
Oficinas, espetáculos e vivências interativas convidam você a se conectar com a música de um jeito novo
De 18 a 27 de julho, o Sesc Vila Mariana se junta a outras 11 unidades do Sesc SP pela capital, interior e litoral e entra no ritmo da 4ª edição do projeto VEM – Venha Experimentar Música!, com uma programação gratuita cheia de possibilidades sonoras para todas as idades.
O público é convidado a vivenciar a música de forma prática, sensível e divertida com oficinas, vivências, espetáculos, instalação e muito mais. Fique atento aos cursos que exigem inscrição prévia, a ser realizada via Central de Relacionamento Digital.
Confira abaixo a programação aqui do Vila e venha experimentar música com a gente:
Espetáculo
Pedro e o Lobo – para Quinteto de Sopros e Narrador
com integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
“Pedro e o Lobo” é um conto musical infantil criado por Sergei Prokofiev, que busca aproximar as crianças da música orquestral. Nesta versão com quinteto de sopros e narradora, cada instrumento representa um personagem da história, estimulando a imaginação do público. Os músicos da orquestra também atuam na área pedagógica e apresentam os instrumentos de forma didática, promovendo um contato mais próximo e lúdico das crianças com a música.
PRAÇA
Dia 19/7, sábado, das 15h às 16h
Para todas as idades | Grátis
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Instalação
Estação Reciclaí – Instalação Sonora Interativa
A Estação Reciclaí é um espaço interativo onde crianças e adultos podem explorar livremente instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis. A vivência promove o brincar com sons, ritmos e melodias, estimulando a criatividade musical e a consciência ambiental. Criado pelo arte-educador Ari Pereira, o projeto conta com mediação de educadores que orientam o público e propõem jogos rítmicos, transformando a experiência em uma divertida orquestra coletiva.
PRAÇA
Dia 20/7, domingo, das 15h às 18h
Para todas as idades | Grátis
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Vivência
Que instrumentos são estes? – Metais
Com Maurício Narutis
Sabia que os instrumentos de orquestra são divididos em famílias, como num baralho, e que o tamanho influencia o som? Descubra essas curiosidades e conheça de perto trompete, trombone, trompa e bombardino com Maurício Narutis, músico e educador do Sesc Vila Mariana
PRAÇA
Dias 22 e 24/7, terça e quinta, das 14h às 15h30
Para todas as idades | Grátis
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Oficina
Oficina de Didgeridoo
Com Raphael Franco
Nessa oficina você vai construir um didgeridoo usando canos de PVC e aprender técnicas de execução, como a respiração circular e ritmos variados. O didgeridoo é um instrumento ancestral dos aborígenes australianos, conhecido pelo som único e hipnótico.
CORPO & ARTES (6º ANDAR – TORRE B)
Dias 22 e 23/7, terça e quarta, das 18h30 às 21h30
A partir de 16 anos | Grátis
Necessário Inscrição.
Curso
A canção popular no pós-1967: montagens e sonoridades
Com Sergio Molina
Em três encontros, o curso com Sergio Molina investiga as transformações na composição de música popular a partir do álbum “Sgt. Pepper’s”, dos Beatles, e sua influência até o século XXI. As aulas abordam as matrizes Tropicália e Beatles, analisam canções complexas de Milton Nascimento e Caetano Veloso, e refletem sobre a canção contemporânea. Sergio Molina é compositor, doutor em música pela USP e referência na pesquisa sobre canção popular e música de montagem.
AUDITÓRIO (1º ANDAR – TORRE A)
De 22 a 24/7, terça a quinta, das 19h às 21h
A partir de 14 anos | Grátis
Necessário Inscrição.
Vivência
Sandra X E Craca Beat
Performance audiovisual EXCUTA
Remontagem da performance audiovisual áudio reativa narrada de Sandra-X e Craca Beat, discutindo antropologicamente, politicamente e poeticamente, o surgimento da escuta desde os pré-históricos seres unicelulares até a complexa sociedade contemporânea e suas disputas territoriais.
AUDITÓRIO (1º ANDAR – TORRE A)
Dia 25/7, sexta, 20h30
A partir de 12 anos | Grátis
Necessário retirar ingresso.
Vivência
A Banda de Sopros e Percussão na Música Popular Brasileira
Com Maurício Narutis
O encontro conduzido por Maurício Narutis, trompetista e educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, explora a importância das bandas de sopros e percussão na música brasileira, desde o frevo e o choro até o samba e a “black music”. Presente em ruas, praças e palcos, essa formação versátil tem papel fundamental em diversas tradições culturais e religiosas do país.
FOYER (PISO SUPERIOR – TORRE B)
Dia 25/7, sexta, das 16h às 18h
A partir de 10 anos | Grátis
Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.
Show
Música De Montagem
Show do álbum “Rua”
Um dos principais representantes da música de vanguarda de São Paulo, o grupo Música de Montagem, liderado pelo compositor e instrumentista Sérgio Molina, passou por transformações que mexeram em sua formação e em seus rumos musicais, chegando ao segundo disco, “Rua” (2025), um tanto diferente, mas sem perder seu principal foco: equilibrar música pop e questionamentos estéticos e conceituais.
AUDITÓRIO (1º ANDAR – TORRE A)
Dia 26/7, sábado, 19h
Para todos os públicos | Grátis
Necessário retirar ingresso.
Vivência
Veja o Som
Proposta por Craca Beat, a atividade apresenta uma bancada interativa com cerca de 8 experimentos que relacionam som e imagem. Baseada na cultura DIY (faça você mesmo), a instalação convida o público a explorar, tocar e entender o funcionamento dos dispositivos, com acompanhamento de artistas monitores.
PRAÇA
Dia 26/7, sábado, das 14h às 18h
Para todos os públicos | Grátis
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Artes Visuais
O Som do Barro: conversa e demonstração sobre processos criativos de espetáculos
Com Máximo Soalheiro, Pedro Durães e Davi Fonseca
O artista plástico e ceramista Máximo Soalheiro apresenta uma retrospectiva de sua trajetória, destacando a criação de instrumentos em cerâmica e a instalação-concerto Mineral, fruto de mais de 20 anos de pesquisa sonora. O encontro termina com uma demonstração musical ao vivo com peças de cerâmica, ao lado de Pedro Durães e Davi Fonseca.
CORPO & ARTES (6º ANDAR – TORRE B)
Dia 26/7, sábado, das 15h às 17h
A partir de 10 anos | Grátis
Necessário inscrição.
Bate-papo
Barro como matéria-prima da música
Com Máximo Soalheiro, Pedro Durães e Kiki IIzuka
Máximo Soalheiro, Pedro Durães e Kiki Iizuka conversam sobre a criação musical a partir do barro como matéria-prima. O encontro destaca a instalação-concerto Mineral, resultado de mais de 20 anos de pesquisa de Máximo Soalheiro sobre a sonoridade da cerâmica. A obra utiliza o agalmatolito (pirofilita), minério de rica ressonância, e explora o diálogo entre artes visuais, música e processos artesanais.
PRAÇA
Dia 27/7, domingo, das 15h às 17h
Para todos os públicos | Grátis
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Curso
Som de bichos com arduino
Com XTO, educador em Tecnologias e Artes
Oficina para criar sons de animais com sintetizadores eletrônicos! A atividade propõe a criação de ruídos que imitam sons de bichos, usando a placa Arduíno e programação básica. Não é necessário ter conhecimento prévio.
ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES (3º ANDAR – TORRE A)
De 22/7 a 5/8, terças, das 19h às 21h
A partir de 12 anos | Grátis
Necessário inscrição.
São diversas oportunidades, dias e formatos de atividades, encontre a sua favorita (ou favoritas), VEM e participe!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.