendo também abranger tcha tcha tcha e valsa. A pessoa participante pode dançar sozinha ou em par. Com Ângela Morais.

5.10 a 23.11, quartas, às 15h45 – Sesc Mogi das Cruzes

Yoga e envelhecimento

Nas aulas, são apresentados os benefícios da yoga para o público idoso, além da vivência dessa prática oriental, baseada em técnicas de respiração, posturas, relaxamento e concentração associados a conceitos éticos e filosóficos. 

7, 14 e 21/10, sextas, às 14h30 – Sesc Birigui

10, 17 e 24.11, quintas, às 15h30 – Sesc Catanduva

NeuroRítimica: A integração de corpo e mente por meio do ritmo

A fim de contribuir com a autonomia físico-social das pessoas idosas, o baterista Gus Conde une elementos da música e ritmo, objetos cotidianos ou de fácil acesso como baquetas e bexigas, e estímulos visuais, em atividades lúdicas que desenvolvem a consciência corporal, capacidades físicas e faculdades cognitivas.

11 a 25.10, terças, às 14h – Sesc Piracicaba

5, 19 e 26.10, quartas, às 14h – Sesc Campinas

Saúde bucal e autonomia da pessoa idosa

Esse jogo de tabuleiro objetiva difundir conhecimento, aprendizado e contribuir para a melhoria da autoestima, além de reduzir os fatores estressores quando o assunto é saúde bucal. Com Cristina Dias Meziara Garcia e Fernanda Emiko Izumida.

18 a 23.10, às 13h – Sesc Ribeirão Preto

Oficina de Circo para pessoas idosas

Em cada encontro uma nova habilidade circense é apresentada e desenvolvida. Com mágica, equilibrismo, mímica e malabarismo a companhia mostra que cada pessoa pode ter seu espaço, não importa a idade. Com Cia Suno.

 26.10 a 18.11, quartas e sextas, às 14h30 – Sesc Avenida Paulista

Oficinas de dança do Lelê

Também chamada de dança de velhos, ou Pela Porco, o Lelê é uma dança típica de algumas regiões do Maranhão, melodiosa e cheia de brincadeiras e jogos, que se dança em formato circular e em pares. Com Mestra Graça Reis e Bartira Menezes. 

12, 19 e 26.11, sábados, às 15h – Sesc Interlagos


Sociedade e Cidadania

Ginástica Cerebral: Preservando a autonomia através da estimulação cognitiva 

Encontros com bate-papos e exercícios de estimulação cognitiva, jogos e dinâmicas formulados para desafiar o cérebro, mantendo-o mais saudável e preservando a autonomia das pessoas idosas. Com Beatriz Guedes e Mariana Guedes.

2 a 23.9, sextas-feiras, das 14h às 16h – Sesc Carmo

Com as contas em dia: em busca da independência financeira

Esta série de três encontros traz reflexões sobre a educação financeira comportamental, e como lidar com o dinheiro compreendendo o “eu financeiro”. “Dinheiro não sobra, dinheiro não falta, dinheiro se administra”. Com Janina Jacino.

2, 9 e 16.09, sextas, às 14h – Sesc Bom Retiro

Educação financeira na aposentadoria – Autonomia da pessoa idosa

Saber lidar com a parte financeira na aposentadoria não é tarefa fácil.  Planejamento, organização, controle e discernimento são aspectos a serem considerados e aprendidos. Com Celso Araújo.

9.09, sexta, às 15h – Sesc Ribeirão Preto

Aromaterapia e bem-estar na velhice

Bate-papo sobre aromaterapia e uma concepção de saúde ampliada, apresentando as potencialidades dos óleos essenciais para a melhora do sono, da saúde respiratória, promoção de bem-estar e relaxamento para pessoas idosas. Participantes preparam produtos naturais para utilizarem no dia a dia. Com equipe do Sesc.

9 e 14.09, sexta e quarta, às 14h30 – Sesc Birigui

25.10, terça, às 15h30 – Sesc Catanduva

Saberes da casa: Alimentação saudável no envelhecimento

A nutrição adequada pode minimizar os impactos gerados pelo processo de envelhecimento, atuando na redução de doenças e proporcionando maior qualidade de vida. O encontro traz informações sobre a importância da alimentação equilibrada, além dos 10 passos para a alimentação saudável, leitura de rótulo dos alimentos e os nutrientes mais importantes para essa fase da vida. Com Michelly Fortunato.

20.09, terça, às 14h30 – Sesc São José dos Campos

Confecção de biojoias e empreendedorismo sustentável

Oficina voltada ao público idoso, onde por meio de elementos naturais, como sementes, fibras naturais e madeiras, podem criar peças artesanais de biojoias, ou ecojoias, além de conhecer sobre a experiência de empreendedorismo na área sustentável. Com Maisa Crespa.

20 e 21.9, terça e quarta, às 14h – turma 1 – Sesc Bauru

27 e 28.9, terça e quarta, às 14h – turma 2 – Sesc Bauru

Bate-papo: Idadismo com Cláudia Araújo

O encontro traz reflexões sobre idadismo, preconceito, estereótipo, desejos, promoção de saúde e qualidade de vida. Com Cláudia Araújo Silva.

26.09, sexta, às 15h30 – Sesc Santo André

As mandalas e os processos cíclicos do envelhecer

Nesta atividade, as pessoas idosas entram em contato com o universo das práticas meditativas, por meio da construção de mandalas, em meio a uma roda de conversa que as convida a refletir sobre o os movimentos cíclicos da vida, os desafios e potencialidades do envelhecer na sociedade atual. Ao pontilhar a mandala, podem dividir suas experiências e conhecer outros significados deste objeto simbólico que, em sânscrito, é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa. Com equipe do Sesc.

2.10, domingo, às 14h30 – Sesc Birigui

Autonomia Digital: Segurança nas Redes Sociais

A proposta é contribuir para que as pessoas idosas se sintam seguras e tenham uma maior autonomia no universo digital. Traz dicas de segurança no whatsapp e facebook, utilização de ferramentas que auxiliam na proteção dos dados, orientações de como se proteger de possíveis golpes que circulam na internet e os riscos ao expor nossos dados nas redes sociais. Com Ana Elisa Mendoza.

5 e 7.10, quarta e sexta, às 15h – Sesc Araraquara

Navegação digital segura para pessoas idosas

O objetivo das aulas é trazer a comunicação assíncrona, recursos de compartilhamento de arquivos e links da internet, com foco na segurança e na privacidade online. Os encontros são fundamentados em exemplos e no diálogo com o grupo por meio de troca de experiências. Com Bruno Müller.

6 a 20.10, quintas, às 13h30 – Sesc Bauru

Economia da Longevidade

O bate-papo traz questões voltadas às oportunidades e aos riscos do envelhecimento populacional, relacionado ao desenvolvimento econômico, dependência financeira e falta de autonomia, além de refletir sobre a nova dinâmica demográfica, seu impacto nas políticas públicas, no mercado de trabalho e no mercado consumidor. Com o economista Jorge Félix

6.10, quinta, às 15h – Sesc Bertioga

7.10, sexta, às 15h – Sesc Santos

Velhice Cidadã: Participar, Habitar e Mover-se com Direitos e Autonomia

Nesta série de encontros, o público irá refletir sobre questões relacionadas à participação social, habitação e mobilidade urbana no processo de envelhecimento independente e autônomo. Apresentando, de forma leve e interativa, algumas ferramentas disponíveis nas políticas públicas e privadas para o que cidadãs e cidadãos e a sociedade civil possam contribuir na construção do envelhecimento digno para todas as pessoas. Com Norma Rangel.

14 e 21.10 – Estatuto do Idoso e Participação Social

28.10 e 4.11 – Habitar

11 e 18.11 – Mobilidade Urbana

14, 21 e 28.10 e 4, 11 e 18.11, sextas, às 14h – Sesc Bom Retiro

Marcha – 30 Anos do Conselho Municipal do Idoso

Atividade em que participantes fazem um percurso, tendo como ponto de partida a Avenida Paulista. Contemplando a cidade sob um novo olhar aliado a prática de uma atividade física. Com a equipe do Sesc.

23.10, domingo, às 8h – Sesc Avenida Paulista

Práticas Integrativas e Complementares – Autocuidado e Envelhecimento

Neste curso o público idoso terá contato com algumas práticas integrativas e complementares como a aromaterapia, automassagem com reflexologia e a produção de produtos naturais para o corpo e para a casa, em consonância com uma vida mais harmónica de forma simples e econômica. Com Carmem Lazari.

10, 17 e 24.11 e 1.12, quintas, às 15h – Sesc Vila Mariana 

Bate-papo e vivência com Mestra Graça Reis

Neste bate-papo a Mestra Graça Reis de Menezes, compartilha com idosas e idosos um pouco de suas experiências, propondo uma vivência de dança ao final da conversa.

30.11, quarta, às 10h – Sesc Interlagos

—-

Clique aqui para ver informações sobre edições anteriores.

Clique aqui para saber mais sobre o Trabalho Social com Idosos no Sesc São Paulo.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.