Guia de Programação – Sesc Bertioga

20/09/2023

Compartilhe:

Editorial – Abril 2024

O Sesc Bertioga tem como identidade a realidade litorânea e atua a partir do recorte temático “entre a serra e o mar”, desenvolvendo ações educativas para visibilidade e valorização dos povos do litoral e para a promoção da cultura oceânica. Pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável, os povos e comunidades tradicionais, conhecidos como “povos do mar” são grupos que possuem uma conexão com o mar, a partir da ocupação dos territórios costeiros, representando de forma cultural, social, religiosa e econômica essa conexão e ancestralidade com o oceano.

O litoral de São Paulo conta com 880km de linha de costa e 16 municípios com belas paisagens e opções de lazer e turismo. De Cananeia a Ubatuba, pessoas habitam seus territórios de origem – entre a serra e o mar preservando de geração em geração, seus saberes, danças, costumes ancestrais, cultivos e modos de vida em total harmonia com a natureza: “caiçaras”.

Este ano, o Sesc Bertioga promove um grande encontro que reúne comunidades caiçaras do litoral paulista com o objetivo de compartilhar vivências e, principalmente, promover a troca de experiências, desafios e oportunidades da luta e resistência pela preservação da cultura e da permanência dos caiçaras em seus territórios de origem. Conta ainda com uma programação temática nas diversas linguagens já oferecidas pela instituição: palestra, rodas de conversa, literatura, música, teatro, oficinas, vivências, entre tantas outras. Abordaremos temas como Cultura Oceânica e como o oceano impacta nossas vidas assim como nossas ações impactam o oceano.

Para mais informações, você pode consultar essas e outras atividades aqui:


Programação Sesc Bertioga | Março 2024
Programação Sesc Bertioga | Março 2024

Editorial – Março 2024

O Maré Delas está de volta! Em 2024 o projeto, que apresenta uma programação diversa e transversal com foco no protagonismo feminino e temas relacionados às condições das mulheres na sociedade, retorna após três edições anteriores. Por meio de diferentes vivências, a programação busca contemplar a diversidade e as múltiplas formas de

ser mulher na atualidade, com olhares para os desa os dos encontros e cruzamentos entre gênero, raça e classe.

Nesta edição, são propostas re exões sobre o poder das narrativas pessoais e coletivas, suas disputas e (re)tomadas, além das relações entre tempo, memória e ancestralidade na constituição das mulheres enquanto sujeitas de direitos e dignidade, potentes sonhadoras e construtoras de um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas.

Para tanto, buscaram-se saberes e inspirações nas visões de mundo de matriz africana e indígena que, tanto como nos são caras e constitutivas, são também muitas vezes apagadas da História. Os anseios e perguntas que moveram a criação desta programação passaram pelo desejo de compreender

Para mais informações, você pode consultar essas e outras atividades aqui:

Editorial – Fevereiro 2024

Fevereiro chegou com uma grande novidade: estão abertas as inscrições para os cursos processuais das oficinas de criação. São dez cursos que começam a partir de março e terão duração de até três meses. Com objetivo de desenvolver a expressão artística, por meio da aprendizagem prática, a programação de cursos processuais se destaca como uma abordagem enriquecedora para aqueles que buscam mergulhar no mundo da criação artística, com foco especial em disciplinas como cerâmica, marcenaria, têxteis, artes gráficas e pintura. O clima de Carnaval também está presente e no #domingou os destaques vão para os shows Baleia Canta Bahia e Velha Guarda do Samba Paulistano, com um convite para toda a família dançar e brincar o Carnaval durante todo o mês.

As atividades do Programa Trabalho Social com idosos também voltaram com tudo! O programa tem como objetivo estimular a reflexão sobre o envelhecimento e a longevidade, a construção de conhecimentos, a desconstrução de estereótipos e preconceitos, os cuidados com a saúde e a sociabilização. Um destaque será a palestra Imagens que Contam Histórias, Histórias que Falam Sobre Imagens, com Cadu de Castro. No encontro, o historiador irá propor reflexões sobre como fotografia e literatura podem caminhar juntas, e como as imagens podem nos contar histórias.

Para mais informações, você pode consultar essas e outras atividades aqui:

Programação Sesc Bertioga | Fevereiro 2024

Guia de Programação - Sesc Bertioga

Consulte aqui os Guias de Programação dos meses anteriores:


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.