Descubra atividades para cuidar da saúde física e mental no Sesc Verão

14/01/2022

Compartilhe:

Foto: Pexels

Colocar o corpo para se movimentar faz muito bem para saúde, mas praticar atividades que proporcionam relaxamento também é importante. Pensando nisso, as unidades do Sesc trazem em sua programação práticas corporais voltadas para o autocuidado e autoconhecimento.  

Conheça a seguir 7 atividades do Sesc Verão para te ajudar a encontrar o equilíbrio e a integração entre corpo e mente.

1.Yoga e Natureza: mundos internos, mundos externos 

Foto: Alexandre Leopoldino

Uma vivência de Yoga é um bom ponto de partida, certo? Os educadores do Sesc Guarulhos guiam o público por uma vivência entre as áreas verdes da unidade, com dinâmicas sensoriais de yoga, exercitando corpo e mente ao mesmo tempo em que refletem sobre a importância da conservação ambiental para o equilíbrio de todos.

>> Saiba mais 

2. Os 5 elementos da medicina tradicional chinesa e sua aplicação nas práticas terapêuticas 

Foto: Jaime Kuk
Foto: Jaime Kuk (foto tirada antes da pandemia de Covid-19)

Sesc Avenida Paulista convidou Jaime Kuk, professor de Práticas Corporais Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, para apresentar o significado e a relação dos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e sua aplicação nas práticas corporais terapêuticas. “Cinco Elementos” é um dos fundamentos filosóficos da cultura chinesa, que explica como é a dinâmica dos fenômenos naturais. Nós, seres humanos da Natureza, temos essa mesma dinâmica no nosso organismo; assim, se compreendermos melhor os “Cinco Elementos”, compreenderemos melhor como manter nossa saúde harmoniosa. 

>> Saiba mais 

3. Meditação em etapas 

Daiana Fontolan

A terapeuta, fisioterapeuta e instrutora de Yoga Amanda Azzolini realiza um encontro no Sesc São Carlos sobre reflexão e entendimento da meditação a partir do programa “Meditação do Zero”, desenvolvido por ela. Amanda ensina a identificar e reconhecer sinais que acionam nosso estado de Alerta Vermelho, provocando agitação e tensão. A atividade dá suporte à condução para um Estado de Quietude e controle sobre as próprias emoções como canal para o relaxamento e a meditação. 

>> Saiba mais 

4. Danças Meditativas 

Foto: canva.com

O ginásio do Sesc Pinheiros recebe o público interessado em conhecer as Danças Meditativas. A atividade convida o participante a se expressar de forma livre e espontânea, liberando emoções e se comunicando de forma não verbal, buscando ampliar a consciência e o autoconhecimento. 

>> Saiba mais 

5. Concerto meditativo 

Foto: Cris Pena

Os mantras são considerados chaves para conduzir a psiquê a um estado de relaxamento. A vivência, que acontece no Sesc São Carlos, contará com a apresentação musical e orientações da professora de Kundalini Yoga, Gian Soorya Kaur, e tem como proposta levar os participantes a alcançarem estados mentais de calma e tranquilidade. 

>> Saiba mais 

6. Bem-vindo ao Flow 

Foto: Lilian Ambar (2018)

No Sesc Sorocaba, você pode participar de uma aula combinada de práticas corporais: yoga, tai chi chuan e meditação. A atividade é realizada pelos educadores de atividades físico-esportivas da unidade. 

>> Saiba mais 

7. Lounge RelaxaMente 

Lounge RelaxaMente
Foto: Carol Vidal (2019)

Em um ambiente montado para relaxar (Instalação Lounge), no Sesc Avenida Paulista, serão abordadas técnicas de meditação a partir de microexperiências com suporte tecnológico. Realizadas pelo fisioterapeuta e professor de Educação Física Marcelo Anselmo, a duração é de até 10 minutos e abordam dois tipos de meditação: Mindfulness (Escaneamento Corporal) e Respiração. 

>> Saiba mais  

Quer encontrar outras atividades do Sesc Verão na unidade mais perto de você ou on-line? É só acompanhar a programação em sescsp.org.br/sescverao

E LEMBRE-SE: A entrada em todas as unidades do Sesc SP só é permitida após a apresentação do comprovante das duas doses (ou dose única) da vacina contra a Covid-19, para maiores de 12 anos, e documento com foto. O uso de máscara cobrindo boca e nariz continua obrigatório. 

— 

Sesc Verão é uma ação em rede do Sesc São Paulo que está em sua 27ª edição. Neste ano, o objetivo da campanha é convidar o público a pensar sobre a importância do lazer no seu cotidiano, com diversas atividades on-line e presenciais. Além de reforçar o lugar do Sesc como um espaço que favorece o direito ao lazer, de forma ampla, plural, com respeito, cuidado e segurança para pessoas de todos os perfis.    

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.