Experimenta! Comida, saúde e cultura chega à sua 9ª edição em todas as unidades do Sesc

02/10/2025

Compartilhe:

O projeto Experimenta! Comida, saúde e cultura acontece de 14 a 26 de outubro, em todas as unidades do Sesc, com mais de 180 atividades gratuitas, entre oficinas culinárias, vivências, encontros e palestras.

Compondo as celebrações em torno de 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, o projeto aborda a alimentação a partir de uma perspectiva transdisciplinar, tratando o comer como uma prática para além da ingestão de nutrientes. Ao integrar e dialogar com os diversos campos do conhecimento, convida as pessoas a conhecerem o universo da comida e suas interfaces associadas à saúde, cultura e sustentabilidade, por meio de sete eixos: “Comer é cultura”; “A saúde está na mesa”; “Diversidade no prato: sabores da natureza”; “Aqui se planta, aqui se come”; “Se está na época, tem na feira”; “Cozinhar é preciso”; e “Conexão comida”. 

Busca-se fomentar culturas alimentares saudáveis, sustentáveis e significativas, entendendo o comer como força estruturante de modos de vida, vínculos comunitários e cuidado com o planeta. Essa abordagem está no centro do trabalho que o Sesc desenvolve, trazendo o pensamento sobre as dimensões simbólicas, sociais, ambientais e de saúde que atravessam essa prática e que compõem sociedades mais solidárias, resilientes e conectadas com seus territórios e saberes.

Conheça alguns dos destaques da programação e participe!

No dia 14 de outubro, terça-feira, às 18h, o Sesc Pompeia recebe o evento de abertura da temporada. Na ocasião, o médico Drauzio Varella e a nutricionista Patricia Jaime, pesquisadora do NUPENS – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo ministram a palestra À mesa com o bem-estar, em que abordam a forma como as escolhas alimentares podem ser aliadas na construção de práticas que promovam a saúde.

Sesc 14 Bis apresenta a vivência Na Feira Também Tem! Oralidade e Saberes Gastronômicos, em que a chef e apresentadora Dani Lisboa promove a escuta e a partilha de histórias culinárias que serão reunidas em um livro coletivo de receitas e memórias. O Sesc Santo André realiza a oficina Comida que Sustenta Pessoas, o Planeta e a Felicidadeque propõe um bate-papo sobre como as escolhas alimentares impactam o planeta, a saúde e a cultura e convida o público a repensar o que coloca no prato, e por quê.

Sesc Consolação recebe a roda de conversa De Onde Vem a Comida Brasileira?, com a pesquisadora Patty Durães, a historiadora e escritora Camila Barraca Spolon e a professora de gastronomia Monica Dias. A atividade propõe uma viagem pelas origens da culinária brasileira, destacando as contribuições indígenas, africanas e de diferentes grupos de imigrantes.

No Sesc Belenzinho, a escritora Neide Rigo conduz a oficina Cozinha na Nossa Mão, que aborda a importância de consumir alimentos que estão nas melhores épocas e retirados da natureza.

No Sesc Casa Verde, a nutricionista Manoela Figueiredo conduz a vivência É fome e/ou vontade de comer?que reflete sobre os diferentes aspectos do comportamento alimentar. Já no Sesc Bom Retiro, a chef e autora Aline Chermoula apresenta Sabores do Quilombo: uma Viagem Culinária Afroinfantil, convidando o público infantil a descobrir sabores e histórias transmitidos por gerações em comunidades quilombolas brasileiras, em uma experiência lúdica e participativa.

No interior e litoral, o Experimenta! também marca presença, no Sesc Sorocaba, acontece a oficina O Que os Rótulos não Contam: Descobrindo o que (Realmente) Comemos, com Mariana Ribeiro, que ensina a interpretar as informações presentes nas embalagens, identificando ingredientes ultraprocessados, aditivos químicos e estratégias de marketing. O Sesc Santos realiza a oficina Biodiversidade de Ingredientes da Mata Atlântica, conduzida pelo chef Eudes Assis, que apresenta a diversidade de sabores que o bioma oferece.

Sesc Franca apresenta a oficina Jornada do Cacau ao Chocolate, uma experiência sensorial que percorre os caminhos do cacau do Sul da Bahia até a produção do chocolate, valorizando a cultura agroflorestal Cabruca. Já no Sesc Taubaté, acontece o bate-papo como desenvolver autonomia e responsabilidade alimentar, da infância a adolescência com a nutricionista Gabriela Kapim que aborda de forma prática, as escolhas e rotinas alimentares, saúde infantil a partir do prato, e como desigualdades sociais e econômicas influenciam no que é servido à mesa. O Sesc Campinas recebe Adriano Ribeiro, criador do canal Amo Pão Caseiro, para a Oficina de Base para Panificação Caseira, que explora os fundamentos da panificação artesanal com foco em processos simples, ingredientes acessíveis e técnicas que respeitam o tempo do preparo e o ritmo de quem aprende.


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.