Pra aprender, se joga

18/12/2023

Compartilhe:

Nada como o Sesc Verão para entrar com tudo em um ano de jogos olímpicos e paralímpicos, não é?  
 
Mas, em 2024, o projeto vai além das modalidades esportivas.  
 
Partindo dos processos e princípios da pedagogia do esporte, metodologia presente no Programa Sesc de Esportes, a proposta é vivenciar as práticas esportivas não apenas de forma física, mas também educacional e social.  
 
Da mesma forma que acontece diariamente nas atividades propostas em todos as Unidades do Sesc São Paulo, a ideia é utilizar os esportes como um catalisador do aprendizado das modalidades, mas também de valores imprescindíveis, como a integridade, o respeito à diversidade, a inclusão e o acolhimento, por exemplo. 

Por isso, ao longo do Sesc Verão, as atividades serão classificadas em “famílias” de jogos que guardam, entre si, desafios e ensinamentos parecidos: 

Jogos de Invasão

Nas modalidades deste conjunto, os competidores buscam conduzir um objeto, como uma bola, a um local dentro da quadra adversária. Podemos destacar entre elas, esportes como o basquete, o handebol, o futebol e o polo aquático.

Na imagem, uma mulher usando uma toca com o número 2 e um maiô azul e amarelo prepara-se para arremessar uma bola de polo aquático em direção ao gol. À sua frente, um homem usando uma toca vermelha e amarela ergue os braços, na tentativa de depender a meta. Ambos estão dentro da piscina com água na altura do peito
Polo aquático (foto: Beto Assem)

Jogos de Rebater

Neste grupo entram as atividades em que os praticantes têm como objetivo bater e rebater algum objeto (uma bola ou peteca, por exemplo), utilizando as mãos ou objetos como raquetes e tacos. O vôlei, o beach tennis e o badminton são representantes desta família de jogos. 

Detalhes de uma raquete e uma peteca utilizadas para a prática de badminton
Badminton (foto: Estevão Salomão)

Jogos de Luta

Modalidades esportivas que envolvem técnicas e estratégias de luta entre dois atletas, mas que podem ser praticados como uma forma de defesa pessoal. Entre elas estão o boxe, o judô e a esgrima, por exemplo.

Em um ginásio, duas pessoas paramentadas e com máscaras de proteção realizam uma disputa de esgrima. Ao fundo, um logo do Sesc
Esgrima (foto: Giuliano Martins)

Jogos de Marca

Nos jogos de marca, ganha o atleta que superar a marca dos demais. Nas corridas, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo possível, nos arremessos, quem atinge a maior distância.

Mulher em uma pista de corrida salta sobre uma barreira.
Atletismo (foto: Zé Barreta)

Jogos de Expressão

Sincronia, técnica, precisão, complexidade do movimento. Nos jogos de expressão, todos estes critérios representam pontos valiosos e são observados de perto por uma comissão de juízes, que conferem as notas. Entre as modalidades que passam por esta avaliação rigorosa estão a ginástica, o skate, o nado sincronizado e, estreando nos jogos de Paris, o breaking.

Pessoa com deficiência realiza manobra de skate
Paraskate (foto: Ricardo Ferreira)

Se joga e venha conhecer, explorar e aprender com novas modalidades, em atividades gratuitas, em todas as Unidades do Sesc São Paulo. 
 
Acompanhe a programação em sescsp.org.br/sescverao 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.