Palavras em Casa: Celebrando a Literatura de Jundiaí

03/10/2023

Compartilhe:

A literatura é uma expressão cultural que transcende fronteiras, idiomas e gerações. Ela existe em diversas formas, seja nas palavras escritas em um livro, declamadas em praça pública ou narradas oralmente. A literatura é uma força poderosa, uma janela para o mundo que desempenha um papel crucial na nossa sociedade, conectando-nos com outras culturas, expandindo nossa compreensão do mundo e enriquecendo nossa experiência humana. Mas, além de nos conectar com histórias globais, é igualmente importante conhecer a riqueza e a diversidade das vozes literárias locais. É nesse sentido que nasce a ação “Palavras em Casa”, uma iniciativa que se propõe destacar a produção literária de Jundiaí e região, em diversas atividades realizadas no Sesc Jundiaí. 

“Palavras em Casa” tem foco no encontro, com escritores locais, artistas da palavra e uma feira literária exclusivamente dedicada aos autores e autoras de Jundiaí. Uma oportunidade para os escritores da cidade contarem suas histórias e perspectivas únicas, além de um espaço para os leitores se conectarem diretamente com a criação literária que floresce em seu próprio quintal. 

Ao celebrar e valorizar as vozes literárias daqui, a ação busca inspirar novos aspirantes a escritores, promover a preservação da cultura local e construir uma comunidade leitora. Afinal, a literatura é muito mais do que palavras no papel: é a voz de um coletivo, um espelho que reflete as experiências e os sonhos de seus habitantes. Um catalisador para a promoção da leitura, da criatividade, do diálogo, criando espaços para discussões significativas, reflexões profundas e trocas enriquecedoras. 

A programação gratuita percorre o mês de outubro em diversas atividades. Acesse a área de programação aqui, ou veja abaixo tudo que vai rolar:

A Cidade Como Personagem

Com Ede Galileu (ilustrador e quadrinista), Hildon Vital (professor e escritor) e Thiago Machado (escritor). Mediação de Podre Flores (artista visual, quadrinista e designer editorial)

Um encontro entre autores cujas obras têm Jundiaí como papel fundamental na narrativa. Os autores irão apresentar seus trabalhos e contar um pouco de sua trajetória, além de abordar os motivos pelos quais colocam a cidade de Jundiaí como um importante personagem em seus textos. Para abrir a conversa será exibido o curta independente “A incrível aventura metafísica de Fernando”, dirigido por Podre Flores, que será o ponto de partida para falar sobre a cidade como personagem. 

Curta-metragem: “A incrível aventura metafísica de Fernando”, duração 15 minutos. 

4/10 • Quarta • 19h30
Teatro
Grátis. Retirada de ingressos 1h hora antes, na Loja Sesc

Jundiaí de Contos e Poesias

Com as escritoras Mara Lígia, Tuka Vilhena e Sabrina Gottschlisch. Mediação de Anna Grego (professora e escritora)

Roda de conversa com autoras regionais e suas respectivas obras. As escritoras irão apresentar a trajetória literária e seus trabalhos, ressaltando a diversidade de estilos literários e experiências no processo de escrita. 

5/10 • Quinta • 19h30
Teatro
Grátis. Retirada de ingressos 1h hora antes, na Loja Sesc

Delegacia da Mulher, Crônicas do Cotidiano Policial

De Rosita Veras

Uma apresentação da Leitura Dramática e Encenada de casos que compõem o livro “Delegacia da Mulher”, da autora jundiaiense Rosita Veras. Após a apresentação, convidaremos a autora para um bate-papo, onde ela dividirá seu processo de escrita e sua vivência na Delegacia da Mulher. Mediação da autora Paty Lemes. A direção é de Zé Renato Forner, com atuação de Aline Samsa, João Veras De Carvalho, Letícia Rosa, Marcela Harano, José Renato Forner e o músico convidado Claudinei Duran.

6/10 • Sexta • 20h
Teatro
Grátis. Retirada de ingressos 1h hora antes, na Loja Sesc

Vozes Daqui

Com Cláudio de Albuquerque e Celso Junior

Em uma itinerância artística, o poeta e o músico, resolvem criar um movimento onde a ideia é potencializar e dar voz as poesias, poemas e literatura das “Vozes daqui” ao público presente. Entoados pela poesia e guiados pelas melodias, os artistas enaltecem as sabenças e a raiz da literatura brasileira.  A troca viva e pulsante de saberes ocorrerá a partir deste encontro. 

7 e 8/10 • Sábado e Domingo • 15h30
Terraço
Grátis

Feira Literária

Com autores e autoras de Jundiaí e região: Alípio Rangel, Anna Grego, Cleía Silva, Davi Simão Junior, Ede Galileu, Fabi Zambelli, Fernanda Tarpinian, Gabizine, Izabel Rodrigues, José Felício, Josyanne Rita de Aruda Franco, Julio Cesar Mauro, Liege Esteves, Lis Michele, Mara Biancardi, Maria de Fátima Coelho, Marcos Zamana, Neusa Aparecida Silvestre Costacurta, Paty Lemes, Podre Flores, Raquel Medeia, Renata Iacovino, Ricardo da Cunha Mello, Roberto Felipozzi, Rosana Congílio, Rosane Girotto Meirelles, Sabrina Gottschlisch, Thiago Machado, Tuka Vilhena e Vitor Freddo. 

Espaço expositivo e de troca de ideias com autoras e autores do coletivo Canto das Letras e outros escritores e escritoras da cidade. Serão várias mesas para divulgar os livros e facilitar a interação público e autores.

7 e 8/10 • Sábado e Domingo • 14h30 às 17h30
Terraço
Grátis

A Bella Cinza

com Raquel Medeia

A autora e atriz Raquel Medeia narra a história de seu primeiro livro “A Bella Cinza”. Uma menina que gosta tanto do seu celular que perde o gosto pelas coisas simples da vida e acaba ficando cinza. Acompanhada da ilustradora Ju Parize, que fará desenhos e pinturas ao vivo. Os músicos Felipe Silva, Helty Gomes e Melina Nucci dão o tom para prepararmos os sentidos.

8/10 • Domingo • 11h
Biblioteca
Grátis

Palavras Ao Vento

Com Quiosco Cultural

Ateliê aberto em que os participantes poderão imprimir as suas próprias gravuras através da técnica da Serigrafia. Após a impressão serão convidados a criar intervenções com a utilização de pinceis e tintas. As temáticas serão inspiradas em trechos das obras literárias dos autores que participarão da Feira Literária-Palavras em Casa e impressos em marcador de livro, gravuras e em peças de roupas que os participantes trouxerem.

7 e 8/10 • Sábado e Domingo • 14H30 às 17h30
Terraço
Grátis

Jundiaí Por Escrito

Com Douglas Tufano, professor e escritor e José Felício, historiador, professor, pesquisador e poeta

Vamos conversar sobre literatura e a importância de fortalecer o movimento literário local? Douglas Tufano trará uma reflexão sobre o papel da literatura na vida das pessoas, enquanto um dos direitos humanos mais importantes. A partir disso, o jovem escritor José Felício trará um apanhado sobre os grupos e entidades que atuam na produção e divulgação da literatura local, questionando quais as articulações existentes e outras questões culturais sobre a nossa cidade. 

14/10 • Sábado • 14H30
Biblioteca
Grátis

Homem-Chiclete

Com Cia Contando com o Encanto

Uma contação de história com um super-herói nacional, ou melhor, um herói de Jundiaí que salta dos quadrinhos em uma divertida narrativa. Baseado nas histórias do quadrinista Ede Galileu, vamos apresentar a origem do personagem e mais algumas aventuras vividas por ele. Lembrando que o maior poder do Homem-Chiclete é o de nunca desistir e sempre superar os problemas com muito bom humor. 

15/10 • Domingo • 11H
Biblioteca
Grátis

Vinícius de Moraes, Porque A Vida Só Se Dá Pra Quem Se Deu

com Renata Iacovino e Josyanne Rita

A partir da obra de Vinícius de Moraes que completaria 110 anos neste mês, música e poesia se abraçam nas vozes de Renata Iacovino e Josyanne Rita, para levar ao público um diálogo atemporal entre as duas linguagens e homenagear o poetinha, músico e compositor brasileiro.

15/10 • Domingo • 17H30
Terraço
Grátis

Diversão Colorida

Com Cia Contando com o Encanto

A partir da história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha, as narradoras convidam o público a navegar por brincadeiras cantantes, aguçar a escuta e o prazer de se ouvir uma boa história. 

29/10 • Domingo • 11h
Biblioteca
Grátis

Seu Trecho de Hoje

Com coletivo Canto das Letras

Já leu seu trecho de hoje? A intervenção em cartaz lambe-lambe apresenta trechos de livros de autores e autoras da nossa cidade. Estão espalhados por toda unidade. Já encontrou o seu preferido?  

3 a 29/10 • Terça a sexta • 9H às 22h • Sábado e domingo • 10h às 19h
Vários espaços do Sesc
Grátis

Abaixo você acessa a versão digital do livreto do especial “Palavras em Casa”

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.