Sesc Bertioga

31/03/2022

Compartilhe:

Vista aérea do Sesc Bertioga, 2020 | Foto: Ignácio Aronovich

Uma das cidades mais antigas do Brasil e de grande importância histórica, Bertioga, com sua beleza natural, continua atraindo a atenção dos visitantes. Não é por menos: metade do território do município faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, o que o emparelha com as cidades com mais áreas verdes do Estado de São Paulo – um atrativo que faz do Sesc Bertioga, um lugar privilegiado. 
 
As atividades de Turismo Social desenvolvidas pelo Sesc em São Paulo começaram em setembro de 1948, com a inauguração da Colônia de Férias Ruy Fonseca (atual Centro de Férias Sesc Bertioga). 
 
Um das primeiras colônias de férias do país a contar com instalações próprias, ajudou a inserir no cotidiano dos trabalhadores a questão do tempo livre, numa época em que poucas pessoas se davam conta da importância desse aspecto para o bem-estar e o desenvolvimento social e cultural dos indivíduos.

Colônia de Férias Ruy Fonseca, 1954 | Foto: Acervo Sesc SP
Colônia de Férias Ruy Fonseca, 1954 | Foto: Acervo Sesc SP

Quando inaugurado, o Sesc Bertioga tinha 28 casas pré-fabricadas e recebia pouco mais de 200 pessoas por vez. As temporadas duravam 14 dias e todos os hóspedes chegavam e partiam juntos nas barcas da viação Santense, que fazia a travessia do canal entre Bertioga e Santos. 
 
Hoje, a Unidade possui completa infraestrutura de recreação: ginásio de esportes, circuito de caminhada, quadras de tênis e poliesportivas, minigolfe, campo oficial de futebol, parque aquático adulto e infantil, além de espaço relaxante. Atividades culturais e esportivas também estão programadas durante todo o dia, além de programas como o Curumim, Trabalho Social com Idosos e Odontologia oferecidos à comunidade. 
 
Dentro do perímetro também está a Reserva Natural Sesc Bertioga, formada por uma floresta alta de restinga, onde já foram encontradas mais de 600 espécies da flora e fauna. As premissas de trabalho no local são alicerçadas em bases de conservação da natureza, ações educativas e diálogo com a comunidade.

INSTALAÇÕES

As ações do Sesc Bertioga estão pautadas no favorecimento do convívio social, no respeito às diferenças, no fortalecimento das relações humanas e na aproximação de propostas que conduzam o acesso a bens culturais necessários para a promoção da qualidade de vida dos participantes.

As características de sua localização, no sopé da Serra do Mar, com área verde preservada de aproximadamente 995 mil metros, conferem ao Centro de Férias uma vocação natural para o desenvolvimento de ações socioambientais, em que aspectos da biodiversidade e da cultura local são abordados em forma de passeios, vivências e oficinas que estimulam a compreensão da importância das inter-relações entre ambiente e sociedade.

Também ocorrem outras diversas programações: desenvolvimento físico e esportivo, atividades artísticas como apresentações musicais, teatrais, literárias, artes plásticas, dança, oficinas na área da saúde e alimentação, entre outras. As ações podem ser conferidas na diversificada programação da unidade.

Parte das hospedagens do Sesc Bertioga | Foto: Fotonativa
Parte das hospedagens do Sesc Bertioga | Foto: Fotonativa

HOSPEDAGEM

A Unidade conta com uma estrutura de 12 conjuntos de apartamentos que acomodam de 2 a 5 pessoas e 50 casas para atender de 4 a 10 pessoas, ajustando-se, portanto, à necessidade de seus hóspedes.

São mais de 30 espaços para você conhecer e associar lazer e aprendizado, como a Casa do Caiçara, o Lago de Pesca, o Redário e o Centro de Educação Ambiental. Para os pequenos, lugares como a Casa da Árvore, o Espaço de Brincar e o Brinquedo Aquático, tudo em harmonia com a natureza.

Para quem não gosta de ficar parado, opções esportivas não faltam, desde a tradicional ginástica multifuncional ao radical slackline. Por aqui a sustentabilidade está em toda parte, seja por alguma oficina no Centro de Educação Ambiental ou na Reserva Natural.

INSCRIÇÕES

As inscrições para se hospedar no Sesc Bertioga devem ser feitas com antecedência pelo portal centrodeferias.sescsp.org.br ou pessoalmente nas Unidades do Sesc SP, mediante agendamento prévio.

Os ingressos para passar o dia no Sesc Bertioga são disponibilizados para venda na rede Sesc São Paulo (capital, interior e litoral) a partir das 17h30 da segunda quinta-feira do mês anterior à data pretendida para a visita. O limite de compra é de até 10 ingressos por pessoa, por dia. Mais informações sobre este serviço, acesse aqui.

Saiba mais sobre o Sesc Bertioga aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.