Atividades acessíveis para curtir em Julho

30/06/2022

Compartilhe:

#pracegover #pratodosverem foto na horizontal com dois homens vestidos com uniformes de garis (laranja com faixas amarelas). Um segura uma seta e outro um cone de trânsito. O fundo é preto. Crédito: Henrique Sitchin. Fim da descrição.


O sétimo mês do ano se inicia trazendo diversas atividades com recursos de acessibilidade para curtir no Sesc, seja nas unidades ou onde estiver, através das programações online.

Reunimos uma lista com alguns destaques, confira e programe-se!


Bienal do Livro

Entre os dias 2 e 10 de julho de 2022 o Expo Center Norte recebe o maior evento literário do país e o Sesc São Paulo, parceiro cultural da Câmara Brasileira do Livro (CBL), participa da retomada presencial da Bienal com uma intensa programação cultural.

No domingo, 10/7, acontece a Apresentação: Slam do Corpo, atividade acessível que integra a grade programática do evento. Uma batalha de poesia com participação de poetas surdos e ouvintes, apresentada por uma dupla (surdo e ouvinte), acompanhados de dois tradutores-intérpretes de Libras.

Foto: Elvys Rodrigues

#pracegover #pratodosverem foto na horizontal dois homens e duas mulheres estão em pé um ao lado do outro e todas as pessoas estão com o braço direito levantado, parecendo que estão fazendo um comprimento. O fundo é preto. Crédito: Elvys Rodrigues. Fim da descrição.

Os trabalhadores do comércio, serviços e turismo, bem como a seus dependentes, tem acesso gratuito à Bienal mediante apresentação da Credencial Plena válida e um documento com foto.

Informações sobre a Bienal do Livro em sescsp.org.br/bienaldolivro


Série #Ideias

Um espaço para trocas nos mais variados campos de atenção do contemporâneo, refletindo sobre o que nos sustenta enquanto sociedade e enquanto cidadãos.

Promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação, a série promove o diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos, e articuladores, que debatem sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual.

As conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc SP, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Informações e programação completa dos encontros em sescsp.org.br/sesc-ideias


Ações para cidadania

Durante o mês de julho, o Sesc 24 de Maio dá continuidade ao projeto Por uma vida mais louca – democracia e luta antimanicomial, com atividades que buscam proporcionar acesso, para o público mais amplo, aos conhecimentos políticos, sociais, éticos e estéticos produzidos pelo movimento antimanicomial nas últimas quatro décadas.

O bate-papo Vulnerabilidades sociais e espaços manicomiais: a luta pelos cuidados em liberdade como justiça social, com Maria Teresa Ferreira e Daniela Skromo e Nathália Oliveira, acontece dia 13/7 presencialmente na unidade e tem interpretação em Libras.


Artes Visuais

Travessias – 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, exposição que acontece no Sesc Av. Paulista até 17/7, tem projeto de acessibilidade e, além dela, diversas outras mostras estão cartaz em unidades do Sesc São Paulo e também possuem recursos acessíveis – confira aqui. A Conferência com Florencia Sobrero do Taller General (Equador), programação integrada da Bienal de Arquitetura, também conta com interpretação em Libras. A atividade é presencial com transmissão ao vivo no YouTube pelos canais do Sesc Avenida Paulista e do IABsp.

Continuando no Sesc da avenida mais famosa de São Paulo, um encontro propõe uma reflexão sobre a experiência do acionamento da arte da performance no ensino básico, como prática para elaboração de uma educação crítica e emancipadora. É a atividade Mediações – O chão da escola não é feito de espuma. Performance e corpo como suporte na arte-educação, com T. Angel e Denise Rachel, que acontece no formato online pelo YouTube no dia 30/7, às 16h, e conta com interpretação em Libras.

Já o Sesc Pompeia, apresenta mais um episódio da série Lugares do Fazer, que tem o objetivo de refletir sobre os ateliês como lugares de criação, experimentações, questionamentos, refúgio e vivência artística, evidenciando sua importância na construção crítica e reflexiva do artista e não apenas como espaço de trabalho. Os episódios tem interpretação em Libras e estão disponíveis no canal do Sesc Pompeia no YouTube.


Cinema

Para os amantes da sétima arte, o CineSesc exibe o longa Amigo Secreto, com direção de Maria Augusta Ramos. A exibição do filme acontece de 1 a 6/7, sempre às 17h30, e conta com recursos de acessibilidade em Libras, legendas descritivas e audiodescrição.

Leandro Demori, Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi em cena do documentário "Amigo Secreto".
Foto: Reprodução

#pracegover #pratodosverem um homem e três mulheres estão sentados em torno de uma mesa de escritório, como se tivessem em uma reunião. A foto mostra o homem de costas e as mulheres estão olhando e prestando atenção nele. No fundo janelas e móveis de escritório fazem parte do cenário. A foto é uma cena do filme Amigo Secreto. Fim da descrição.


Literatura

Além da Bienal do Livro, para os amantes de literatura no dia 27/7, o Sesc 24 de Maio apresenta Clube de Leitura: Cemitério dos vivos, de Lima Barreto. Com mediação de Allan da Rosa e interpretação em Libras, o clube discute a obra em que o autor documenta sua passagem pelo Hospício Nacional dos Alienados, no Rio de Janeiro, de maneira lúcida e contundente.


Música

Complementando a programação do Centro em Concerto – Vozes de São Paulo, durante o mês de julho o Sesc Carmo realiza encontros virtuais, transmitidos ao vivo pelo Youtube, abordando aspetos históricos e musicais dos concertos que compõem o projeto, todos acessíveis com interpretação em Libras. Confira a programação completa aqui.


Saúde

Tomando obras de literatura nacional contemporânea como ponto de partida, o ciclo Livros e Nós: Literatura e Saúde Mental busca promover reflexões sobre temáticas relacionadas a políticas e práticas em saúde mental através de bate-papo entre autores, profissionais da saúde e público. Em julho o diálogo abordará o livro “O Avesso da Pele”, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário” em 2021. 

Foto: Divulgação

#pracegover #pratodosveremSob fundo azul, está o livro O avesso da pele, que tem na capa um homem negro vestindo somente cueca amarela, ele parece estar na sala de uma casa com parede azuis. Crédito: Divulgação. Fim da descrição.

O encontro online, dia 13/7, às 19h, tem interpretação em libras e conta com a participação do autor Jeferson Tenório e da psicóloga Edlamar de Jesus França, com mediação de Geraldo Cruz, do Sesc Florêncio de Abreu.


Para crianças

Quatro atividades com recursos de acessibilidade para crianças estão na programação de julho, todas em unidades do interior de São Paulo. O Sesc Piracicaba apresenta duas contações de histórias com interpretação em Libras no dia 17/7. São elas: Grandes papos para pequenos e Contação de Histórias com a Cia. Clara Rosa.

No dia 9/7, às 15h, o Sesc Campinas apresenta o espetáculo A Princesa e a Costureira, com audiodescrição e interpretação em Libras. E na mesma linha de espetáculo teatral infantil, a unidade do Sesc em Presidente Pudente apresenta R.U.A. – Recontando Uma Aventura, também apresentada com intérpretes em Libras.


Para mais informações sobre as atividades basta clicar sobre os links que estão distribuídos neste artigo.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.