
NESTE MÊS: EDIÇÃO ESPECIAL COP30, PROPOSTAS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO FRENTE AOS EFEITOS DA CRISE CLIMÁTICA; O LEGADO DO FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO; BANHO DE FLORESTA NA RESERVA NATURAL SESC BERTIOGA; COMO AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS TEMATIZAM AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS; A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA A CULTURA PAULISTANA; CONVERSAS COM NILSON GABAS JUNIOR E KÁTIA BRASIL; LEIA MAIS!
A nova edição da Revista E está no ar! Em NOVEMBRO de 2025, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção. Acesse pelos botões a seguir ou leia a edição de NOVEMBRO/25 da Revista E na íntegra.
A capa traz uma foto realizada na Reserva Natural Sesc Bertioga, que mostra o detalhe de uma folha com líquen. Condições ambientais específicas, como baixa luminosidade e alta umidade, favorecem o desenvolvimento de líquens, bioindicadores da qualidade do ar. Essas sucessões em que um organismo cresce por cima do outro caracterizam a vida na Mata Atlântica. Outras imagens do ensaio fotográfico estão disponíveis na seção Gráfica desta edição.
A primeira REPORTAGEM (Reinventar a cidade – LEIA AQUI) aborda como as propostas adotadas pela arquitetura e pelo urbanismo respondem à necessidade de adaptação das cidades frente aos efeitos da crise climática. Soluções baseadas na natureza, como iluminação e ventilação natural, são alguns exemplos de soluções implementadas.

Outra REPORTAGEM do mês (Planeta nas telas – LEIA AQUI) destaca produções audiovisuais com temáticas ambientais, que servem como espelho da urgência climática e plataforma para reflexões e perspectivas de futuro.

A convidado da ENTREVISTA deste mês (Em clima de COP30 – LEIA AQUI) é o diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Nilson Gabas Junior, que reflete sobre o significado desta COP para a agenda climática e para o Brasil, especialmente no território amazônico. Também compartilha bastidores do evento e aborda como instituições científicas nacionais, a exemplo da que dirige, têm contribuído com a mitigação das mudanças climáticas.

A seção BIO (Por trás da lentes – LEIA AQUI) traz o legado de Sebastião Salgado (1944–2025), cofundador do Instituto Terra. O fotógrafo brasileiro documentou, com sensibilidade e rigor, algumas das realidades mais marcantes do nosso tempo: o êxodo de refugiados de guerra, o corpo exausto dos trabalhadores das minas, os povos originários da Amazônia e as paisagens ainda intocadas em diferentes continentes. Suas imagens mesclam a crueza da vida com a beleza natural do que resiste.

No ENCONTROS desta edição (Projetar o amanhã – LEIA AQUI), conversamos com Eduarda Batista, articuladora ambiental em Belém do Pará, que integra a Rede Jandyras, iniciativa criada para fortalecer e ampliar a participação de mulheres no debate político das agendas ambientais. Arquiteta e urbanista de formação, Eduarda defende pautas como o direito à moradia digna, o fim da pobreza energética e a justiça climática.

A matéria GRÁFICA deste mês (Muitos tons de verde – LEIA AQUI) convida para um banho de floresta, em um passeio fotográfico pela Reserva Natural Sesc Bertioga. Localizada na zona urbana de Bertioga, litoral norte de São Paulo, a unidade de conservação de cerca de 60 hectares de Mata Atlântica revela a potência de uma das maiores biodiversidades do mundo e reforça a importância da preservação do bioma.

No DEPOIMENTO de novembro (Consciência ambiental em pauta – LEIA AQUI), a jornalista e cofundadora da agência de jornalismo independente Amazônia Real, Kátia Brasil joga luz para a urgência de novas abordagens midiáticas capazes de escutar a voz de lideranças indígenas e quilombolas. Envolvida com a cobertura de temas ambientais desde os anos 1990, Kátia aponta os desafios de colocar a crise climática no centro do debate.

A seção EM PAUTA desta edição da Revista E (Olhares sobre a crise climática – LEIA AQUI) traz reflexões sobre os efeitos das mudanças climáticas na infância e na velhice, a partir de artigos de professor titular de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médico geriatra Luiz Roberto Ramos, e o Gerente de Natureza do Instituto Alana, onde atua como estrategista e na área de advocacy para causas socioambientais e direitos das crianças, JP Amaral.

O INÉDITOS deste mês (Um soldadim – LEIA AQUI) traz uma história em quadrinhos (HQ) inédita de Paulo Bruno, artista visual cearense-caririense. Suas técnicas variam e se complementam entre desenho/pintura tradicional e digital. Em seu trabalho busca construir enredos a partir do cotidiano e das relações interpessoais.

O ALMANAQUE (SP da várzea – LEIA AQUI) apresenta um glossário para entender a importância dos rios e de suas áreas contíguas para a cultura da cidade. Descubra a importância dessa geografia na identidade paulistana: do futebol ao samba, das baixadas aos mercados e parques.

A Revista E traz, ainda, a seção DOSSIÊ (Encontro marcado com os esportes – LEIA AQUI), com alguns destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Em novembro, o Circuito Sesc de Esportes desembarca em 36 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo com uma programação para todos os públicos .

Por fim, a última página da Revista E traz a seção P.S., que encerra a publicação com um texto autoral produzido por um colega funcionário do Sesc São Paulo, cujo tema se relaciona ao de uma das reportagens da mesma edição. Em novembro, leia Arquitetura e rel(ações) sustentáveis, no qual Giuliana Pereira Agnelli Estrella fala sobre a arquitetura como um local de encontros. A autora é arquiteta e urbanista pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em crítica de cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mestra em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e que atua na Assessoria Técnica e de Planejamento do Sesc São Paulo.
A EDIÇÃO DE AGOSTO DE 2025 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de NOVEMBRO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Leia poemas inéditos de Rodrigo Garcia Lopes, ilustrados por Carcarah
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.