Entre os dias 14 e 17 de junho, o Sesc São Paulo realiza mais uma edição da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A ação, que conta com uma programação especial nas unidades Campo Limpo e Piracicaba, é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/06), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e busca ampliar o debate sobre o envelhecimento digno em um país atravessado por desigualdades sociais e raciais.
Com o tema “Envelhecer como Direito para Todas as Pessoas”, a campanha deste ano se debruça sobre o envelhecimento da população negra, propondo uma escuta atenta e sensível às diferentes formas de viver a velhice no Brasil.
Tratada em diferentes perspectivas, nos artigos “População negra e envelhecimento: reflexões e memórias“, de autoria da Doutora em Psicologia Cida Bento, e “O envelhe-ser negro – sonhos ancestrais“, escrito pelo psicólogo e pesquisador Kwame Yonatan Poli dos Santos, a consciência coletiva sobre a importância do respeito, da valorização e da proteção das pessoas idosas – sobretudo as que enfrentam múltiplas vulnerabilidades – está no centro dos debates propostos na campanha.
Para Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo “é fundamental reconhecer que, em um país tão desigual como o nosso, pessoas negras idosas enfrentam ainda mais vulnerabilidades e omissões. Por isso, nossas ações buscam não apenas sensibilizar sobre a importância da prevenção das violências, mas também estimular o protagonismo, a autoestima e a participação social.”
Arte, escuta e diálogo
Na programação da semana, o destaque fica por conta do ator Antonio Pitanga, que, no dia 15, no Sesc Campo Limpo, e no dia 17, no Sesc Piracicaba, faz uma leitura dramática de textos teatrais, abordando o envelhecimento da população negra no Brasil.
Nas mesmas datas, cada unidade realiza um bate-papo sobre o envelhecer na diversidade, com convidados que atuam nas áreas da saúde, das ciências sociais e da cultura, promovendo reflexões sobre desigualdade, resistência e cuidado coletivo.
O compromisso do Sesc com a valorização da velhice
Desde 1963, o Sesc São Paulo desenvolve o Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), um programa que promove o bem-estar, o protagonismo e o respeito à diversidade nas experiências de envelhecimento. Ao longo de sua história, o TSPI vem ampliando o olhar sobre a longevidade e estimulando a convivência intergeracional, o fortalecimento de vínculos e a quebra de estereótipos.
“Ao defender o direito ao envelhecimento digno e pleno, o Sesc reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e o respeito às múltiplas experiências de velhice”, conclui Luiz Galina.
A Campanha de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa do Sesc São Paulo acontece de 14 a 17 de junho de 2025 e você pode saber mais em: sescsp.org.br/contraviolencia
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.