3 receitas para preparar neste verão

14/01/2022

Compartilhe:

Foto: Ricardo Ferreira

Uma salada, um peixe e um macarrão com legumes são preparações saborosas e que podem tornar seus dias de verão ainda mais gostosos. Fizemos o passo a passo de como preparar esses pratos. São receitas que irão ampliar seu repertório, dando a você mais autonomia no momento de preparar suas refeições, além de ajudar a fazer sucesso na hora de receber seus amigos e familiares. E, claro, sempre é importante se lembrar de que preparar a própria refeição é um importante passo rumo a uma alimentação saudável.

Confira, cozinhe e bom apetite!

SALADA DE FOLHAS VERDES, LEGUMES E OVOS COM MOLHO DE LIMÃO

Foto: Ricardo Ferreira

INGREDIENTES

2 ovos

¼ de maço de alface crespa

¼ de maço de escarola

1 chuchu

1 beterraba

1 tomate

Para o molho:

1 colher de sopa de caldo de limão

3 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino à gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe os ovos por mais ou menos 12 minutos. Retire da água e coloque em um recipiente. Leve para a geladeira para esfriar. Separe a alface, a escarola, o chuchu, a beterraba, o tomate e o limão já higienizados. Corte o chuchu ao meio e com o auxílio de uma colher, retire a semente. Não precisa descascar.  Em seguida, fatie as metades no formato meia-lua. Coloque em uma panela com água e cozinhe por 10 minutos ou até que fique macio. Retire da água e transfira para um recipiente. Quando sair todo o vapor, tampe e leve para a geladeira. Enquanto isso, descasque e rale a beterraba. Corte o tomate em gomos. Descasque os ovos e corte em rodelas. Na hora de montar, rasgue as folhas de alface e escarola e acomode em uma travessa grande. Em cima das folhas, distribua a beterraba, o tomate, o chuchu e por último os ovos. Para fazer o molho, coloque em um recipiente o caldo do limão, o azeite, o sal e a pimenta do reino e misture bem. Use o molho para temperar e sirva em seguida.

FILÉ DE PEIXE ASSADO COM CROSTA DE COCO E TOMATE

Foto: Ricardo Ferreira

INGREDIENTES:

4 filés de peixe (600g), que pode ser escolhido de acordo com a sazonalidade

1 xícara (chá) de ervas frescas

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

1 xícara (chá) de coco ralado seco

2 tomates médios e maduros

½ xícara (café) de suco de limão

1 xícara (café) de salsa

3 dentes de alho

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Higienize os tomates, as ervas frescas e a salsa. Retire as sementes e corte os tomates em pedaços pequenos. Depois, pique o alho, as ervas frescas e a salsa. Tempere os filés com o alho picado, o suco de limão, as ervas frescas, metade do azeite de oliva e o sal. Coloque na geladeira e deixe marinando por 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno em temperatura alta, 200 graus. Para o preparo da crosta, misture o coco seco com os tomates picados. Retire os filés de peixe temperados da geladeira e coloque em uma assadeira. Sobre cada um dos filés, coloque a mistura de coco com tomate. Use o restante do azeite para regar os filés e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire do forno e finalize o prato com a salsa picada.

MACARRÃO COM LEGUMES

Foto: Ricardo Ferreira

INGREDIENTES

3 tomates maduros

1 berinjela

1 abobrinha

½ cebola

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) de óleo

1/2 xícara de chá de manjericão fresco

1 colher (chá) de sal para os legumes

500g de macarrão

2 colheres (sopa) de sal para cozinhar o macarrão

MODO DE PREPARO

Comece cortando os tomates, a berinjela e a abobrinha já higienizados em cubos e reserve. Pique o alho e a cebola. Em uma panela à parte refogue primeiramente a cebola e quando ela começar a murchar, adicione o alho. Quando a mistura dourar, acrescente os legumes, metade do manjericão já higienizado e o sal. Refogue mexendo de vez em quando, em fogo médio, por cerca de 10 a 12 minutos. Enquanto isso, coloque em uma panela funda, 5 litros de água e deixe ferver. Quando levantar fervura, acrescente o sal e o macarrão e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo algumas vezes. Confirme o tempo de cozimento do macarrão na embalagem do produto. Escorra bem a massa, transfira ainda quente para uma travessa, acrescente o refogado de legumes e misture. Finalize com as folhas de manjericão para dar um ótimo aroma e sabor ao preparo. Sirva em seguida. Se preferir, acrescente parmesão ralado.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.