Serviços | Sesc Araraquara

09/03/2023

Compartilhe:

A ação do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Brasil é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços na década de 1940, a marca da inovação e da transformação social.

O Sesc Araraquara, inaugurado em 2000, é uma das 42 unidades operacionais do Sesc São Paulo, dedicadas à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infanto-juvenil, à terceira idade e ao turismo social. Localizada a 270km da capital, na região central do estado de São Paulo, Araraquara é também conhecida como “Morada do Sol”.

Localização: R. Castro Alves, 1315, Quitandinha, Araraquara-SP. 14.800-140. Telefone: (16) 3301-7500.
Dias e horários de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Informações técnicas

Inauguração: 29/07/2000.
Arquiteto responsável: Abrahão Sanovicz.
Área do terreno: 22.902 m²
Área construída total: 21.225 m²
Características: Edifício composto por subsolo, térreo inferior e superior.

Central de Relacionamento

Na Central de Relacionamento, você pode realizar presencialmente a emissão e renovação de credenciais; inscrições em cursos, oficinas e atividades; compra de ingressos para shows e espetáculos do Sesc; compra ou inscrição para excursões e passeios; além de obter informações sobre os programas e serviços da unidade. 

O atendimento na Central de Relacionamento pode ser agendado pelo site Central de Relacionamento Digital ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP. Faça o download do aplicativo para Android ou IOS.

Formas de pagamento: Dinheiro, Cartões de Débito e Crédito. Não aceitamos pix.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.


Credencial Plena

Acesso a programas e serviços exclusivos, atendimento prioritário, descontos e muitos outros benefícios estão à disposição de todas as pessoas que têm vínculo empregatício com empresas privadas dos ramos de comércio de bens, serviços e turismo. 

A Credencial Plena é gratuita, fica pronta na hora e tem validade de até 2 anos. No caso de pessoas desempregadas, a validade da Credencial será de 2 anos contados a partir da data da baixa na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Agora as Credenciais do Sesc também podem ser utilizadas em sua versão digital no aplicativo Credencial Sesc SP.

Saiba qual a documentação necessária para fazer ou renovar a sua Credencial Plena, como incluir dependentes e muito mais clicando aqui.

Dica: Agora você também pode realizar o credenciamento no Sesc de maneira online pelo aplicativo ou pela Central de Relacionamento Digital.


Ações de Relacionamento com Empresas

O Relacionamento com Empresas é o programa do Sesc que aproxima os funcionários das empresas do comércio de bens, serviços e turismo das nossas programações e serviços. Esse relacionamento é mediado pelas equipes das Unidades e os beneficiados passam a ter acesso e conhecer as atividades que o Sesc oferece para eles e seus dependentes. No Relacionamento com Empresas, além de fazer o Credenciamento em lote dos funcionários, oferecemos esclarecimentos sobre as atividades do Sesc para trabalhadores e dependentes, além de diversas atividades no Sesc ou nas Empresas. 

Se a sua empresa é contribuinte do Sesc, poderá optar pelo programa. Solicite mais informações a um dos nossos representantes através do e-mail credenciamento.araraquara@sescsp.org.br ou entre em contato pelo telefone (16) 3301-7500.


Bilheteria

As atividades, apresentações, shows e espetáculos com venda ou distribuição antecipada de ingressos trarão em seu descritivo no Portal Sesc SP, na Central de Relacionamento Digital e aplicativo Credencial Sesc SP, todas as informações sobre a forma de aquisição – tais como data de liberação dos ingressos, preços, classificação indicativa, limitação de ingressos por pessoa e formatos de aquisição – que pode ser online, (por meio do site acima mencionado), ou presencialmente em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para ingressos comprados pelo portal ou pelo aplicativo, não é necessária a impressão. Os QR codes dos ingressos podem ser apresentados na tela de um dispositivo móvel.

Política de descontos

As categorias atendidas com desconto nas atividades do Sesc são: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e seus dependentes; estudante; ID Jovem; servidor da escola pública; aposentado; pessoa com 60 anos ou mais; e pessoa com deficiência e o seu acompanhante. Ocasionalmente, legislações municipais podem beneficiar outras categorias.

Será imprescindível a apresentação do documento que comprove o direito ao desconto na entrada da atividade. Se o documento comprobatório não tiver foto, será necessário apresentar junto um documento oficial com foto.

Caso não seja comprovado o direito ao desconto, será necessário complementar o valor do ingresso, presencialmente nos pontos de venda indicados pela unidade operacional do Sesc.


Loja Sesc

Foto: Marcela Campos.

Conheça livros e e-books publicados pelas Edições Sesc; CDs, DVDs e vinis lançados pelo Selo Sesc; além de linhas de produtos exclusivos.

Os catálogos completos de livros, CDs, DVDs e vinis estão disponíveis para consulta e compra na Loja do Portal Sesc SP. O produto adquirido por meio da Loja Sesc Virtual não poderá ser trocado nas lojas físicas, devendo obedecer a política de troca estabelecida no site.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail lojasesc@sescsp.org.br ou pelo telefone (11) 2607-8025 (de segunda a sexta, das 11h às 17h, exceto feriados e emendas).

Formas de pagamento: Dinheiro, Cartões de Débito e Crédito (em até 8 parcelas com valor mínimo de R$30,00 cada), Vale Cultura* (Ticket Serviços, Alelo Cultura, Sodexo, VR Cultura). Não aceitamos pix.

*Válido na aquisição de livros, CDs, DVDs e revistas somente nas lojas físicas.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.


Turismo Social

O Turismo Social integra a gama de programas do Sesc e apresenta roteiros que estimulam o contato com a história, a natureza e a cultura dos lugares, assim como o diálogo ético e solidário com as populações locais. 

Ressaltamos que todos os roteiros oferecidos pelo Sesc SP incluem o acompanhamento de guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo, seguro de acidentes pessoais e, conforme a programação, lanche, refeições e ingressos. O transporte também é incluso nos passeios e excursões vendidos nas unidades.

A programação do Turismo Social do Sesc Araraquara pode ser acessada aqui.


Sesc Bertioga

Um dos destinos turísticos mais procurados pelos credenciados do Sesc São Paulo, o Sesc Bertioga foi inaugurado em 1948 e atende cerca de 2 mil pessoas por dia. O Centro de Férias abriga 12 conjuntos de apartamentos e 50 casas disponíveis para hospedagem, além de uma programação diversa em atividades artísticas, esportivas e recreativas que atende hóspedes e visitantes.

Consulte a tabela de preços para hospedagem e a tabela de preços para ingressos.

As inscrições para o Sesc Bertioga podem ser realizadas aqui. As vagas são distribuídas por sorteio ou através da compra direta das vagas remanescentes. Todas essas informações e mais detalhes constam no site citado acima.


Programa Curumim

O Curumim é um programa socioeducativogratuito e de educação não formal, oferecido em mais de 30 unidades do Sesc no estado de São Paulo. Com mais de 35 anos de história, no programa Curumim as crianças são estimuladas a experimentar, brincar, aprender, conviver e fazer novas amizades, a partir das ações do programa.

Voltado para crianças de 7 a 12 anos, visa contribuir para o desenvolvimento integral por meio de oficinas, vivências, jogos, passeios e atividades ambientais. Dessa forma, busca a formação de pessoas cidadãs solidárias e capazes de transformar sua comunidade.

O Programa Curumim abre pré-inscrições a partir de 09 de janeiro de 2024, para crianças de 7 a 12 anos.

Horário do Programa:
Terça a sexta, das 14h30 às 18h.


Espaço de Brincar

Foto: Marcela Campos

Destinados a crianças de 0 a 6 anos e adultos acompanhantes, os Espaços de Brincar (espaços fixos e estruturas itinerantes) têm como conceito a afirmação da brincadeira como um direito cultural das crianças. Um espaço livre e interativo, que contempla a ideia da convivência lúdica entre as crianças e entre elas e seus acompanhantes, aproximando a descoberta do brincar na infância e as experiências vividas pelos adultos.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.


Cursos Físico-Esportivos

Você pode consultar mais detalhes sobre os cursos disponíveis na unidade do Sesc Araraquara no Portal Sesc SP. Para participar, é necessário realizar a inscrição mediante disponibilidade de vaga.

COMO E QUANDO SE INSCREVER

As vagas dos cursos permanentes serão disponibilizadas toda 1ª e 3ª quintas-feiras de cada mês, às 14h, para Credencial Plena. Para as demais categorias de credenciamento, verificar vagas remanescentes toda 2ª e 4ª quarta-feira de cada mês, no mesmo horário.

A pré-inscrição para os cursos físico-esportivos do Sesc pode ser realizada pela Central de Relacionamento Digital ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP, e garante a reserva da vaga por 5 dias. Dentro desse período, a inscrição deverá ser finalizada presencialmente na Central de Atendimento do Sesc.


Recreação Esportiva

O Sesc Araraquara possui uma estrutura completa para a prática de diferentes modalidades esportivas, incluindo um ginásio coberto com 2 quadras poliesportivas, 1 quadra poliesportiva descoberta, 1 quadra de tênis descoberta e 1 pista de corrida descoberta. O acesso às quadras e o empréstimo do material esportivo é realizado mediante apresentação da Credencial válida, em sua forma física ou digital.

É recomendado o uso de roupas e calçados próprios para a prática esportiva.

Confira abaixo os horários disponíveis para a recreação esportiva em nosso Ginásio:


Parque Aquático

A estrutura do Parque Aquático do Sesc Araraquara conta com piscina semi-olímpica descoberta para prática livre; piscina recreativa descoberta; 3 piscinas descobertas para crianças; e 2 piscinas descobertas exclusivas para a prática de biribol, além de espaço amplo para banho de sol.

O espaço também conta com armários para o armazenamento de itens pessoais que podem ser utilizados de forma autônoma, com cadeado próprio ou senha. Os armários eletrônicos funcionam a partir da confecção de uma senha iniciada com a tecla *, seguida por uma sequência numérica de um a nove dígitos compreendidos entre 0 e 9, e finalizada com a tecla #. Cartazes com as instruções para a utilização dos armários também podem ser encontrados no espaço.

Ao fechar a porta do armário, certifique-se de que ele foi devidamente travado e memorize qual foi o armário escolhido.

As piscinas não são aquecidas, portanto suas temperaturas variam de acordo com o ambiente. A medição das temperaturas é realizada três vezes ao dia pelos Guardiões de Piscina e pode ser consultada na entrada do Parque Aquático com os Orientadores de Público.

Para frequentar o Parque Aquático, é necessário Credencial e exame dermatológico válidos, independente da idade.

Informação importante: Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por maior responsável.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h15. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h45.


Exame Dermatológico

Para realização do exame dermatológico na unidade do Sesc Araraquara é necessária a apresentação da Credencial válida e do comprovante de pagamento do exame, que pode ser realizado nos caixas da Central de Atendimento e da Comedoria ou nos totens de autoatendimento.

O exame terá validade de 6 meses a partir da data de sua realização e será vinculado a Credencial do Sesc, que poderá ser utilizada em qualquer piscina das unidades do estado de São Paulo. É obrigatório o uso de traje de banho no momento do exame.

A taxa do exame dermatológico para Credencial Plena é de R$10,00 por pessoa. Crianças e adolescentes até 16 anos não pagam.

Desde 07/03/2023, não é mais necessário o agendamento prévio para a realização do exame dermatológico no Sesc Araraquara.

O Sesc também aceita exames dermatológicos realizados por outros médicos. O atestado deverá estar legível e conter data de realização, carimbo com o número do CRM e assinatura do profissional responsável. A apresentação do documento original deve ser feita na Central de Atendimento e terá validade de 6 meses a partir da data de realização.

Abril

Odontologia

A clínica odontológica conta com 3 consultórios e dispõe dos serviços de odontologia preventiva, odontopediatria, tratamentos de canal e gengiva, extrações, obturações, próteses e radiologia.
Ações educativas para a promoção da saúde bucal acontecem nesta unidade e são abertas a toda comunidade.

O tratamento odontológico é destinado aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, com credencial plena válida no estado de São Paulo. Para acessá-lo, é necessário realizar inscrição prévia que acontece anualmente na Central de Relacionamento Digital e pelo aplicativo Credencial Sesc SP. Em 2023, as inscrições ocorrerão de 19 a 26 de julho.

Além do atendimento clínico, também são oferecidas atividades educativas gratuitas a todo o público, como clubes de saúde bucal, palestras, oficinas e espetáculos. Para participar, consulte a programação.

Saiba mais em sescsp.org.br/odontologia

O atendimento prioriza indivíduos e/ou famílias com maior vulnerabilidade social, sempre que o número de pessoas inscritas for maior do que a capacidade de atendimento da clínica.


Mesa Brasil

Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.

O Mesa Brasil Sesc São Paulo também possui uma frente educativa, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições participantes. São aulas e palestras que orientam no preparo, armazenamento, aproveitamento integral e diversidade de cardápio — visando, assim, diminuir o desperdício e promover uma alimentação saudável. Saiba mais.


Área de Leitura

Espaço para leitura e informação com acervo de livros diversificados nas áreas de literatura brasileira e estrangeira, teatro, dança, artes visuais, fotografia, música, biografias, infanto-juvenis e publicações do Sesc. Cadastro gratuito mediante apresentação da Credencial válida.

Na Área de Leitura é possível realizar o empréstimo gratuito de 2 livros por Credencial. O prazo para devolução dos livros é de 20 dias e pode ser renovado até 3 vezes. Disponibilizamos em nosso espaço os principais jornais e revistas do país e da região, assim como gibis infantis, para consulta no local. 

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.


Espaço de Tecnologias e Artes

Foto: Marcela Campos

No Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), educadores e educadoras especializados e artistas convidados propõem cursos, oficinas e vivências em artes híbridas, em áreas como fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual, fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games, inovação urbana, entre outros.

Assim como os hack, fab e media labs, a proposta é estimular a experimentação por meio da convergência de tecnologias e linguagens. Nas atividades, a costura se combina à eletrônica ou a marcenaria pode se unir à impressão 3D. Mais que o produto final, o importante é o aprendizado, o processo e o “fazer junto”. Essa programação pode ser acessada aqui.

No ETA, se valoriza a convivência, a diversidade, o protagonismo e a reflexão crítica por meio de atividades criativas.


Comedoria

Localizada na Área de Convivência Interna, a Comedoria do Sesc Araraquara conta com um cardápio pautado na valorização da diversidade cultural e alimentar, a partir de preparações saudáveis, contemporâneas e brasileiras.

Consulte o cardápio com as opções disponíveis para o dia no caixa da Comedoria.

Formas de pagamento: Dinheiro, Cartões de Débito e Crédito (à vista), Voucher Refeição (VR, Sodexo, Ticket e Alelo). Não aceitamos Pix e Voucher Alimentação.


Cardápio atualizado abril/2024

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.


Teatro

O Teatro do Sesc Araraquara acomoda 234 pessoas em suas poltronas e sedia programações diversas nas áreas de cinema, teatro, música e artes, assim como bate-papos e conversas.


Estacionamento

Foto: Marcela Campos

Com um total de 108 vagas, o estacionamento pode ser utilizado por todo o público frequentador da unidade. Após os 20 minutos de gratuidade, o valor a ser pago é fixo e não varia de acordo com o tempo de permanência. O pagamento do tíquete pode ser realizado nos caixas da Central de Atendimento e da Comedoria, assim como nos totens de autoatendimento.

*Valores até 31/03/2024. Após 01/04/2024, os valores do estacionamento sofrerão alteração.

É concedido um desconto no valor do estacionamento, uma vez ao dia, para alunos matriculados em Cursos Físico-Esportivos do Sesc durante os dias da atividade. Consultar desconto na Central de Atendimento.

Formas de pagamento: Dinheiro, Cartões de Débito e Crédito. Não aceitamos Pix.

Para ciclistas, há um bicicletário próximo a entrada de pedestres que pode ser utilizado gratuitamente. Informação importante: a bicicleta deve ser devidamente trancada ao bicicletário com trava ou corrente própria.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.