Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mesa Brasil no Campo Limpo: 2 anos de muito trabalho

Caminhão do Mesa Brasil na região do Campo Limpo. Foto: Ronaldo Domingues
Caminhão do Mesa Brasil na região do Campo Limpo. Foto: Ronaldo Domingues

Faz apenas dois anos, mas desde que o Mesa Brasil chegou no Sesc Campo Limpo, muitas coisas mudaram.  Somando-se ao Sesc Interlagos, a presença do programa no Campo Limpo surgiu com o intuito de fortalecer  a luta pelo combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos na zona sul de São Paulo, uma área extensa, com mais de 600 quilômetros quadrados, caracterizada pela presença de intensos contrastes econômicos e sociais.

Os trabalhos iniciaram em 19 de fevereiro de 2018. Todos os dias, os dois veículos da equipe seguem uma rigorosa rotina de colheita urbana: pela manhã, percorrem as empresas doadoras e fazem a seleção, coleta e arrecadação de alimentos; à tarde, entregam as doações nas instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos e centros de acolhida, contemplando os distritos de Campo Limpo, Vila Andrade, Jardim São Luis, Jardim Ângela, Capão Redondo, Vila Sônia e Morumbi, além do município de Taboão da Serra, próximo do Sesc Campo Limpo. 

 

 

Nesses dois anos, o Mesa Brasil do Sesc Campo Limpo arrecadou 436.774,746kg de alimentos que estavam próprios para o consumo mas seriam descartados por perder o valor comercial. Graças à colaboração de 13 empresas doadoras ativas e 7 eventuais, comprometidas com essa rede de combate ao desperdício, esses alimentos foram doados para 41 Instituições sociais da região, atendendo e complementando as refeições de 6.385 pessoas. 

 

 

"O Mesa Brasil pra nós é muito importante. Ele dá oportunidade para nossas crianças refinarem o paladar com os alimentos ricos em vitaminas, as quais nem sempre tem fácil acesso, né?"

Márcia Gomes da Silva - CCA São José Nakamura - Sociedade Santos Mártires

Além da doação de alimentos variados, assim como em todas as regiões onde atua, o programa traz ações educativas de caráter permanente, conscientizando para a redução do desperdício por meio de boas práticas na cozinha, do aproveitamento integral dos alimentos e do incentivo à criatividade.

 

"O Mesa Brasil não alimenta só a barriga. Ele alimenta os saberes, os sonhos, as histórias"

Daniela Ismael - CCA São José Nakamura - Sociedade Santos Mártires

---

O Mesa Brasil está presente em todo o Brasil. Com mais de 25 anos em São Paulo, a iniciativa atende 90 municípios paulistas e está presente em 19 unidades do Sesc em São Paulo, arrecadando alimentos que perderam o valor comercial mas que ainda estão próprios para o consumo e enviando para instituições sociais cadastradas, complementando a refeição de muitas pessoas.

Fotos relacionadas