Um passeio pela Casa Verde, bairro da nova unidade do Sesc São Paulo

27/10/2023

Compartilhe:

Um passeio pela Casa Verde, distrito da Zona Norte de São Paulo, onde o samba, o esporte e a diversidade cultural fazem morada 

POR MANUELA FERREIRA 

Leia a edição de NOVEMBRO/23 da Revista E na íntegra

Berço de bambas, palco de tradições ancestrais de matriz africana e terra que viu nascer grandes talentos do esporte, a Casa Verde, distrito da Zona Norte da capital paulista, reúne criatividade e expressões culturais diversas desde a sua origem, há mais de um século. Caminhar por suas ruas é descobrir praças tranquilas, deixar-se surpreender por vias de perfil residencial e encontrar gerações de moradores apaixonados pelo bairro que, a partir deste mês, abriga a mais nova unidade do Sesc. Permeada pela pluralidade cultural, a área às margens do Rio Tietê segue dedicada a manter características históricas enquanto testemunha a vida pulsar na cadência do samba – ritmo que dita o passo das diversas agremiações carnavalescas situadas ao seu redor.  

“Apesar da crescente verticalização, a Casa Verde ainda se mantém com muitas residências tradicionais, permanecendo com moradores que tiveram seus familiares há gerações no local e que seguem tradições desde o século passado. É um bairro com ‘calor humano’, crianças brincando nas ruas e uma vivência pacífica entre os diversos grupos étnicos que ocupam a região desde seu surgimento”, explica o geógrafo Márcio Michalczuk Marcelino. Ele assina, junto ao escritor Eduardo Britto, o livro Eis aí a Casa Verde (Carthago Editorial, 2013), uma homenagem ao território onde nasceu, cresceu e que se tornou um de seus temas de pesquisa.   

Segundo Marcelino, o bairro, que em outros tempos era periferia distante do Centro, hoje possui uma proximidade com a região central de São Paulo, pois a cidade se expandiu ao longo de décadas – e tal movimento foi inevitavelmente acompanhado pelo distrito. “A Casa Verde agora é muito próxima de uma série de serviços públicos e privados. Interessante notar que os moradores novos, que se mudaram para a Casa Verde neste século, adaptaram-se ao bairro, e não o contrário. Este perfil de ‘morador raiz casaverdense’ tem uma relação afetiva com os vizinhos e com o próprio território”, afirma o geógrafo, que é parte desse grupo de paulistanos que nutre um especial carinho pela região. “Já fui diretor de escola de samba, de futebol de várzea e da organização do aniversário do bairro. Você sai da Casa Verde, mas a Casa Verde não sai de você”, conclui. 

Vista do bairro da Casa Verde, que abriga tradicionais escolas de samba paulistanas. Matheus José Maria
Vista do bairro da Casa Verde, que abriga tradicionais escolas de samba paulistanas. Matheus José Maria

TODAS AS CASAS 

Para a jornalista Camila de Alvarenga, repórter do jornal A Gazeta da Zona Norte, é possível perceber uma relação afetiva dos moradores da Casa Verde com a região. “Justamente por ser um território centenário, sua história é bastante destacada, em especial nas datas de aniversário. Prevalece a população adulta e idosa, uma vez que as famílias mais jovens, em geral, buscam endereços com maior número de condomínios. Outra faceta interessante é o aspecto cultural, por ser berço de várias escolas de samba, como a Unidos do Peruche”, diz Camila. Até os anos 1980, a ampliação imobiliária vertical na região esteve proibida por causa da proximidade com o Aeroporto Campo de Marte, restrição que evitou, por décadas, o adensamento populacional encontrado em outras regiões da cidade. 

A Casa Verde é, também, terra de expoentes dos esportes, como o pugilista Éder Jofre (1936-2022), tricampeão mundial de boxe; o saltador Adhemar Ferreira da Silva (1907-2001), primeiro bicampeão olímpico do país; a jogadora de futebol Rosana dos Santos Augusto, ex-lateral da seleção brasileira e medalha de prata nos jogos olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008); o treinador de futebol e ex-atacante Serginho Chulapa, maior artilheiro da história do São Paulo, com 268 gols; Basílio, ex-futebolista e dono de um centro de treinamento para novos atletas; e Montanaro, ex-jogador de vôlei que conquistou medalha de prata nos jogos olímpicos de Los Angeles (1984). O bairro possui, ainda, dois espaços com grande representatividade na trajetória do futebol de várzea da Zona Norte: o Complexo Esportivo de Lazer e Cidadania do Campo de Marte e o Grêmio Esportivo Recreativo Cruz da Esperança, ambos com mais de cinco décadas de história.  

Primeiro bloco de afoxé de São Paulo, o Afoxé Ile Omo Dada em apresentação durante o Carnaval de 2020. Foto: Muata

“Atualmente, quando se fala em Casa Verde, o imaginário remete ao samba, que permanece vivo não só por meio das escolas, mas também de uma cultura do samba: batuques em bares, blocos carnavalescos, casas de shows, desfiles pelas ruas na época do Carnaval, um verdadeiro pertencimento à cultura do samba”, analisa Márcio Michalczuk Marcelino. Provas dessa conexão não faltam. O bairro foi, por exemplo, eternizado em verso e prosa pelo sambista Adoniran Barbosa (1910-1982) em “No Morro da Casa Verde”, de 1975: “Silêncio/ é madrugada/ No Morro da Casa Verde, a raça dorme em paz/ E lá embaixo, meus colegas de maloca/ Quando começa a sambar não para mais”, cantou o autor de “Trem das Onze”. 

SAMBA DA MINHA TERRA 

A Casa Verde está nas proximidades do Sambódromo do Anhembi, é vizinha ao bairro de Santana, e abriga três das escolas de samba mais populares do Carnaval paulistano: Império de Casa Verde, Morro da Casa Verde e Unidos do Peruche. A influência do bairro, no entanto, extrapola os limites do distrito e está na raiz da forte cena cultural da região. “Nos anos 1970 e 1980, a Zona Norte foi um grande celeiro de sambistas. Todo mundo que é do samba daqui, nessa redondeza, e que seguiu para as escolas de samba Camisa Verde e Branco, Mocidade Alegre e Nenê da Vila Matilde, por exemplo, saiu da Unidos do Peruche”, revela o compositor Celsinho da Império, um dos primeiros integrantes da Império de Casa Verde desde a fundação, em 1994. É que a agremiação foi formada a partir de uma dissidência da Unidos do Peruche, criada em 1950. 

“Em meados dos anos 1990, quando a Peruche já estava sediada no bairro do Limão [também na Zona Norte], a Casa Verde, em si, ficou carente de alguma movimentação. Foi nesse momento que surgiu a Império de Casa Verde, quando o Dailson ‘Caçapa’ [baluarte da Império] começou a reunir as pessoas para criar a escola”, recorda Celsinho. “A Império é um reduto de artistas que sentem orgulho de dizer que frequentam a nossa quadra”, completa o sambista. Um dos ícones do Carnaval paulistano, o cantor e poeta Zeca da Casa Verde (1927-1994) também faz parte da história do bairro: pertenceu a várias alas de compositores de escolas de samba paulistanas, como Rosas de Ouro, Morro da Casa Verde e Camisa Verde e Branco. 

RAÍZES E NASCENTES 

A ocupação da localidade que hoje corresponde ao bairro da Casa Verde começou no século 17, a partir de um sítio de 200 alqueires que se destacava por uma casa pintada de verde. O local pertenceu ao bandeirante e administrador colonial da Capitania de São Vicente, Amador Bueno (1584-1649), e depois foi transferido para o militar José Arouche de Toledo Rendon (1756-1834), seu descendente. A fazenda foi construída onde é a atual Rua Zanzibar. Do sítio da casa verde, em 1795, já se exportava café para a Europa. Foi nessa época, também, que a região ganhou fama como “sítio das moças da casa verde”, em referência às sete irmãs de José Arouche: Ana Teresa, Caitana, Pulquéria, Maria Gertrudes, Gertrudes, Joaquina e Rudesinda.  

Em 1882, o construtor João Maxwell Rudge (1839-1897) comprou a área correspondente à margem direita do Rio Tietê, com o intuito de cultivar uvas. Depois da morte de Rudge, coube aos herdeiros lotear a área – um dos planos era levantar, no local, a pacata “Vila Tietê”. O nome foi rejeitado, mas o bairro vingou, desenvolvendo-se a passos lentos, mas constantes. Em 1915, foi construída uma ponte de madeira interligando as duas margens do Rio Tietê e, alguns anos depois, os moradores viram a chegada do bonde. Em 1937, foram realizadas as primeiras instalações de luz elétrica e, em 1954, a ponte de madeira foi substituída pela atual, de concreto, denominada Ponte da Casa Verde – Jornalista Walter Abrahão, desde 2013. 

DIÁSPORAS URBANAS 

Durante a formação do bairro, havia forte presença de imigrantes portugueses. E antes da primeira metade do século passado, ocupava a região do Parque Peruche, em grande número, a população negra, por iniciativa da Frente Negra Brasileira, que adquiriu lotes de terras para alocar na região as famílias que haviam sido expulsas do Centro. Grupos familiares que viviam nos cortiços do Bixiga, Barra Funda, Sé, Bom Retiro e Baixada do Glicério, por exemplo, encontraram abrigo no território casaverdense. 

“Até o final dos anos 1960 e 1970, Casa Verde, Parque Peruche e bairro do Limão eram locais certos de escolha para moradia da população negra, em razão do quadro socioeconômico e étnico-racial”, escreveram os pesquisadores e professores Reinaldo José de Oliveira e Regina Marques de Souza Oliveira no artigo São Paulo – Cidade negra no século XXI, publicado na Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), em novembro de 2020. 

“A população local, sobretudo da Casa Verde, plantou no chão daquele território parte das principais insígnias negras. Mesmo com bruscas mudanças no local, a exemplo da valorização [imobiliária] do espaço – que provocou a venda de casas e terrenos para a população de maior poder aquisitivo. A força do território foi sustentando as referências históricas, sociais e identitárias, como os terreiros de candomblé e umbanda, a Irmandade de São Benedito e as escolas de samba Unidos do Peruche, Morro da Casa Verde e Império de Casa Verde”, relataram os pesquisadores na publicação.   

Depois de Santana, que abriga uma unidade do Sesc desde 2005, a Casa Verde abre as portas para a segunda unidade da instituição na Zona Norte paulistana. Foto: Adriana Vichi
Depois de Santana, que abriga uma unidade do Sesc desde 2005, a Casa Verde abre as portas para a segunda unidade da instituição na Zona Norte paulistana. Foto: Adriana Vichi

ÁFRICA PAULISTANA 

“Minha relação com a Casa Verde é visceral. Sou nascido e criado no bairro e, atualmente, desenvolvo algumas ações socioculturais com lideranças, coletivos e organizações não governamentais visando a manutenção da identidade afro-brasileira do território, bem como aprofundar minhas pesquisas sobre as linguagens culturais que são múltiplas na região”, comenta o sociólogo e pesquisador Tadeu Kaçula, autor do livro Casa Verde: uma pequena África paulistana (Liberars, 2020). A obra é resultado de uma pesquisa sobre sua própria história e origem. “Sempre que eu e meus amigos íamos para festas e sambas em outras regiões da cidade, as pessoas nos diziam que gostavam muito da Casa Verde e da Zona Norte porque havia muita gente preta vivendo por lá. Isso me intrigava e me despertou interesse em entender porque esse número de pessoas pretas era elevado no território”, destaca. 

Toda herança cultural criada, estruturada e deixada pelos seus ancestrais como um importante legado no território se mantém ativa, segundo Kaçula. “As escolas de samba, e as demais agremiações carnavalescas surgidas depois, seguem desenvolvendo a cultura do Carnaval que se tornou referência para os desfiles que acontecem no Sambódromo do Anhembi. Os terreiros de umbanda e candomblé se mantêm ativos nas tradições de matrizes africanas, bem como o Afoxé Omo Dada – o mais antigo e tradicional de São Paulo – realiza, periodicamente, as suas atividades culturais”, conta o sociólogo. “Toda essa movimentação em torno da manutenção dos saberes e fazeres tradicionais do território tem o olhar e o acompanhamento do coletivo Zona Norte Afrodiaspórica, que realiza um circuito afro-turístico nos postos de memória e referência preta na Casa Verde, o que inclui as escolas de samba, ateliê de artes, Afoxé e outros espaços culturais”, arremata Kaçula.   

É UM BAIRRO COM ‘CALOR HUMANO’, CRIANÇAS BRINCANDO NAS RUAS E UMA VIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE OS DIVERSOS GRUPOS ÉTNICOS QUE OCUPAM A REGIÃO DESDE SEU SURGIMENTO 

Márcio Michalczuk Marcelino, geógrafo 

DE PORTAS ABERTAS 

A partir do dia 27/10, Sesc Casa Verde inicia atividades com a exposição Festas, Sambas e outros Carnavais 

Nova unidade do Sesc São Paulo na capital paulista, o Sesc Casa Verde inicia suas atividades no dia 27/10. Essa será a segunda unidade da instituição a se instalar na Zona Norte da capital, região que já conta, desde 2005, com o Sesc Santana. Ao ocupar um galpão que integra um terreno de 45 mil metros quadrados onde funcionava a sede administrativa da empresa Riachuelo, o Sesc Casa Verde pretende se transformar, gradativamente, em um centro cultural e esportivo com diversos espaços e serviços já consolidados pelo Sesc, há quase 80 anos, em todo o estado de São Paulo.   

A ocupação inicial do Sesc Casa Verde dispõe de 12 mil metros quadrados, contemplando um espaço expositivo, salas de múltiplo uso, espaço de brincar, local para leitura, central de atendimento, loja Sesc, cafeteria e ambientes para convivência.  

O Sesc Casa Verde dá início às atividades abrigando: espaço expositivo, salas de múltiplo uso, espaço de brincar, central de atendimento, espaços de leitura, loja Sesc, cafeteria e ambientes para convivência. Foto: Adauto Perin

“É de extrema importância a presença e as ações realizadas pelo Sesc em todas as regiões do Estado e da cidade de São Paulo, especialmente em espaços fora da região central da capital, onde a prevalência de equipamentos culturais e de lazer ainda é um desafio, como na Zona Norte, onde agora o Sesc Casa Verde inicia suas atividades. Um espaço que busca contemplar a história e a vocação deste bairro que é reduto do samba, palco de tradições ancestrais de matriz africana, e que reúne a potência e a pluralidade de manifestações culturais há mais de um século”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. 

Dentre os destaques na programação de abertura da unidade está a exposição Festas, Sambas e outros Carnavais, com curadoria geral de Angela Mascelani e Lucas Beuque, do Museu do Pontal (RJ), e de Tadeu Kaçula, sambista, sociólogo e morador da região. A mostra tem como tema o samba e o Carnaval como elementos fundantes da identidade local [Leia mais na seção Gráfica desta edição]. 

 
CASA VERDE  

Início das atividades: 27/10, a partir das 10h. 

Avenida Casa Verde, 327, Casa Verde, São Paulo. 

Terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.  

sescsp.org.br/casaverde 

A EDIÇÃO DE NOVEMBRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de NOVEMBRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.