Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Assista a filmes com exibição gratuita em streaming na série Cinema #EmCasaComSesc

Novas estreias na programação são as ficções “Conto da Primavera”  e “Timbuktu, além do documentário brasileiro "O Fio da Memória", de Eduardo Coutinho; está em cartaz também no Sesc Digital a mostra "Futuros Presentes: Cinemas Europeus"

 

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há oito meses e com mais de 1,3 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Entre as estreias, o Conto de Primavera, de Éric Rohmer, marca um ciclo de longas em homenagem aos 60 anos do movimento Nouvelle Vague e 100 anos de nascimento do diretor. Também passam a fazer parte da plataforma nesta semana as produções Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, e O Fio da Memória, de Eduardo Coutinho. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente em sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Pioneiro da Nouvelle Vague, Éric Rohmer apresenta em seu cinema uma forte base na filosofia que, geralmente, permeia narrativas sobre relacionamentos amorosos e suas profundidades. A partir disso, Rohmer criou Os Contos das Quatro Estações - com quatro longas que vão da Primavera ao Inverno. Em Conto de Primavera, o autor traz a história de uma professora de filosofia que procura um lugar para ficar enquanto seu noivo está de férias. Ela aceita o convite de uma estudante de música que conhece em uma festa, e que tem planos de aproximá-la de seu pai.

Coprodução entre França e Mauritânia, Timbuktu foi lançado em 2014 e foi selecionado para a Palma de Ouro, na competição principal do Festival de Cannes do mesmo ano. Lá, ganhou o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio Chalais François. O drama, que revela as mudanças impostas por fundamentalistas islâmicos na cidade homônima ao filme, no Mali, também foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2015, e foi indicado ao BAFTA de melhor filme em língua não inglesa.

Produzido no fim da década de 80 e início de 90, o documentário O Fio da Memória, de Eduardo Coutinho, celebra o Centenário da Abolição da Escravatura com uma narrativa dividida em duas partes, que abordam a respeito da cultura e identidade dos negros no imaginário brasileiro e na escravidão. O filme tem como protagonista Gabriel Joaquim dos Santos, filho de ex-escravos. Também conta com narração de Milton Gonçalves e Ferreira Gullar.

Ainda no streaming, na quarta-feira, 24, estreia a Mostra Futuros Presentes: Cinemas Europeus, parceira do Sesc São Paulo com a Eunic (European Union National Institutes for Culture), rede de institutos culturais europeus no mundo, que visa fortalecer a colaboração entre instituições europeias e intensificar a cooperação e o diálogo com as realidades culturais locais nos países nos quais atua. Os filmes serão exibidos em sescsp.org.br/futurospresentes. A mostra acontece até o dia 1º de abril e conta com estreias semanais. A última estreia é em 17 de março, mas tem filmes que ficam disponíveis por 30 dias.



PROGRAMAÇÃO

 


E não para por aí, além de filmes clássicos e contemporâenos disponíveis na série Cinema #EmCasaComSesc, o CineSesc ainda oferece uma programação infantil semanal na série CineClubinho e está em cartaz a mostra Futuros Presentes: Cinemas Europeus.

Boa sessão!



PARA ASSISTIR:

CinemaEmCasa
sescsp.org.br/cinemaemcasa

CineCubinho
sescsp.org.br/cineclubinho

Futuros Presentes: Cinemas Europeus

sescsp.org.br/futurospresentes