Na pauta, música de concerto 

18/08/2023

Compartilhe:

Durante o mês de julho, ainda como parte da programação do Projeto Centro em Concerto, do Sesc Carmo, as igrejas deram lugar ao ambiente virtual e a música deu lugar ao debate.  
 
Ampliando discussões que permearam a montagem da temporada “Música Hoje”, os encontros on-line, transmitidos pelo canal do Sesc Carmo no Youtube, foram mediados pela jornalista Camila Fresca que, em 2023, assina a curadoria do projeto.  

As mulheres na música de concerto e popular 

Com a participação de Fabiana Cozza e Luisa Aguillar, o primeiro bate-papo cruzou experiências de duas artistas da voz da música popular e da música de concerto, compreendendo alguns dos elementos que permeiam a atuação profissional das mulheres no mercado musical brasileiro nos dias de hoje.

O trabalho do compositor contemporâneo

Silvia Berg e Juliana Ripke foram as convidadas do segundo bate-papo realizado pelo Sesc Carmo. Durante o encontro, elas falaram um pouco sobre os processos criativos, assim como o desenvolvimento de obras encomendadas, comissões e questões de financiamento. 

A presença negra na música de concerto

Quando se fala na história da música brasileira, é inegável a importância e a centralidade das expressões afrodiaspóricas e do trabalho de artistas, grupos e movimentos negros para a constituição das diversas correntes, cenas, estilos e identidades que a compõem. Quando se fala em música de concerto, contudo, a presença e o reconhecimento de artistas e compositores negros ainda é alvo de disputa e este foi o cerne do terceiro debate, realizado com a participação de Edna D’Oliveira e Marcos Aragoni.

Música de câmara no Brasil de hoje

Há espaço suficiente para a circulação de grupos independentes, não ligados a nenhuma instituição? Essas foram algumas das reflexões apresentadas a Claudia Toni, Joachim Emidio e Rodrigo Prado no quarto e último bate-papo da temporada. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.