Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha no Sesc 24 de Maio

12/07/2023

Compartilhe:

Ao longo do mês de julho, o Sesc 24 de maio realiza programação especial por conta do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. O projeto Amefricanidade & Literatura traz contação de histórias, oficinas, sarau e bate-papos. Veja a programação abaixo!

Conceição Evaristo

Foto: Divulgação

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, o Mulheres no Acervo fala sobre a escritora brasileira Conceição Evaristo. A proposta consiste em convidar escritoras e pesquisadoras contemporâneas para comentarem sobre a vida e a obra de escritoras presentes no acervo literário da unidade do Sesc 24 de maio. Esse mês, Calila das Mercês fala sobre Conceição Evaristo. O encontro começa às 19h na Biblioteca.

Sarau das Pretas

Foto: Pan Alves

Na sexta-feira, 14 de julho, a partir das 18h30, acontece o sarau “Aya – Palavras que resistem e florescem”, na Área de Convivência (3º andar). A atividade comemora os sete anos de existência do Sarau das Pretas, intervenção artística-literária que atua com literatura, musicalidade e corpo. A participação é livre e gratuita.

Contação de Histórias

Foto: Marco Santner

Na programação infantil, aos sábados, das 15h às 16h, o Núcleo Esporos traz a contação e histórias “Do Saara às Savanas: as histórias que a África conta e o Brasil reconta”. A atividade traz um repertório com diversos mitos e lendas presentes na cultura africana e afro-brasileira. A programação é gratuita e acontece na Sala de Leitura da Biblioteca, no quarto andar.

Escrita RPG e Narrativas Afrofuturistas

Foto: Divulgacão

Até o dia 8 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, o público poderá participar da Oficina de Escrita de RPG – Narrativas Afrofuturistas, com a escritora, podcaster e economista Kelly Cristina. Os encontros abordam o conceito de afrofuturismo e suas principais vertentes e expoentes, faz uma Introdução ao RPG e as narrativas compartilhadas. Além da criação de mundos em uma perspectiva afrofuturista a partir dos imaginários africanos e afro-americanos, além da criação de narrativas e personagens.

Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site da Central de Relacionamento Digital.

Ponto em Verso: diálogos entre escritoras negras brasileiras e caribenhas

Foto: Instagram @pontoemverso

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, das 15h às 18h, na Biblioteca, o projeto Ponto em Verso: diálogos entre escritoras negras brasileiras e caribenhas traz Blenda Souto Maior. A iniciativa faz uma mediação de literatura negra e feminina por meio do bordado à mão como ferramenta de aproximação e diálogo entre as linguagens. A atividade consiste em uma oficina de bordado com leituras e discussão de textos em conjunto.

Programação Amefricanidade & Literatura

Mulheres no Acervo – Conceição Evaristo
Com Calila das Mercês
25/7, terça, das 19h às 20h30
Biblioteca

Aya – Palavras que Resistem e Florescem
Com Sarau das Pretas
14/7, sexta, das 18h30 às 19h30
Área de Convivência

Do Saara as Savanas: as histórias que a África conta e o Brasil reconta
Com Núcleo Esporos
Sábados de julho, das 15h às 16h
Sala de Leitura Infantil

Oficina de Escrita de RPG – Narrativas Afrofuturistas
Com Kelly Cristina
De 12/7 a 2/8, quartas, das 19h às 21h
Biblioteca

Ponto em Verso: diálogos entre escritoras negras brasileiras e caribenhas
Com Blenda Souto Maior
De 29/7 a 2/9, sábados, das 15h às 18h
Biblioteca

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.