
Quando foi a última vez que você preparou uma refeição completa para sua família, ou para você mesmo? Lembra se tinha muitos ultraprocessados nela? Você frequenta feiras públicas para comprar alimentos? Coloca uma música legal quando vai cozinhar? Consegue achar orgânicos acessíveis na sua cidade? Come sempre na rua porque não tem tempo, ou consegue se organizar para preparar o menu semanal?


São realmente muitas as questões que evolvem comida, saúde e cultura. Tantas, que muitas vezes não percebemos a complexidade de nossas escolhas e o que elas resultam a longo prazo. Citando a chef de cozinha, apresentadora e escritora Rita Lobo, “Cozinhar é como ler e escrever: todo mundo deveria saber.”
O tema é profundo e cozinhar é sim um ato político, pois transbordam nos pratos a nossa ancestralidade, os afetos e tradições familiares, os sabores e temperos regionais, a espiritualidade de um povo, a realidade econômica das famílias e até as políticas nacionais de meio ambiente.
VOCÊ SABIA? A cultura alimentar é considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, por estar ligada à identidade de um povo, transmitir saberes e tradições, e unir pessoas em torno de práticas como comensalidade. Um exemplo dessa cultura imaterial é a nossa paixão nacional, o pão de queijo mineiro. Os “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal”, foi uma expressão cultural alimentar reconhecida neste contexto como patrimônio pela UNESCO, em dezembro de 2024!
Para saborearmos um tema tão vasto, o Sesc Rio Preto recebe, mas uma vez o projeto institucional em rede “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, de 15 a 18 de outubro, que em sua 9ª edição estimula formas mais sensíveis e reflexivas de interação com o ambiente, fortalecendo vínculos com o território, os alimentos e os saberes locais. Essas diretrizes se concretizam por meio dos sete eixos norteadores do projeto: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida.
O Experimenta é um projeto que agrega valores às celebrações em torno de 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Nele, a alimentação é vista sob a ótica transdisciplinar, ou seja, uma prática que vai além da escolha nutricional, considerando fatores como sociedade, economia local, sustentabilidade, cultura etc. São tantos os aspectos elencados para aprofundar o rico diálogo do tema, que justamente por isso a programação em Rio Preto propõe formatos como bate-papo, oficina culinária, feira e intervenção sobre alimentação, todos ofertando atividades que identificam a alimentação como elemento central para a promoção da saúde individual e coletiva, ampliando o diálogo e a difusão de informações sobre os temas.
Sobre a programação da unidade
No dia 15 de outubro, quarta, às 19h, o Sesc Rio Preto propõe o bate-papo “Plantar, Colher e Comer – Os Saberes para uma Vida Saudável”, com Gilmar Mauro, produtor rural da Cooperativa Terra e Liberdade, e José Carlos, nutricionista. Um espaço de troca e diálogo sobre agroecologia, justiça social e alimentação como direito humano.
Nos dias 17 e 18 de outubro, acontece a “Feira Agroecológica”, com agricultores da região e uma variedade de alimentos produzidos sem químicos nocivos e com muito cuidado, a partir das 14h e 10h, respectivamente. Ainda nos dias 17 e 18, às 14h, a oficina “Micro verdes: A Horta de Bolso”, com a Casa da Horta, propõe a descoberta do universo dos micro verdes – pequenos vegetais cheios de sabor e poder nutricional – e as técnicas de como cultivá-los de forma simples.

Para finalizar a programação em Rio Preto, no dia 18, a intervenção artística “Tocameterra”, com o coletivo rio-pretense G.A.L. (grupo de apoio à loucura), Inspirada na canção “Cio da Terra”, a apresentação propõe uma vivência poética em torno do ciclo do alimento, da escuta da terra e dos gestos de cuidado que sustentam a vida.
As atividades são gratuitas, abertas ao público geral (comerciários ou não), com lugares limitados e algumas têm distribuição de senhas gratuitas 30 minutos antes.
SERVIÇO – Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
De 15 a 18 de outubro de 2025 - em Rio Preto Programação completa disponível em sescsp.org.br/experimenta
Sesc Rio Preto
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal
Horário de Funcionamento: Ter a Sex, das 13h às 22h. Sáb, dom e feriados, das 9h30 às 19h.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.