Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

 

Ao alcance de todos

SESC PARTICIPA DA CAMPUS PARTY 2019, EVENTO DE TECNOLOGIA QUE OCORRE NA CAPITAL PAULISTA E PROPÕE UMA IMERSÃO NO AMBIENTE DIGITAL, COM MUITA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

O Sesc São Paulo estará presente na Campus Party 2019, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, entre os dias 12 e 17 de fevereiro, na cidade de São Paulo. Realizado desde 2008, este grande evento de tecnologia é um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital que reúne, anualmente, empreendedores, gamers, cientistas e curiosos. E, nesta edição, o Sesc estará na Open Campus, uma área gratuita no local, onde serão realizados debates e vivências em Tecnologias e Artes.
Sendo assim, artistas e educadores farão demonstrações e experimentações organizadas em seis estações. Cada uma delas representa macroáreas de ação do programa de Tecnologias e Artes da instituição: Eletrônica Criativa, Impressão 3D, Corte a Laser, Games, Realidade Virtual e Técnicas Têxteis. Ainda na ocasião, a entidade será responsável por uma parte da programação voltada ao bem-estar dos acampados. Serão realizadas práticas corporais, coletivas, de ginástica e de alongamento no Espaço Wellness.
“A troca de saberes e o fazer juntos, de forma criativa, são princípios que norteiam o programa de Tecnologias e Artes desenvolvido nas unidades em São Paulo. Na Campus Party, um espaço que celebra a inovação e as tecnologias de forma colaborativa, oferecemos a um amplo público estas reflexões, conjugadas à possibilidade de experimentar atividades na prática”, explica Juliana Braga, gerente de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo.
Ao longo do evento, palestras, debates e oficinas tornam-se ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. Um cenário que propõe aos frequentadores a possibilidade de interagir, compartilhar e produzir conhecimento.

“A troca de saberes e o fazer juntos, de forma criativa, são princípios que norteiam o programa de tecnologias e artes desenvolvido
nas unidades do Sesc São Paulo”.
Juliana Braga, gerente de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo

ADRENALINA EM ALTA
Surfe, escalada, skate e BMX – conhecido como bicicross – vão estrear nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. E, para aproximar ainda mais o público dessas quatro modalidades esportivas movidas por técnica e adrenalina, o Sesc Belenzinho recebe a exposição No Limite da Ação. Em cartaz até 5/3, a mostra reúne trabalhos de fotógrafos que têm documentado e ajudado a consolidar esses esportes no Brasil. Desafiando a gravidade, a força da natureza, entre outros obstáculos, as imagens convidam o público a conhecer o dia a dia de atletas que estão à frente e, também, atrás das câmeras.


“(...) a montagem teria todas as características para ser mais uma peça em que uma atriz experiente demonstra suas ferramentas ao público. Mas Ester preferiu não fazer isso pela via óbvia.”
Leandro Nunes, no jornal O Estado de S. Paulo, sobre o monólogo
Ossada , com Ester Laccava, em cartaz no Sesc Pompeia até 3/2.

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA
Obrigatória no currículo das escolas brasileiras, como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular, a Alfabetização Midiática é tema e nome de um ciclo de palestras realizado entre os dias 13/2 e 6/3 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Ministrada pela jornalista Januária Cristina Alves, especialista em Infoeducação e em Educomunicação pela Universidade de São Paulo (USP), a atividade abordará questões como: o que é Alfabetização Midiática e Informacional e por que levá-la para a sala de aula; ler notícias ajuda a compreender o mundo em que vivemos; entre outras. As inscrições podem ser feitas na página: centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br.


A FIM DE PROVOCAR
Paralelamente à exposição Rigor e Caos – Antônio Abujamra na unidade do Ipiranga, a série Encontros Provocadores toma emprestado um dos consagrados papéis de Abu na televisão. O objetivo é promover bate-papos cujo foco está em ações nas redes sociais, mídias tradicionais e na vida pública, a fim de entender os processos de criação e de difusão de conteúdos e seus desdobramentos e impactos na sociedade. No dia 9/2, a atividade recebe Lola Aronovich – cujo nome batiza a lei 13.642 (Lei Lola), sancionada em abril de 2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet – e as representantes do grupo Rap Pluz Size Issa Paz e Sara Donato.


A CIDADE COMO ESCOLA
Nos dias 21 e 22/2, a unidade 24 de Maio realiza o Seminário Internacional Sesc Escola da Cidade – Ainda o Direito à Cidade?, que visa refletir sobre o direito à cidade a partir de ocupações contemporâneas. A atividade fomenta uma discussão multidisciplinar sobre o tema e ainda busca incluir diferentes atores e agentes urbanos nesse debate. São protagonistas por trás de estratégias e projetos inclusivos e integradores na metrópole. O seminário ainda será realizado em outras duas unidades em São Paulo. Mais informações no portal sescsp.org.br.


CADA EU QUE DIGO É OUTRO
Resultado de ensaios e de vivências nas ruas de Belo Horizonte e da capital paulista, além da troca de ideias com transeuntes nesses centros urbanos, o espetáculo Outros, do Grupo Galpão, estreia em fevereiro no Sesc Bom Retiro. No palco, a longeva companhia teatral mineira conduz um enredo amarrado pela necessidade de romper com pensamentos e estruturas arraigadas. Para isso, dez atores levantam inquietações sociais como: a incapacidade e a necessidade de escuta e de silêncio. Fruto de uma parceria do grupo com o diretor Márcio Abreu, a peça fica em cartaz até 24/2.


Cadeiras de praia e esteiras espalham-se pela varanda do Sesc Avenida Paulista para que os visitantes mergulhem
em diferentes enredos durante a atividade de contação de histórias Praia de Paulista, de 6 a 27/2, às quartas-feiras.

 

 

@revistae | @instagram