Eixos do projeto Experimenta! Comida, saúde e cultura

03/10/2023

Compartilhe:

Transdisciplinar, o projeto aborda o comer para além do prato, em uma perspectiva integradora e em diálogo com diversos campos de conhecimento. Conheça os sete eixos presentes nas atividades. Foto Cris Komesu

COMER É CULTURA 

A cultura alimentar é um patrimônio imaterial de um povo. Constituída por saberes e sabores legados de geração em geração, é um traço de pertencimento e identidade, carregada de significados sociais, religiosos, econômicos, afetivos, dentre outros. 

Leia mais em: Comer é Cultura

E também: Comida como Cultura, de Massimo Montanari 

A SAÚDE ESTÁ NA MESA 

Foto: Ricardo Ferreira

Os alimentos in natura e minimamente processados, de origem predominantemente vegetal, devem ser priorizados. O saudável deve ser saudável para todos: para quem come, planta, cultiva, colhe, transposta, vende, para o meio ambiente e as futuras gerações. 

Leia mais em: A saúde está na mesa

E também: Guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde 

DIVERSIDADE NO PRATO: SABORES DA NATUREZA 

O Brasil possui cerca de 15% a 20% da biodiversidade de alimentos do mundo. Incorporá-los nas preparações culinárias é sinônimo de agregar sabores e nutrientes ao prato, valorizando a preservação dessa biodiversidade e das culturas alimentares. 

Leia mais em: Diversidade no prato: sabores da natureza

E também: Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde 

AQUI SE PLANTA, AQUI SE COME 

Cultivar os próprios alimentos ou saber a origem deles são atitudes valiosas para construir a consciência sobre a comida. Ter a própria horta ou vasinhos com tempeiros contribui para ampliar o contato com a natureza. Valorizar a produção de pequenos produtores locais promove sistemas alimentares sustentáveis social, econômica e ambientalmente. 

Leia mais em: Aqui se planta, aqui se come

E também: Hortas Urbanas – Moradia Urbana com Tecnologia Social, do Instituto Pólis 

SE ESTÁ NA ÉPOCA, TEM NA FEIRA 

Foto: Alexandre Nunis

As feiras livres são locais repletos de cheiros, cores, sabores e estímulos sensoriais. Em  espaços abertos, cria pontes entre o campo e a cidade, oferecendo itens in natura e da estação, muitos dos quais orgânicos e agroecológicos. Na hora da xepa, democratizam o valor. 

Leia mais em: Se está na época, tem na feira

E também: Mapa de feiras orgânicas, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) 

COZINHAR É PRECISO 

Cozinhar a própria comida promove a autonomia e a saúde, na medida em que escolhemos os ingredientes e definimos o nosso prato. O ato também é valioso para a transmissão de memórias, histórias e habilidades entre gerações, além de ser um momento de convivência e comensalidade. 

Leia mais em: Cozinhar é preciso

E também: Cozinhar: uma história natural de transformação, de Michael Pollan 

CONEXÃO COMIDA 

Foto: Divulgação

A alimentação é um tema transversal e que envolve discussões para além da nutrição. Remete à cultura, economia, biologia, psicologia, meio ambiente, geografia, política, religião… Pensar a multiplicidade de dimensões do comer é importante para a construção de uma consciência crítica sobre as nossas práticas e sua influência na sociedade e no planeta. 

Leia mais em: Conexão comida

E também: Podcast Panela de Impressão, da Nutricionista e Doutora em Sociologia Política e Elaine de Azevedo

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura

De 16 a 29 de outubro de 2023, as unidades do Sesc convidam o público a experimentar o universo da comida e as suas relações com a saúde e com a cultura.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.