É professora associada do Departamento de Letras da UNIFESP, área de língua francesa e literaturas de expressão francesa. Bacharel em Letras (Português-Francês) e Linguística pela Universidade de São Paulo e mestre em análise do discurso pela Universidade de Paris 13. Possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra do escritor, jornalista, advogado e abolicionista negro Luiz Gama.
Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e tem se dedicado ao estudo de correspondências entre intelectuais brasileiros e entre brasileiros e franceses/francófonos.
É autora-organizadora da edição crítica da obra poética integral do autor em Primeiras Trovas Burlescas & outros poemas de Luiz Gama (Martins Fontes, 2000), da antologia Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial 2011, 2018), e de Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro (Edições Sesc, 2020).
Como tradutora, seus últimos trabalhos são a tradução de Os condenados da Terra, de Frantz Fanon (2022), Uma africana no Louvre. O Lugar do Modelo, da historiadora Anne Lafont (2022) e A escravidão contada a minha filha, da escritora, política e ex-ministra da justiça da França, a guianense Christiane Taubira (lançamento em maio 2025).
Recebeu o Prêmio Excelência em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, em 2023, por seu trabalho Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro (Ed.do SESS, 2020).
Em 2018, foi agraciada com as Palmas Acadêmicas, distinção do governo francês, e em 2020 com a Medalha Luiz Gama, do Instituto dos Advogados Brasileiros.
—
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.