Sesc Rio Preto completa 30 anos com arte e cultura para todos os públicos  

16/08/2022

Compartilhe:

As propostas de programação do Sesc Rio Preto contemplam o entretenimento cultural e esportivo através de diferentes manifestações destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais.

São ações que geram reflexão, que facilitam o diálogo, que transferem saberes e sobretudo, que proporcionam educação não formal ao público. Para tal, uma agenda variada de múltiplas linguagens como literatura, cinema, música, esporte e atividades físicas, teatro, tecnologias e artes, circo, saúde ou bem-estar é preparada todos os meses, e em agosto – como não poderia deixar de ser, o Sesc Rio Preto planejou diversos destaques para agradar diferentes públicos.

Começando com dois grandes artistas que se apresentam na unidade, ambos músicos e compositores consagrados de nossa MPB: Marina Lima no dia 11 de agosto e Paulinho da Viola, que no dia 20 se apresenta juntamente com seus filhos João e Beatriz Rabello.

Marina Lima. Foto: divulgação

Após dois anos longe dos palcos, Marina apresenta um novo show aprumado pelo mar de hits que colecionou em mais de 40 anos de carreira. O repertório foi especialmente definido a partir da relação afetiva que seus ouvintes mostraram ter com suas canções durante a pandemia, ao recorrer a seus sucessos em playlists, festas particulares e momentos de recolhimento.

Paulinho da Viola também faz um show de grandes sucessos. Ele divide o palco com os filhos João e Beatriz, para relembrar suas canções mais marcantes, entre elas, “Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida”, “Sinal Fechado”, “Coração Leviano”, entre outras. Além de suas trajetórias individuais, os irmãos sempre mantiveram proximidade com o universo musical do pai. João Rabello o acompanha em sua banda e Beatriz Rabello já dividiu o palco como convidada nos shows de Paulo e o convidando em seus shows.

João, Paulinho e Beatriz. Foto: divulgação

Ainda em tema musical, pais e crianças que adoram o Grupo Triii ficarão ainda mais felizes com essa programação dupla, do tipo “pague um, leve dois”: com um ingresso, eles irão curtir o Grupo Triii e o Grupo Kombinados! Na tarde do domingo 21, a alegria vai rolar solta no ginásio do Sesc. O grupo Kombinados faz uma viagem na Kombi Guadalupe junto com os bichos mais animados do planeta, passeando por vários ritmos e com muitos instrumentos. Começando no disco, passando pelo rock, o samba, o blues, o reggae e muito mais, terminando nas marchinhas de carnaval, essa viagem visita as mais conhecidas cantigas de roda do Brasil e até algumas do exterior, em uma experiência de muita nostalgia para os adultos e muita alegria para as crianças.

Grupo Kombinados – Foto: Divulgação

O grupo Triii traz o show “Miudinho”, um momento aconchegante e lúdico, com uma sonoridade característica do Triii, com vozes, guitarra, violão, bateria e contrabaixo. Além das músicas mais cantadas pelas crianças e toda a família, como “A E I O U”, “Viro Vira Virou”, “O Tomate e o Caqui”, “Pão Pão Pão”, o repertório também apresenta canções mais recentes, como “Vai Começar”, “Xote da Dona Ema”, “Corujinha”, “Purê”, entre outras. 

Grupo Triii – foto Artur Nobre

Passando para outra linguagem, na literatura, um destaque indiscutível é o artista José Paes de Lira, Lirinha. Ele chega para enriquecer a programação cultural da unidade no dia 17, com uma performance poético-musical intitulada Poesia Eletrônica. Com um repertório formado por composições próprias e de autores que influenciaram sua trajetória, as declamações ao vivo são acompanhadas por disparos de elementos pré-gravados através de um sampler. Elementos estes do acervo do artista, que compõem paisagens sonoras diversas, ambientando cada momento da apresentação.

Lirinha – Foto: Thais Taverna

A concepção envolve não somente a declamação, como atuação, luz, música e sons, transportando o público para o mundo encantador da oralidade. A apresentação possui uma linha evolutiva dentro dos múltiplos universos da literatura poética: desde poemas declamados nos encontros dos repentistas, onde deu-se início a carreira artística de Lirinha, passando pelo pré-modernismo e chegando na contemporaneidade. Uma programação gratuita para arrematar antigos fãs e conquistar novos!

Já no dia 18, um grande espetáculo circense movimenta a unidade: Prot{AGÔ}nistas traz o movimento negro ao picadeiro, uma celebração da pele negra, em toda a sua diversidade. Através da potência de 29 artistas que transitam pelo humor e pela poesia, revezam-se números de dança, música, acrobacias e malabarismos para afirmar o orgulho do presente e da ancestralidade. A palavra “agô“, de origem iorubá, reforça a abertura de caminhos que esta trupe sintetiza. 

Protagônistas. Foto: Cassandra Mello

 – “É uma maneira de pôr em foco cada intérprete, com seus atributos e individualidades”, explica o diretor Ricardo Rodrigues. “Prot{agô}nistas vem no plural porque cada artista tem seu momento de estrelar, de protagonismo. Isso era uma premissa nossa, para contornar a falta de espaço que se dá a pessoas pretas.”

Cinéfilos também não ficam de fora da curadoria cultural do Sesc Rio Preto: a unidade oferece gratuitamente a exibição do filme O Pai da Rita no dia 19, com um presente extra ao público amante da sétima arte: após a exibição, vai rolar um bate-papo com o diretor Joel Zito e a atriz Elisa Lucinda! O longa se desenvolve a partir de uma disputa de paternidade, travada por dois sambistas e velhos amigos, com roteiro inspirado livremente nas músicas “A Rita” e “O Samba de um Grande Amor” de Chico Buarque. Quem será o pai de Ritinha e qual motivo a levou pela procura do pai? No elenco do filme, Ailton Graça, Paulo Betti e Wilson Rabelo. O diretor do filme, Joel Zito, é conhecido pelas reflexões sobre o negro na sociedade brasileira. Sua obra inclui o livro e o filme documental A Negação do Brasil (2000), vencedor do festival É Tudo Verdade, o longa ficcional Filhas do Vento (2005), ganhador da Mostra de Cinema de Tiradentes e premiado no Festival de Gramado, além dos documentários Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), Raça (2013) e Meu Amigo Fela (2019).

Filme: O pai da Rita. Foto: divulgação

Para quem ama as artes cênicas, tem teatro também em agosto. A dica cultural do Sesc é o espetáculo Hip-Hop Blues – Espólio das águas, com Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, no dia 24, que se inspira nos rios soterrados da cidade de São Paulo e traz memórias à superfície.

Chove, chove muito. Os rios transbordam e ocupam São Paulo, reivindicando seu lugar de existência. O espetáculo é um tecido em fragmentos. Em um galpão, algo que parece ser um teatro, seis atores refletem e ensaiam tentando dar contorno a estes tempos. Num jogo cênico que fricciona depoimento e ficção, o centro da ágora é permeado por histórias e ancestralidades que revelam e contrapõem o racismo, a moralidade, a lgbtqia+fobia, a intolerância, a supremacia branca e patriarcal e seus inúmeros braços estruturais. A ideia da peça começou a ser construída em 2020 quando a obra “Os Sete Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses” de Bertolt Brecht, serviu como uma espécie de faísca para a criação do espetáculo. Conforme o processo foi avançando, com a chegada da pandemia e os questionamentos trazidos por ela, Hip-Hop Blues – Espólio das Águas começou a tomar novos rumos.

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Foto: Sergio Silva

Outra atividade que atrai sempre muito público é o projeto Sonora [+], que busca ressignificar os espaços de uso comum do Sesc Rio Preto, através de uma programação multimídia, que integra diversas linguagens artísticas, oficinas e vivências.

Sonora [+]. Divulgação

Uma série de eventos organizados ao longo de um único dia, que vão desde oficinas criativas até uma aula aberta de forró, passando por um show musical com o trio Saculejo, com canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e outros. Tudo isso somado à uma feira cultural independente, na qual artistas e artesãos de Rio Preto e região, que participam das ações de valorização social do Sesc, por intermédio do projeto permanente “Tecendo a Rede de Saberes”, são convidados a exporem e comercializarem seus produtos diretamente ao público frequentador da unidade.

E para quem gosta de esportes, um bate-papo ao vivo com convidados especiais vai atrair certamente os apaixonados pelo futebol. Resenha! acontece no dia 25, com as presenças do ex-atleta Aloísio Chulapa, do ex-árbitro Oscar Roberto Godoi e da narradora Isabelly Morais.

Resenha! Fotos: divulgação

Não se pode deixar de fora dessa lista as tradicionais atividades gratuitas pra crianças do projeto Arteria, que acontecem aos finais de semana e fazem a alegria das famílias. Neste projeto, acontecem mediações de literatura, e diversas oficinas criativas, nas quais os participantes aprendem a criar objetos com materiais simples e reutilizáveis, ou até mesmo jogos divertidos, para que a brincadeira possa ser levada para casa ou qualquer outro lugar.

E ainda falando de crianças, nada melhor que a diversão lúdica dos espetáculos circenses, leves e recheados de palhaçarias tradicionais, como os que acontecem nos domingos 14 e 28: Dupla sem par e Strimilicotric, respectivamente. No primeiro, a Família Burg se apresenta com a dupla de palhaços Gonçalves e Sobolha, fazendo todo mundo rir com esquetes e cenas tradicionais, que estão na memória dos mais velhos e prontos para encantar uma nova geraçãozinha de espectadores.

Strimilicotric, foto: divulgação

Já os artistas da Cia. Canta Circo e Teatro fazem um show mesclando música e circo, e convidam o público a se divertir com canções inéditas, descontraídas e algumas sem pé nem cabeça! A irreverência e intervenções circenses dos palhaços Tchutchuco, Cuíca e Batatatinha fazem com que o público se sinta à vontade para dançar, pular e cantar.


Todos esses destaques de agosto e muitas outras programações do Sesc Rio Preto podem ser acessados no portal www.sescsp.org.br/riopreto ou para os que curtem ficar por dentro das novidades e receber lembretes do que rola na unidade, o Sesc Rio Preto está nas principais redes sociais – é só buscar pelo @sescriopreto e começar a seguir!

Sesc Rio Preto

Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal

(17) 3216-9300

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.