No fim das contas

26/08/2022

Compartilhe:

Olhar o mundo pela perspectiva dos números é uma experiência mais reveladora do que se pode imaginar. As múltiplas escolhas que fazemos ao longo da vida e como isso afeta o dia a dia das pessoas, desde escolhas simples até as mais complexas, tudo isso é colocado em prática no projeto No Fim das Contas, idealizado pelo Sesc Belenzinho, com atividades disponíveis no ambiente virtual, através de cursos, vídeos e podcasts. 

O desenvolvimento tecnológico aumentou exponencialmente a quantidade de dados possíveis de serem quantificados. Com tanta informação, é imensa a dificuldade de compreender todos os números. As informações pulsam na palma de nossa mão, mas como acessá-las de maneira prática e útil para nossa vida e bem-estar?  

O projeto mergulha nesse vasto oceano de dados para investigar as maneiras que a análise apurada dessas informações pode nos ajudar a descrever o mundo com mais exatidão. A estatística e a matemática estão presentes no nosso cotidiano, mais até do que percebemos, e nos orientam como tomar melhores decisões – se conseguirmos usar essas ferramentas para o nosso proveito. 

Por meio de vídeos, podcasts e um curso em EAD a ideia é aproximar o público em geral desse universo das probabilidades matemáticas, mesmo para os que acham as equações uma linguagem de outro mundo. 

Confira a programação:

AÇÕES ONLINE
(Disponíveis na plataforma Sesc Digital)

🎲 Vídeos 

Como entender probabilidades e sua aplicação no cotidiano com Olá, Ciência 

O que é probabilidade e como podemos usá-la a nosso favor? Seja na previsão do tempo ou num jogo de loteria, a verdade é que a nossa vida é governada por incertezas que o nosso cérebro tem muita dificuldade de entender. Perceber que as nossas decisões do dia a dia não são tão simples quanto “certo” ou “errado” pode ser o diferencial para você sobreviver a uma pandemia ou até mesmo aumentar suas chances de ganhar um jogo num programa de televisão. 

Equipe técnica: Apresentação: Lucas Zanandrez |Roteiro: Guilherme Ximenes e Lucas Zanandrez | Edição de vídeo: Thayllon Orzechowsky 

Disponível na plataforma Sesc Digital. 


Dados, números, estatísticas: uma tentativa de organizar o caos do mundo 

O psicanalista Christian Dunker discorre sobre sete situações centrais em nossa relação com o mundo e com os números que permeiam nosso cotidiano. Segundo ele, os dados devem ser usados a favor das escolhas, mas essas, por sua vez, devem ser processos pessoais e emancipados.  

Equipe técnica: Buli | Gerson Freitas (jack) | Júlia Bulhões 

Disponível na plataforma Sesc Digital. 


🎲 Podcast

Ouve esse Dado (5 episódios)  

Existe outro jeito de enxergar o mundo: por meio dos dados. Nesta série de 5 episódios, Julia Jaccoud, a matemaníaca, usa os números para falar de artes, música, filmes, esportes, políticas públicas e racismo estrutural. 

Ep.1 – Um quadro bem desigual 
Como os dados do imenso desequilíbrio de origem, raça e gênero contam uma outra história da arte.  

Ep.2 – Recomendado para você pelo algoritmo 

Como os dados e os algoritmos estão mudando a maneira de consumir cultura, principalmente música, filmes e séries. 

Ep.3 – Como algoritmos podem ser racistas 

Como os algoritmos podem reforçar preconceitos e o racismo estrutural. 

Ep.4 – Dados para solução de problemas 

Nem tudo é distopia: dados podem ajudar na tomada de decisões com impacto em larga escala – de cidades a empresas. 

Ep.5 – Números que viram jogo 

Como os dados estão revolucionando diversas modalidades esportivas, desde o beisebol e o basquete, até o futebol. 

Equipe Técnica Podcasts: Produção: Trovão Mídia | Locução: Julia Jaccoud | Reportagem e roteiro: Camilo Rocha | Edição de som, mixagem e finalização: Marianna Romano | Trilha Sonora: Estúdio Ó 

Episódios disponíveis na plataforma Sesc Digital e nos streamings Spotify, Amazon Music, Deezer, Apple Podcast, Google Podcast, Pocket Cast, Radio Public. 


🎲 Curso EAD 

Pensando Bem

Em um mundo cercado de informações, vamos usar a Psicologia para entendermos melhor as informações que nos cercam, aprendendo a usar o raciocínio lógico e a interpretação correta dos fatos. Aulas ministradas pelo professor Leo Martins.  

Aula 1 – Lógica aplicada ao dia a dia: introdução 

Aula 2 – Aparências e vieses de raciocínio: como explicamos o mundo – parte 1 

Aula 3 – Aparências e vieses de raciocínio: como explicamos o mundo – parte 2 

Aula 4 – Lógica aplicada ao dia a dia: lógica da comunicação 

Aula 5 – Lógica e pensamento crítico aplicados a Fake News, negacionismo e teorias da conspiração: parte 1 

Aula 6 – Lógica e pensamento crítico aplicados a Fake News, negacionismo e teorias da conspiração: parte 2 

Aula 7 – Matemágica: razão e encantamento 

Aula 8 – Recapitulação e encerramento 

O curso será composto pelas 8 videoaulas, com apostila e materiais complementares. 

Disponível na plataforma Sesc Digital

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.