Outras Independências

06/09/2022

Compartilhe:

Intervenção “Atualizações Traumáticas 2019 – 2022”, no Sesc Bauru. Arte: Ge Viana | Foto: Tayná Inê Uraz

Só conseguimos imaginar o futuro se olharmos com atenção para os acontecimentos do passado. Embarcando nas comemorações ligadas ao bicentenário da independência de 1822, reunimos algumas programações e conteúdos que te convidam a refletir criticamente a respeito do conceito de Independência e sobre este momento da história do Brasil.

exposição
Itinerários da IndependênciaCaminhão Museu da UFMG

Itinerários da Independência

Durante o mês de setembro, o Sesc São Paulo recebe em três unidades o Caminhão Museu UFMG, com a exposição Itinerários da Independência. Desenvolvida pelo Projeto República | UFMG, entre as atividades da Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal, a exposição conta com diferentes recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.

Sesc Campo Limpo. De 7 a 11/9
Sesc Interlagos. De 15 a 18/9
Sesc Itaquera. De 22 a 25/9
SAIBA MAIS


intervenção / artes visuais
Atualizações Traumáticas 2019 – 2022

Entrada do Sesc Bauru. Arte: Ge Viana | Foto: Tayná Inê Uraz

Quais imagens queremos deixar nos arquivos futuros?

As litogravuras e aquarelas do Brasil colonial e imperial permitiram o registro da população negra e indígena através da missão francesa, documentando imagens de corpos domesticados e açoitados para servir à população branca. Ge Viana revisita esse banco de imagens para remixar/atualizar/roubar essas narrativas, num desejo de criar ficções de felicidade.

Sesc Bauru
Até 30/09. Terça a Sexta, das 13h às 22h | Sábado e Domingo, das 9h30 às 18h30
SAIBA MAIS


curso
200 anos de Independência do Brasil

(Ilustração: Independência Baiana/Divulgação)

Passados 200 anos do grito de independência às margens do Ipiranga muita coisa mudou, mas muito ainda permanece igual no Brasil. Neste curso, buscaremos entender como a formação econômico-social brasileira se relaciona com a democracia existente. E para imaginarmos outros futuros possíveis, discutiremos também o papel dos livros como meio educativo na formação nacional e os caminhos para a transformação da realidade brasileira. Com Antonio Carlos Mazzeo, Íris Kantor, Marisa Midori Deaecto e Luiz Bernardo Pericás.
O curso é uma realização do CPF Sesc com o apoio da Boitempo Editorial.

Atividade Online, pela Plataforma Zoom

De 5 a 26/9. Segunda, 15h

SAIBA MAIS


curso
Tal Brasil, Qual Romance?

No bicentenário da independência, autores, críticos, ensaístas e historiadores se reúnem neste ciclo –organizado por Schneider Carpeggiani e Joselia Aguiar –para pensar narrativas brasileiras a partir do encontro entre literatura e história.

Atividade Online, pela Plataforma Zoom
De 27/9 a 1/11. Terça, 19h
SAIBA MAIS


curso
O imaginário da Independência do Brasil em construção

O Ipiranga e seus monumentos
A imagem que temos da Independência do Brasil está fortemente ligada ao Ipiranga. Isso se deve à ação de autoridades, intelectuais e artistas que ali construíram monumentos e obras de arte elegendo a colina do Ipiranga como o lugar de nascimento da nação brasileira e o grito de dom Pedro como seu ato fundador. O Bicentenário da Independência é uma oportunidade para repensar esses significados.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
De 16 a 30/9. Sexta, 10h
SAIBA MAIS


passeio
Caminhando pelas Ruas do Ipiranga: Nomes de Ruas Ligados a História da Independência do Brasil

Caminhando pelas Ruas do Ipiranga Nomes de Ruas Ligados a História da Independência do Brasil - Divulgação
Foto: Divulgação

Em homenagem aos 200 anos da independência, o roteiro a pé contempla as ruas do Bairro do Ipiranga que tem nomes ligados a independência e história do Brasil. Na caminhada ao redor do Sesc vamos conhecer os acontecimentos que relatam os logradouros da Rua dos Patriotas, Rua da Constituinte, Rua Ituanos, Rua Leais Paulistanos e Rua do Fico. Serão apresentados os personagens que se destacaram no processo da nossa emancipação de Portugal. No final do passeio vamos visitar o Parque e o Monumento à Independência. Com a historiadora Maria Dolores.

Sesc Ipiranga
Dia 24/9. Sábado, 10h30
SAIBA MAIS


exposição
Desvairar 22

A exposição reúne mais de 270 itens de artes visuais, música, literatura e arquitetura, apresentados em quatro diferentes núcleos. A mostra parte da Semana de Arte Moderna de 22 para rememorar alguns dos acontecimentos que marcaram aquele ano, como o centenário da Declaração da Independência do Brasil, a Exposição Internacional do Centenário, a primeira transmissão de rádio no país e a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon.

Numa das seções (“Saudades do Egito”) estão fotos da expedição que D. Pedro II fez ao Egito na década de 1870. Apesar de ter visitado o país aos 45 anos, o imperador era um “egitomaníaco” desde infância. Da viagem, trouxe muitos artefatos históricos, que formaram um dia o maior acervo egípcio da América Latina, mas grande parte dele se perdeu com o incêndio em 2018 do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Sesc Pinheiros
Até 15/1/2023
SAIBA MAIS


livro
1822: Dimensões

Livro 1822: Dimensões

O livro “1822: Dimensões” foi lançado em 1972, ano que marcou os 150 anos da Independência. A coletânea de ensaios de especialistas em história do Brasil questionava ao mesmo tempo o passado idealizado e o presente autoritário.

Comemorando cinquenta anos de sua primeira publicação, o livro está sendo lançado em edição comemorativa pelas Edições Sesc e Editora Perspectiva. Com organização de Carlos Guilherme Mota, a coletânea procura revisitar criticamente as teorias do desenvolvimento e do subdesenvolvimento econômico e propõe um diálogo com as interpretações de Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes, Raymundo Faoro e José Honório Rodrigues.

Os textos oferecem ao leitor uma visão crítica e amplificada dos processos históricos que culminaram na declaração da Independência e seus desdobramentos.

Disponível na LOJA SESC


entrevista
REVER A HISTÓRIA | Lilia Schwarcz

Foto: Adriana Vichi

Lilia Schwarcz, antropóloga, historiadora e autora do livro “ O sequestro da Independência – Uma história da construção do mito do Sete de Setembro” (Companhia das Letras, 2022), escrito em parceria com os pesquisadores Carlos Lima Junior e Lúcia Klück Stumpf, Schwarcz propõe uma revisão da narrativa perpetuada nos últimos séculos. Nele, a pesquisadora nos convida a investigar o passado a fim de compreendermos nosso presente.

Valendo-se de documentos históricos, ela reflete sobre as raízes do autoritarismo, da desigualdade social e econômica, do racismo e de outras mazelas da sociedade brasileira. Nesta Entrevista, fala sobre a Independência em toda sua pluralidade e a importância de incluir outras narrativas e protagonistas na história oficial.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI


Museu do Ipiranga em Festa

Foto: Rafaela Queiroz

Com a reinauguração do Museu do Ipiranga, o Sesc Ipiranga retorna com o projeto “Museu do Ipiranga em Festa” a partir do dia 10 de setembro, oferecendo uma programação em diálogo com o museu, contando com ações, inclusive, dentro das dependências do Jardim Francês e do Parque da Independência. Somente no mês de setembro, serão 7 ações diferentes, entre intervenções artísticas, performances e espetáculos.

Sesc Ipiranga / Parque da Independência / Jardim Francês
SAIBA MAIS

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.