Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Parque Ecológico Imigrantes

Caminhar por passarelas entre as copas das árvores parecia um sonho distante ou limitado a uma passagem de ida e volta para algum destino bem longe. Mas o fato é que a 35 quilômetros de São Paulo, seguindo pela Rodovia dos Imigrantes, uma ilha verde tornou esse cenário possível. Iniciativa da Fundação Kunito Miyasaka, o Parque Ecológico Imigrantes foi aberto ao público em dezembro, após 11 anos dedicados a um projeto de construção sustentável. Foram levadas em consideração as premissas da educação ambiental, preservação das fontes de água e controle dos efluentes, uso de energia limpa, inclusão da comunidade local e ecoturismo. Tudo isso em uma área de 484 mil m² de Mata Atlântica preservada.

Ao todo, seis trilhas atendem diferentes níveis traçados para a visitação de todos. Dessa forma, o parque conta com rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, corrimãos e recursos eletrônicos de áudio, permitindo que cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais possam desfrutar do convívio com a natureza. Ao percorrer qualquer uma dessas trilhas, o visitante poderá contemplar flora e fauna, além de aprender com os monitores dados e curiosidades sobre o meio ambiente.

 

Lazer e educação ambiental

A Mata Atlântica é uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta e das mais ameaçadas também. Uma região decretada reserva da biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional do Brasil. Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhão de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje resta, aproximadamente, 29% de sua cobertura original, segundo informações divulgadas no site do Ministério do Meio Ambiente.

Mesmo assim, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Para compreender toda essa diversidade e riqueza, os visitantes terão acesso à educação ambiental, uma vez que o parque fechou convênios com órgãos públicos estaduais e municipais, além de universidades.

Um dos focos deste novo espaço de lazer e conhecimento ßé contribuir com o conteúdo programático das escolas em temas que podem ser exemplificados por visitas monitoradas. No setor acadêmico, especificamente de ciência e pesquisa, o objetivo é estimular estudos em ecologia, biologia, botânica, zoologia e outros campos das ciências naturais. Um convite para mergulhar todos os sentidos em um pedaço preservado de Mata Atlântica.

 


Serviço


Parque Ecológico Imigrantes

Visitação mediante agendamento no site
www.parqueecologicoimigrantes.org.br
Local: km 34,5 da Rodovia dos Imigrantes, São Bernardo do Campo, SP.
Entrada gratuita