Sesc Rio Preto promove práticas corporais para estimular o bem-estar e o desenvolvimento mais amplo do ser

09/11/2022

Compartilhe:

Em novembro, o Sesc Rio Preto incorpora em sua programação uma série de práticas corporais e propostas que estimulam o bem-estar e um desenvolvimento saudável, amplo e diverso. É o projeto “InCORPOrando – Ações para um corpo ativo”, que reúne atividades gratuitas de yoga, meditação, chi kung, tai chi-chuan, entre outras. 

A programação teve início no dia 5/11 com a prática do Chi Kung (Qi Gong), uma disciplina da Medicina Tradicional Chinesa que é resultado de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. 

A atividade ministrada pela instrutora de yoga e chi kung, Ana Junqueira, será realizada em mais 3 sábados às 16h, dias 19/11, 26/11 e 3/12, na qual os participantes vivenciam exercícios que liberam tensões do corpo, facilitando a circulação sanguínea e trazendo fortalecimento, leveza, vitalidade e bem-estar geral. 

No dia 9, quinta, é a vez de dar início a uma série de práticas do Tai Chi-Chuan com Jim Kelly, instrutor de práticas corporais orientais. Até o dia 30, todas as quartas, às 14h, ele conduz o público a essa prática de ginástica oriunda de artes marciais chinesas milenares, que apresenta movimentos lentos associados a respiração, estimula a meditação, o equilíbrio, a concentração, o relaxamento e o aumento da energia vital do corpo. 

O Yoga é um dos destaques da programação com quatro atividades que trazem a prática para o centro das ações. Dia 11, sexta, às 19h, a vivência “Nada Yoga – a Yoga do Som”, faz uso de vibrações e ressonâncias para vibrar os corpos e promover a expansão de consciência e manifestações de qualidade física emocional e energética. 

No dia 12, sábado, às 10h30, uma aula de yoga com a professora Gizela Zeghini será acompanhada de música ao vivo executada pelos músicos paulistanos Gui Vitali e Saulo Andrade, que usam a música como uma ferramenta de conexão de diversos campos sensoriais, além da própria audição. No mesmo dia, às 16h, haverá uma Roda de Tambores que trabalham valores de integração, escuta, paciência, foco e concentração. 

Saulo Andrade e Gizela Zeghini

Em uma prática de yoga mais espiritual que leva à percepção da Unidade usando vários ásanas (posturas físicas), e pranayamas (exercícios respiratórios) como caminho, a modalidade de Hatha Yoga será realizada a partir do dia 13, aos domingos (exceto 27/11), às 11h, com a professora Dani Águas. 

Já no fim do mês, dia 26, sábado, às 15h, o músico Thiago Mioto comanda a vivência “Meditação – E a música do mundo”, que pretende fazer com que praticantes experienciem um momento de meditação profunda a partir do som da flauta japonesa Shakuhachi e do canto Dhrupad. O músico também participa de uma aula de Hatha Yoga no dia 27, domingo, às 11h, levando a música ancestral japonesa e indiana para acompanhar a prática. 

Toda a programação do projeto “InCORPOrando – Ações para um corpo ativo” é gratuita e as inscrições acontecem na hora e no local de cada atividade. Saiba mais em www.sescsp.org.br/riopreto

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.