Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Geração de informação, trabalho e qualidade de vida: Estudo da velhice no mercado varejista de João Pessoa - PB

Foto: Eron Silva e Nilton Silva
Foto: Eron Silva e Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

JESIEL FERREIRA GOMES (1)

RESUMO: 

Pudemos observar, de acordo com a análise dos dados coletados, que o idoso atuante, ou seja, aquele que exerce alguma atividade, inclusive profissional como é o caso das idosas estudadas, se sente mais saudável. Suas condições psicológicas, sociais e econômicas são totalmente diversas daqueles que vivem à margem da sociedade, confinados em asilos, ou abandonados em suas próprias casas.

A contribuição desse contingente humano vai além do conhecimento e experiência apontadas por elas mesmas, pois eles são mais responsáveis, mais detalhistas, possuem enorme poder de concentração e de relacionamento, o que resulta serem profissionais altamente flexíveis e dispostos a “vestir a camisa” da empresa. Eles são mão-de-obra ideal para a aplicação em serviços de atuação direta com o publico e que exijam concentração e habilidade, prática e qualidade.

Palavras-chave: informação; inclusão; autoestima

(1) Bibliotecário da biblioteca central do Unipê/João Pessoa – PB, mestrando em ciência da informação do centro de ciências sociais aplicadas da Universidade Federal da Paraíba.