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Perfil dos idosos participantes do projeto “Era uma vez… Atividades intergeraconais” – características sociodemográficas, intergeracionalidade e perspectivas

Artigo: Lena Lansttai Bevilaqua Menezes / Eli Fernanda Brandão Lopes / Valdete de Barros Martins

 

Resumo

O aumento da população idosa no Brasil acentuou os problemas de segregação social e exclusão social do idoso, causando conflitos geracionais, permeados pelo preconceito e estereótipos relacionados à velhice. A questão social que abrange o idoso exige novas políticas públicas para o atendimento das novas demandas advindas da longevidade, com o compartilhamento de responsabilidades entre a família, a sociedade, a comunidade e o Estado, sendo imprescindível o fomento aos programas intergeracionais que promovam a valorização do idoso e a convivência entre gerações, possibilitando o processo de coeducação, a construção compartilhada de saberes e o repasse cultural, combatendo os estigmas que envolvem a velhice. O presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil sociodemográfico dos idosos participantes do projeto “Era Uma Vez... Atividades Intergeracionais”, no ano de 2011, realizado na cidade de Campo Grande/MS, destacando os pontos positivos e negativos do referido projeto na perspectiva deste idoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a técnica de análise do discurso para a interpretação dos dados. Conclui-se que o projeto “Era Uma Vez... Atividades Intergeracionais”, desenvolvido pelo Sesc, constitui um importante instrumento como processo socioeducativo para construção de uma sociedade sem segregações etárias com vista à promoção da cultura de respeito entre diferentes gerações.

Palavras-chave: projeto intergeracional, envelhecimento, idoso, transição demográfica, saber compartilhado.

 

Abstract

The increase in the elderly population in Brazil has accentuated the problems of social segregation and social exclusion of the elderly, causing generational conflicts permeated by prejudice and stereotypes related to old age. The social issue that covers the elderly requires new public policies to meet the new demands arising from longevity, with the sharing of responsibilities between family, society, community and the state. It is essential to foster intergenerational programs that promote the appreciation of the elderly, and coexistence between generations, enabling the process of coeducation, the shared construction of knowledge, and cultural transfer, combating the stigmas that surrounds old age. The present work aims to identify the sociodemographic profile of the elderly participants of the “Once Upon a

Time ... Intergenerational Activities Project” in 2011, held in the city of Campo Grande / MS, highlighting the positive and negative points of the project in perspective. of thisold man. This is a qualitative, bibliographic and documentary research, conducted through semi-structured interviews, using the discourse analysis technique for data interpretation. It is concluded that the “Once Upon a Time ... Intergenerational Activities Project”, developed by Sesc, is an important socio-educational process for the construction of a society without age segregations with a view to promoting a culture of respect between different generations.

Keywords: intergenerational project, aging, elderly, demographic transition, knowing shared.

 

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