Extensão Bienal – Espetáculos da Bienal Sesc de Dança chegam a São Paulo

19/09/2023

Compartilhe:

Extensão Bienal traz cinco espetáculos internacionais e um brasileiro para os palcos das unidades do Sesc na capital paulista, além de uma ação formativa no Centro de Pesquisa e Formação

Se você não vai até Campinas…

Um recorte da programação da Bienal Sesc de Dança, evento realizado pelo Sesc São Paulo com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que acontece de 14 a 24 de setembro em Campinas, chegará às unidades do Sesc em São Paulo apresentando uma programação com foco na pluralidade de corpos e nas poéticas da dança contemporânea.

Na Extensão Bienal Sesc de Dança, você poderá assistir a seis espetáculos que integraram a programação nas unidades Pinheiros, Avenida Paulista, Bom Retiro, Pompeia, Vila Mariana e 24 de Maio.

Sesc Pinheiros – The Sacrifice [O Sacrifício]

De Dada Masilo (França e África do Sul) – 20 e 21 de setembro, quarta e quinta-feira, às 21h

O estudo de danças pouco conhecidas e sua fusão com a dança contemporânea e o balé clássico sempre fascinou Dada Masilo. Desta vez, a coreógrafa e bailarina se volta para a dança Tswana. Nativa do país africano Botswana, essa dança muitas vezes é utilizada em rituais de cura e como forma de contar histórias, além de estar presente na vida cotidiana das pessoas da região. 

No espetáculo, o minimalismo compassado e expressivo da dança Tswana se encontra com a complexidade rítmica de Sagração da Primavera, obra de Pina Bausch (1940-2009). Por meio de ecos dramáticos e do riso, os bailarinos e músicos exploram os conceitos de ritual, coletividade e sacrifício. Porém, mais do que investigar a criação de algo novo a partir do convívio entre diferentes linguagens da dança, a artista propõe, pela primeira vez, um encontro com suas raízes e seus ancestrais.

Sesc Avenida Paulista – O Agora Não Confabula com a Espera

Com Iara Izidoro (Brasil – Pernambuco) – 22 e 23 de setembro, sexta-feira e sábado, às 20h

Como algo que está por vir pode caminhar pela fissura do espaço-tempo e cruzar o visível e o invisível? Partindo desse questionamento, a performer lara Izidoro dialoga com dispositivos digitais e analógicos na tentativa de construir uma experiência sensorial do tempo numa condição não-linear.

Nesta dança entre superfícies de coexistências, o público é convidado a fluir livremente pelo espaço, tal qual em uma galeria, experimentando diferentes camadas do trabalho.

Sesc Bom Retiro – Somoo

Com Art Project BORA (Coreia do Sul) – 23 de setembro, sábado, às 20h

A libertação do corpo feminino é celebrada no espetáculo da coreógrafa coreana Kim Bora. Abordando o corpo da mulher como sujeito, capaz de ser visto e tocado em sua forma original e não manipulado como uma ideia ou um objeto de fetiche, o trabalho da diretora artística do grupo Art Project BORA questiona os papéis de gênero.

Tensionando as construções simbólicas do feminino e a expressividade da memória coletiva construída por cada dançarino, a artista explora o corpo por meio de imagens abstratas que flertam com o fantástico e buscam estruturar visualmente a genitália feminina por meio da coreografia. 

Em cena, bailarinos manipulam seus próprios corpos por meio de cordas – como se fossem uma espécie de marionete. Gestos tradicionais da cultura asiática se misturam a movimentos da dança contemporânea e criam um banquete de imagens para os sentidos.

Sesc Pompeia – Schönheit ist Nebensache ou A beleza revela-se acessória

Com Pol Pi – cie NO DRAMA (Brasil e França) – 26 e 27 de setembro, terça e quarta-feira, às 19h30

A frase “a beleza revela-se acessória” aparece na obra “Sonata para Viola Solo Opus 25 nº 1”, do compositor alemão Paul Hindemith (1895-1963). O texto, porém, poderia pertencer à compatriota dele, a coreógrafa Dore Hoyer (1911-1967), autora do ciclo de dança “Afetos Humanos”. As obras, compostas por cinco solos curtos e expressivos, abordam de forma subjetiva as consequências de governos totalitários vivenciados por ambos. Baseado na França, o artista brasileiro e transmasculino Pol Pi, propõe um diálogo entre Hoyer e Hindemith e estende essa troca à situação política brasileira dos últimos anos.

Sesc Vila Mariana – The Ecstatic [O Êxtase]

Com Jeremy Nedd e Impilo Mapantsula (África do Sul e Suíça) – 27 e 28 de setembro, quarta e quinta-feira, às 21h

Dois mundos e estéticas sul-africanas se encontram no espetáculo do coreógrafo Jeremy Nedd. Conhecida pelos movimentos virtuosos e ágeis dos pés dos dançarinos, a Pantsula é não só um estilo de dança, mas uma expressão artística caracterizada por seus próprios códigos que, durante o Apartheid, deu voz a toda uma geração.

No espetáculo, essa dança urbana e enérgica encontra o Praise Break, um modo de louvor presente no contexto da Igreja Cristã Pentecostal. Nele, a interrupção da oração faz emergir um corpo dançante que se funde à voz e à música gospel, borrando os limites entre o vigoroso e o catártico. Friccionando esses dois universos, Jeremy e os bailarinos da Impilo Mapantsula investigam o movimento sobre estados de êxtase e de quebra, descobrindo e abrindo novos espaços transcendentais dentro de si.

Sesc 24 de Maio – Clamors [Clamores]

Com Mithkail Alzghair (Síria e França) – 28 e 29 de setembro, quinta e sexta-feira, às 20h

Os questionamentos em torno do confronto entre o homem e as autoridades ecoam neste solo de Mithkal Alzghair. Por meio de uma exploração figurativa, escultural e cinética, ele busca criar o retrato de um corpo diante de um mundo cercado por formas de dominações e de ameaças. O artista encontra na fisicalidade um meio de materializar e revelar as transformações pelas quais indivíduos e povos passam por conta de realidades impostas. 

A investigação se equilibra entre a ambiguidade e a incerteza, entre o passado e o futuro, entre a própria narrativa pessoal do artista e o contexto global – por causa da guerra na Síria, Mithkal vive como refugiado político em Paris. O performer brinca com a repetição contínua e crescente dos movimentos para pesquisar o limite da resistência do corpo e questionar até que ponto é possível dar continuidade a uma ação para se adaptar.

Centro de Pesquisa e Formação – A arte da restauração (Coragem, Verdade e Reparação)

Com Hope Azeda (Ruanda) – 26 de setembro, terça, 19h

Como a arte está sendo usada para transformar a dor? Quais são nossas experiências compartilhadas de arte e memória e seu caminho para a transformação social? Curso com inscrições prévias pelo site.
Com Hope Azeda, dramaturga, diretora e fundadora da empresa de mídia de artes cênicas Mashirika.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.