Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

No mundo das letras

Arquivo PB
Arquivo PB

Declaração de amor à vida

Nascida na França, Marianne Peretti radicou-se no Brasil em 1953. Participou da equipe de artistas que desenharam Brasília, notabilizando-se pelos magníficos vitrais imortalizados na silhueta da Catedral.

O livro Marianne Peretti – L’Audace de l’Invention / A Ousadia da Invenção, lançado pelas Edições Sesc São Paulo e Desenvolvimento Cultural, traz uma bela mostra do trabalho da artista, que, além dos vitrais, produziu painéis, esculturas e desenhos, com uma “sensibilidade que é capaz de unir, de maneira afirmativa, lírica e orgânica, a terra e o céu”.

A emoção de colorir o mundo

Inos Corradin é um artista plástico nascido na Itália e radicado no Brasil. O Ilusionista na Estrada / The Illusionist on the Road, de Jacob Klintowitz, lançado pelo Instituto Olga Kos em edição bilíngue, mostra os trabalhos do pintor, centrados em paisagens e figuras humanas. Há uma clara preferência por imagens de atores, músicos, malabaristas, além de trajes e cenas teatrais e instrumentos musicais. “É a figura humana travestida de sua função poética propiciadora de lirismo”, explica o autor.

Na obra de Inos Corradin é comum a figura do estandarte (palio), o que revela sua ligação com as origens. São jogos de cavaleiros, corridas em volta da praça, emblemas de regiões ou bairros, homenagens a Nossa Senhora... Em suma, um pintor poeta.