Conheça a programação completa do FestA! 2023 em São José dos Campos

04/07/2023

Compartilhe:

Chegamos à sexta edição do Festival de Aprender, tempo em que todas as unidades do Sesc SP celebram uma infinidade de atividades em artes e tecnologias – e, principalmente, a chance de experimentar, praticar, aprender.  

E o FestA! vem com tudo em São José dos Campos! Por aqui, a programação está toda relacionada aos processos artesanais de confecção de imagens e artes gráficas. As atividades exploram linguagens e técnicas como a serigrafia, encadernação, estamparia, arte urbana, publicações independentes, entre outras.  
 
Entre os destaques estão a Ocupação Itinero Grapho (Dias 8, 9, 15 e 16/7, das 10h30 às 13h; e das 14h30 às 17h), que disponibilizará uma coleção de carimbos de borracha natural para a criação de cartões postais e a Feira de artes gráficas independentes (Dias 8, 9, 15 e 16/7 das 10h30 às 18h30), que propõe a circulação e a venda da produção autoral de artistas locais que exploram técnicas e processos diversos.  
 
O bate-papo Arte e intervenções urbanas em São José dos Campos (7/7, das 17h às 19h) reúne Igor Renan, artista independente e autodidata; Betinho Zulu, artista, produtor cultural e articulador social; e Mariana Thaís, artista e idealizadora do Coletivo Lambança para discutir o que é arte urbana, sua contribuição para construção do senso de comunidade entre artistas e a população e impactos possíveis na cidade a partir da intervenção na rua. 
 
O Estúdio Catota de tattoos temporárias (15 e 16/7, das 14h30 às 17h30) recria a atmosfera de estúdios profissionais para que os pequenos se sintam confortáveis num espaço pensado para eles com um portfólio personalizado de ilustrações para aplicação de tatuagens temporárias. 

Toda programação é gratuita e duas atividades precisam de inscrições antecipadas: o curso Encadernação Copta e a oficina Zinexpresso com carimbos. As vagas serão abertas dia 5/7, às 17h, no aplicativo Credencial Sesc SP e no site Central de Relacionamento Digital. As demais atividades demandam retirada de senhas e ingressos ou possuem acesso livre.

Clique aqui para conhecer a programação completa do FestA! em todas as unidades do Sesc e, abaixo, confira os detalhes de cada uma das atividades aqui em São José dos Campos:

Curso 
Serigrafia experimental 
Dias 7 e 8, sexta e sábado, das 10h30 às 13h30. 
Oficina. Grátis. 16 anos.  

Usando a técnica de estamparia manual, cada participante vai aprender a produzir seus próprios panos encerados, partindo da criação e desenho da estampa do tecido, passando pela técnica artesanal de impressão serigráfica, feita com estêncil de papel, até finalizar o acabamento com cera e resinas vegetais. 

Com Daniella Martini, artista visual, publicitária e designer gráfico. Seus trabalhos foram expostos no Centro Cultural São Paulo e receberam prêmio aquisição no Salão de Artes de Santo André. 

Turma única. Senhas no local 30 minutos antes do primeiro dia do curso. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 


 
Bate-papo 
Arte e intervenções urbanas em São José dos Campos 
Dia 7, sexta, das 17h às 19h. 
Espaço de Leitura. Grátis. 12 anos.
 

Espaço para discussão sobre o que é arte urbana, sua contribuição para construção do senso de comunidade entre artistas e a população e impactos possíveis na cidade a partir da intervenção na rua. Por meio de questões disparadoras, o público é convidado a expressar seus pontos de vista e enriquecer a discussão com os artistas convidados.   

Com Igor Renan, artista independente e autodidata; Betinho Zulu, artista, produtor cultural e articulador social; e Mariana Thaís, artista e idealizadora do Coletivo Lambança.
Oficina 



Ocupação Itinero Grapho: Galeria e Ateliê Rodantes 
De 8 a 16, sábados e domingos, das 10h30 às 13h; e das 14h30 às 17h. 
Praça. Grátis A partir de 4 anos. 

O projeto Ocupação Itinero Grapho disponibiliza uma coleção de carimbos de borracha natural para a criação de cartões postais. Cada participante irá conhecer os princípios da estampa em relevo, podendo inventar imagens a partir da justaposição e sobreposição de estampas. Serão abordados os procedimentos básicos de impressão sobre papel cartão. 

Com Merien Rodrigues, artista visual e arte-educadora em espaços culturais. 

Atividade rotativa. 10 participantes por ciclo. Cada ciclo tem duração de 10 minutos. Senhas distribuídas ao longo do período da atividade. Vagas limitadas. 



Feira de artes gráficas independentes 
De 8 a 16, sábados e domingos, das 10h30 às 18h30. 
Convivência. Grátis. Livre.

A circulação e a venda da produção autoral de artistas locais que exploram técnicas e processos diversos, como pintura, fotografia, colagem, caligrafia, encadernação e design, além das trocas de saberes e fazeres entre públicos e expositores. 

Em co-curadoria e com produção do Coletivo Gostaríamos de Explicar Muitos Atos, formado por artistas visuais no Vale do Paraíba. 


Oficina 
Rolê de sábado – projeto Lambança 
Dia 8, sábado, das 13h às 18h30. 
Múltiplo Uso. Grátis. 16 anos.  

A atividade oferece ao público a possibilidade de criar peças como lambe, estudo de letra/grafia para intervenções, funcionando como um espaço seguro de experimentação, criando ponte entre artistas, produtores e todas as pessoas interessadas no tema “Arte Urbana”, fortalecendo a cultura dos movimentos de rua. 

Com Mariana Thaís, multiartista e produtora cultural, do coletivo Lambança. 

Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 



Oficina 
Zinexpresso com carimbos 
Dias 8 e 9, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30. 
Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.   

Os participantes irão confeccionar carimbos em materiais alternativos como E.V.A., borracha e rolhas, além de ter peças prontas e poderem trocar suas criações para a elaboração de uma publicação simples, servindo de matriz para reprodução de cópias. 

Com Rebeca Catarina, desenhista e ilustradora, tem trabalhos de publicação independente por meio de diferentes técnicas de impressão; e Zansky, artista gráfico, conhecido pelo estilo rico em elementos e uso das cores, tendo seu trabalho publicado no Brasil e em outros países, com destaque para o livro Mestres da Serigrafia. 
 

Turma única. Inscrições a partir de 5/7 às 17h, no aplicativo Credencial Sesc SP e no site Central de Relacionamento Digital.


Oficina 
Gravura em embalagem cartonada 
Dias 8 e 9, sábado e domingo, das 15h às 18h. 
Oficina. Grátis. 16 anos.  

Utilizando embalagens cartonadas de leites, sucos e outros produtos, os participantes serão convidados a produzirem suas próprias matrizes de gravura. A embalagem cartonada é um material que possui três camadas distintas: papel cartão, plástico e alumínio e na gravura tradicional assemelha-se a gravura em metal, usualmente feita sob chapas de cobre. 

Com Amália Barrio, artista visual e educadora. Pesquisa a natureza através do olhar pela fotografia e do fazer pela gravura. 

Duas turmas. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 


Demonstração 
Pintura Mural – A Manualidade 
De 9 a 14/7, domingo a sexta, das 10h às 18h; e dia 15/7, sábado, das 14h30 às 18h30. 
Solário. Grátis. Livre.  

A dupla de artistas propõe uma arte para pintura do muro do Solário, em diálogo com o público. A pintura trará como assunto e subtema “A Manualidade”, apresentando-se de forma lúdica e afetiva. Serão manuseadas ferramentas que se conectam com práticas de um conhecimento ancestral, como agulhas de costura, bordado, goivas, lápis, entre outras, envolvidas em gestos que habitam o cotidiano. Mãos que se encontram em diversas cores e texturas. 

Com Duo Antúrio, formado pelos artistas do Vale do Paraíba, Isabella Siqueira e Douglas Reis, que juntos, se utilizam de técnicas como pintura, gravuras e arte têxtil. 


Intervenção 
Pintura Mural – A Manualidade 
Dia 16/7, domingo, das 10h às 19h. 
De 18/7 a 29/12, terças a sextas, das 7h às 22h  
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h . 
Solário. Grátis. Livre.

A pintura traz como assunto e subtema “A Manualidade”, apresentando-se de forma lúdica e afetiva. Venha conhecer o resultado deste incentivo artístico no muro do solário.

Arte do Duo Antúrio, formado pelos artistas do Vale do Paraíba, Isabella Siqueira e Douglas Reis, que juntos, se utilizam de técnicas como pintura, gravuras e arte têxtil.



Exibição de documentário 
Impressão Minha 
Dia 9, domingo, das 18h às 19h. 
Auditório. Grátis. 16 anos.

Um recorte da cena de livros e publicações independentes, em São Paulo e no Brasil. Entre artistas, editores e seus livros, o documentário abre espaço para reflexões sobre mercado editorial, a oposição entre digital e impresso, o livro como objeto, as técnicas artísticas e de impressão. Após a exibição, haverá bate-papo com os diretores. 

Com Daniel Salaroli, diretor de curtas premiados e exibidos dentro e fora do Brasil, formado em Audiovisual. Foi coordenador da área de Difusão da Cinemateca Brasileira e das Casas de Cultura da cidade de São Paulo; Gabriela Leite, designer, fazedora de vídeos e que se autopublica. Já criou os fotolivros “Trajetos”, “Entre Flores” e “Me vê mais uma”, por sua editora independente Avocado Edições; João Rabello, roteirista, cineasta e quadrinista. Escreve, desenha e publica suas histórias em quadrinhos, entre elas, “A Mulher que ia Navegar” e “Quadrinhos Perturbados” pela Avocado Edições; e Vitor Lopes Costa, cientista social e doutor em Sociologia.  

Direção: Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello | Brasil | 2018 | 27 min. 

Retirada de ingressos a partir das 16h30 para Credencial Plena e das 17h para demais interessados, havendo disponibilidade. 


Oficina 
Ateliê Desenho Torto (TEA) 
De 11 a 14, terça a sexta, das 10h às 12h. 
Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.  

A proposta surge da necessidade de praticar o desenho espontaneamente, explorando a liberdade, com forma alternativas, desmistificando convenções sobre o que é desenhar corretamente. Por meio de exercícios e compartilhamento de vivências, será criado um espaço para o diálogo sobre criatividade e processos. Não é necessário ter conhecimento técnico prévio para participar.   

Atividade voltada para públicos infantil e adulto com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes. 

Com Rafael Mariposa, artista independente, bonequeiro e contador de histórias. 

Quatro turmas. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 


Oficina 
Revelação fotográfica eco consciente 
De 11 a 13, terça a quinta, das 14h30 às 17h30. 
Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.  

Revelação Herbal é o processo alternativo que busca dar um novo olhar ao laboratório fotográfico substituindo o químico tradicional de revelação por uma solução à base de plantas e não-nociva ao descarte imediato. Proporciona autonomia criativa a quem fotografa, difundindo os princípios de como fazer laboratório caseiro com recursos fáceis ou já existentes. 

Com Samanta Ortega, fotógrafa, multiartista que entende as imagens a partir da máxima da natureza: nada se cria, tudo se transforma. 

Três turmas. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 


Oficina 
Ateliê Desenho Torto 
De 11 a 14, terça a sexta, das 16h às 18h. 
Oficina. Grátis. Livre.   

A proposta surge da necessidade de praticar o desenho de forma espontânea para explorar a liberdade do traço, buscar formas alternativas de se expressar ou contar histórias e desmistificar algumas convenções sobre o que é desenhar corretamente. Por meio de exercícios e compartilhamento de vivências, será criado um espaço aberto para o diálogo sobre criatividade e processos artísticos. Não é necessário ter conhecimento técnico prévio para participar. 

Com Rafael Mariposa, artista independente, bonequeiro e contador de histórias. 

Quatro turmas. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 


Curso 
Encadernação Copta 
De 11 a 13, terça a quinta, das 19h às 22h. 
Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos. [VAGAS ESGOTADAS]

Os participantes têm a oportunidade de aprender a fazer cadernos com a técnica da costura Copta, estilo antigo de encadernação manual originado no Egito. Também são ensinados processos de composição de carimbos, monotipias e stencil para a confecção das capas. O objetivo é difundir os conceitos dos livros artesanais. 

Com Helder Kawabata, artista visual, atua no ramo gráfico independente de publicações como zines, gravuras e papelaria artesanal. 

Turma única. Inscrições a partir de 5/7 às 17h, no aplicativo Credencial Sesc SP e no site Central de Relacionamento Digital. [VAGAS ESGOTADAS]


Curso 
O afeto que mora no cotidiano singelo 
Dias 15 e 16, sábado e domingo, das 10h às 13h30. 
Oficina. Grátis. A partir de 8 anos.   

Por meio da técnica mista, utilizando materiais como pintura acrílica, tecidos, recortes de papel e bordado livre, a proposta é criar uma obra de arte que retrate o olhar de cada participante sobre o cotidiano singelo e presente em seu território. A proposta dialoga com a Pintura Mural, chamada A Manualidade, realizada pelo Duo Antúrio no Solário do Sesc São José dos Campos durante o FestA! 

Com Duo Antúrio, formado pelos artistas do Vale do Paraíba, Isabella Siqueira e Douglas Reis, que juntos, se utilizam de técnicas como pintura, gravuras e arte têxtil. 

Duas turmas. Senhas no local. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 


Oficina 
Gelli Print 
Dias 15 e 16, sábado e domingo, das 14h às 15h; das 15h30 às 16h30; e das 17h às 18h. 
Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.
  

Gelli print é uma técnica de impressão artesanal usando uma placa de gelatina, tinta guache, acrílica ou gráfica, rolinho de entintagem ou espátula, moldes vazados ou materiais com textura para criar uma impressão sobre papel ou tecido. No processo da impressão com matriz de gelatina o trabalho vai se dar com folhas e flores. Com a sobreposição das impressões, é possível criar composições. 

Com Mari Timponi, artista visual, arteterapeuta e pesquisadora de materiais diferentes e de diferentes métodos de impressão artesanal. 

Seis turmas. Senhas no local 30 minutos antes.  

Após o início da atividade tolerância de cinco minutos. 

Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável. 


Oficina 
Estúdio Catota de tattoos temporárias 
Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30. 
Sala de Múltiplo Uso. grátis A partir de 3 anos. 

Lembra daquela tatuagem de chiclete? Agora, imagine um estúdio que oferece um portfólio personalizado de ilustrações bem maneiras, além da oportunidade de criar sua própria tattoo. Colou o papel, jogou água por cima e pronto! Nesta intervenção recriamos a atmosfera de estúdios profissionais para que os pequenos se sintam confortáveis num espaço pensado para eles! 

Com Coletivo Catota, formado por artistas visuais, de Jacareí, Santos e São José dos Campos: Alan Barbosa (Tubão), Leonardo Alcântara (Noelo), Daniela Koyama (Dtkoy), Giuliana Koyama e Carolina dos Santos (Lumina). 

Senhas no local 30 minutos antes, rotativo. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.   

As crianças devem estar acompanhadas por um/a responsável. 


Exibição de filme 
Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente 
Dia 16, domingo, às 18h. 
Auditório. Grátis. 16 anos.  

Uma animação em stop-motion que mistura documentário, comédia e road-movie. O filme conta a história de Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto apocalíptico que na verdade é um purgatório dentro da mente do seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise autoral. 

Direção: Cesar Cabral | Brasil | 2021 | 90 min. 

Retirada de ingressos: a partir das 16h30, somente para Credencial Plena; a partir das 17h, para demais interessados, havendo disponibilidade. 
 
 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.