Confira o que é destaque na edição de JUNHO/23 da Revista E, que já está no ar!

01/06/2023

Compartilhe:

NESTE MÊS: COMO REPENSAR A VIDA NA CIDADE, INTEGRANDO O URBANO À NATUREZA? / ENTREVISTA SOBRE URBANISMO TÁTICO COM O MEXICANO ERIK CISNEROS / O CIRCO CONTEMPORÂNEO E SEU PODER DE ATRAIR O PÚBLICO ADULTO COM PAUTAS SOCIAIS E RACIAIS / OS MÚLTIPLOS TALENTOS DE CAROLINA MARIA DE JESUS. LEIA MAIS!

Leia a edição de junho/23 da Revista E na íntegra

Mais uma edição da Revista E está disponível! Em junho/23, leia reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção na publicação mensal do Sesc São Paulo.

Na CAPA, destaque para a obra Garden #6 (2003), do avaf (assume vivid astro focus), coletivo de artistas que, desde 2001, cria arte para confrontar códigos culturais e políticos através de uma superabundância de cores e formas. O trabalho faz parte da instalação interativa e imersiva alterações vividas absolutamente fantasiosas, em cartaz no Sesc Avenida Paulista com uma retrospectiva labiríntica dos 20 anos de atuação do coletivo.

Na primeira REPORTAGEM da edição (Florestar a mente – LEIA AQUI), propomos soluções biodiversas para repensar as maneiras de habitar os centros urbanos. Baseadas na natureza, iniciativas inovadoras possibilitam a integração do concreto e do asfalto com o verde, inspirando uma vida mais integrada com o meio ambiente. Aproveite para conhecer a programação do Festival Florestar, que neste mês oferece cursos, oficinas, debates e plantios nas unidades do Sesc.

Somos natureza. A integração da cidade com áreas verdes é um estm[iluo para a promoção da qualidade de vida no ambiente urbano. Fotos: Craig/Adobe Stock e Olena Sergienko/Unsplash.
Somos natureza: a integração da cidade com áreas verdes é um estímulo para a promoção da qualidade de vida no ambiente urbano. Fotos: Craig/Adobe Stock e Olena Sergienko/Unsplash.

Na segunda REPORTAGEM (Circo para gente grande – LEIA AQUI), celebramos a produção artística do circo contemporâneo, que amplia o público desta arte, atraindo também adultos. O encantamento para além das crianças se dá por meio de montagens e narrativas que repercutem temas sociais e raciais, questões de gênero, pluralidade de corpos e pautas ambientais. Aproveite para conhecer os destaques da programação da sétima edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, que será realizada entre 16 e 25 de junho, em 13 unidades do Sesc.

No monólogo King Kong Fran, a atriz Rafaela Azevedo interpreta uma palhaça que subverte o padrão feminino e provoca a plateia com temas tabu. Foto: Nanda Carnevalli.
No monólogo King Kong Fran, a atriz Rafaela Azevedo interpreta uma palhaça que subverte o padrão feminino e provoca a plateia com temas tabu. Foto: Nanda Carnevalli.

A ENTREVISTA (HumaniCIDADE – LEIA AQUI) convida o urbanista mexicano Erik Cisneros para uma conversa sobre a promoção da qualidade de vida nos centros urbanos por meio do urbanismo tático. Essa área de conhecimento propõe soluções eficientes, e de baixo custo, que interferem positivamente no entorno de áreas que sofrem com algum tipo de adversidade urbana e que, por isso, necessitam se tornar mais resilientes à violência, alagamentos e falta de mobilidade. Cisneros, que esteve no Brasil para o evento de lançamento do Dia do Desafio, e conversou com a Revista E diretamente do Sesc Belenzinho. Assista a um vídeo com trechos da Entrevista.

Captação de vídeo: Guilherme Barreto. Edição: Riff Produtora.

A seção BIO (Jóia rara – LEIA AQUI) celebra os múltiplos ofícios de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora do cultuado Quarto de despejo: diário de uma favelada, além de compositora, cantora e um dos principais nomes da cultura brasileira. Durante o texto, conheça o amplo leque de talentos que fizeram com que Carolina conseguisse fugir das estatísticas e se tornasse um fenômeno cultural. Também convidamos você a ouvir Bitita – as composições de Carolina Maria de Jesus (Selo Sesc, 2023), disco digital que recupera a extensa obra de Carolina.

Carolina Maria de Jesus em embarque para o Uruguai, no Aeroporto de Viracopos, em 1961. Foto: Estadão Conteúdo.
Carolina Maria de Jesus em embarque para o Uruguai, no Aeroporto de Viracopos, em 1961. Foto: Estadão Conteúdo.

O ENCONTROS desta edição (Tanto mar – LEIA AQUI) convida Alexandra Pinho, diretora do Instituto Camões, para falar sobre o reconhecimento das diversidades culturais que abraçam a língua portuguesa. Durante a conversa com a Revista E, Alexandra, que também é conselheira cultural na Embaixada de Portugal no Brasil, nos ensina a navegar pelo oceano de diversidades e convergências que fortalecem a conexão entre Brasil e Portugal. Ouça a conversa com Alexandra Pinho, em formato de podcast.

Bate-papo com Alexandra Pinho para o podcast do Encontros. Edição: Tiago Marinho (Vivarium Filmes)

A matéria GRÁFICA (Retratos de um povo – LEIA AQUI) propõe um passeio fotográfico pelas imagens de João Mendes e Afonso Pimenta, que há décadas registram a beleza da vida cotidiana de Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), uma das maiores comunidades do Brasil. Flagras de formaturas, festas de aniversário e bailes black são resultado de um trabalho de restauração do artista visual Guilherme Cunha, que também assina a curadoria da exposição Retratistas do Morro, em cartaz no Sesc Pinheiros.

Obra "Aniversário de 6 anos da Renatinha" (1988), de João Pimenta, compõe a mostra Retratistas do Morro, no Sesc Pinheiros.
Obra Aniversário de 6 anos da Renatinha (1988), de João Pimenta, compõe a mostra Retratistas do Morro, no Sesc Pinheiros.

O DEPOIMENTO de junho (O passado é uma canção – LEIA AQUI) investiga a poesia por trás das lentes do cineasta Sérgio Tréfaut. Diretor do documentário Paraíso (2021), que está disponível sob demanda no SescTV, o diretor fala conosco sobre sua relação com o Brasil e as maneiras pelas quais usa o cinema como instrumento para filmar o encontro entre vida e memória.  

O cineasta Sérgio Tréfaut, diretor do documentário Paraíso (2021), é o convidado da seção Depoimento de junho. Foto: Tiago Miranda.
O cineasta Sérgio Tréfaut, diretor do documentário Paraíso (2021), é convidado do Depoimento de junho. Foto: Tiago Miranda.

EM PAUTA na edição de junho (Mulheres do cinema brasileiro – LEIA AQUI), dois artigos celebram o pioneirismo das nossas primeiras cineastas do país, além de refletir sobre os desafios de ser mulher no audiovisual brasileiro. Enquanto Margarida Adamatti assina o texto “Panorama da trajetória das cineastas pioneiras do Brasil: de 1930 a 1959”, a também pesquisadora Carolinne Mendes da Silva é autora de “Representação e representatividade feminina no cinema brasileiro: de 1960 aos dias atuais”.

O INÉDITOS (Outro verão – LEIA AQUI) apresenta uma HQ de autoria da ilustradora e quadrinista Helô D’Angelo, que propõe um história sobre envelhecimento, beleza e insegurança.

Por fim, o ALMANAQUE (É dia de feira! – LEIA AQUI) convida você a passear pelas cores, sons e sabores de seis feiras de rua que, de terça a domingo, ocupam São Paulo, preservando a cultura da cidade. 

Atualmente, a capital paulista reúne quase mil feiras de rua, montadas de terça a domingo em todas as regiões da cidade. Foto: Adriana Vichi.
Atualmente, a capital paulista reúne quase mil feiras de rua, montadas de terça a domingo em todas as regiões da cidade. Foto: Adriana Vichi.

Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, conheça a ação Culturas em Trânsito (LEIA AQUI), que busca sensibilizar para a temática do refúgio por meio de atividades culturais. Além disso, programe-se para o curso online (e gratuito) Fotografia e cidade, conduzido por Cristiano Mascaro e disponível na plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo; visite A Feira do Livro, que acontece na Praça Charles Miller, no Pacaembu, com apoio cultural do Sesc; e assista à estreia da terceira temporada da série documental Superlibris, que chega ao SescTV com participações de nomes como Sergio Vaz, Dráuzio Varella, Mauricio de Souza e Arnaldo Antunes.

A EDIÇÃO DE JUNHO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JUNHO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.