Sesc Carmo leva a música de concerto às igrejas do centro

14/08/2023

Compartilhe:

No decorrer de 2023, seis igrejas centenárias e que integram o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade foram palco e ajudaram o Sesc Carmo a apresentar um pouco do que é a música de concerto na contemporaneidade.   

Iniciada em março deste ano, a temporada “Música Hoje”, do projeto Centro em Concerto, passou pelo Santuário de São Francisco, pela Igreja São José de Anchieta, pela Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Cripta da Catedral da Sé, Igreja de Santo Antônio e pela Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados. 

“Espaço Acústico, Espaços Simbólicos – Seguindo a intenção de desdobrar os sentidos – materiais e simbólicos – da fruição sonora, o projeto propõem uma abordagem ambivalente quanto ao concerto. Se por um lado realiza as apresentações em lugares centenários, que remetem ao passado, por outro, aventa uma perspectiva inovadora ao trazer obras atuais” – Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do Sesc São Paulo). 

Com a curadoria da jornalista Camila Fresca, que é doutora em musicologia e pesquisadora especializada na música de concerto, as apresentações deste ano têm alternado entre jovens em início de carreira e artistas experientes. Além disso, todos os concertos contam com ao menos uma obra de autoria feminina, assim como uma composição de um artista contemporâneo.  

“Se a música de concerto e a arquitetura das igrejas trazem em comum a ideia de tradição e permanência, a série Centro em Concerto: Música Hoje quer contrastar este aspecto, abordando questões contemporâneas que não podem passar ao largo da atividade musical”, apontou a curadora. 

MARÇO – A música de nossos dias pela nova geração

A estreia da temporada, no dia 21 de março, aconteceu no Santuário São Francisco, localizado no largo de mesmo nome, ao lado da Igreja de São Francisco das Chagas e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.  

O templo foi o palco do concerto “A música de nossos dias pela nova geração”, que contou com um recital do jovem Trio Girassol, seguido pela apresentação do ainda mais jovem Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli

ABRIL – A voz masculina na música coral de ontem e hoje

No dia 18 de abril, o Centro em Concerto ocupou a Igreja São José de Anchieta, no Pateo do Collegio, com o espetáculo “A voz masculina na música coral de ontem e hoje”, apresentado pelo coro masculino do Coral Paulistano. Com a regência da maestrina Maíra Ferreira e de Isabela Siscari, o grupo do Teatro Municipal de São Paulo apresentou um repertório que, além de um panorama histórico com algumas das diversas interpretações e compreensões sobre o lugar da voz masculina nos corais, abordou desde composições do início do século XX até os dias de hoje.

MAIO – Homenagem a Almeida Prado

A terceira apresentação da temporada aconteceu em uma igreja que, assim como a Unidade também está localizada na Rua do Carmo: a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte. No dia 16 de maio, o templo, que atualmente é o único da cidade a permanecer aberto ao público 24 horas por dia, recebeu um trio formado por Manuela Freua (voz soprano), Eliane Tokeshi (violino) e Marcos Aragoni (piano), para a apresentação de um repertório que homenageava e dialogava com a obra do compositor brasileiro José Antonio Rezende de Almeida Prado. 

JUNHO – O piano no romantismo, no modernismo e na contemporaneidade

Para encerrar o semestre e, com ele, a primeira parte do projeto Centro em Concerto – Música Hoje, em 13 de junho Cristian Budu, um dos mais reconhecidos pianistas brasileiros das últimas décadas, esteve na Cripta da Catedral Metropolitana de São Paulo trazendo um repertório que, com peças de Chopin, Nininha Velloso Guerra e Philip Glass, apresentou um panorama da presença do piano solo na música de concerto romântica, moderna e contemporânea. 

AGOSTO – A versatilidade do clarinete: de Bach ao século XXI

Iniciando o segundo semestre com uma apresentação na Igreja Santo Antônio, considerada a mais antiga entre as igrejas remanescentes de São Paulo, o TrioTriz realizou o seu concerto em 22 de agosto. Os músicos Luca Raele (clarinetas e corno di bassetto), Daniel Oliveira (clarinetas e clarone) e Diogo Maia (clarinetas e clarone) apresentaram um programa com arranjos que foram de Bach a Maria Beraldo, passando por peças de Debussy, do próprio Luca Raele, entre outros compositores.  

Trio Triz (Foto: Fagner Gentileza)

SETEMBRO – Homenagem a Lili e Nadia Boulanger 

Dando sequência à nossa série de apresentações, no dia 12 de setembro, uma formação inédita prestou homenagem às compositoras francesas Lili e Nadia Boulanger na Igreja São José de Anchieta. O grupo, composto por Marilia Vargas (soprano), Liuba Klevtsova (harpa), Elisa Freixo (órgão) e o quarteto de cordas com Paulo Galvão (violino spalla), Gabriel Géglio (violino), Victor Enzo (viola) e Marcos Mota (violoncelo), presenteou o público com um repertório que incluiu obras de Villa-Lobos, Caroline Shaw e composições das próprias irmãs Boulanger 

OUTUBRO – Da tradição italiana às raízes brasileiras ao som do violino e violão 

Em outubro, na terça-feira, dia 17, a Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados foi cenário para o Duo Ana de Oliveira (violino) e Sérgio Raz (violão) apresentarem um repertório que incluiu obras da tradição italiana às raízes brasileiras. O concerto teve como abertura a obra de Vivaldi, prosseguida pela peça de Niccolò Paganini, tido por muitos como o maior violinista de sua época. Alternando a sonoridade bem característica para a obra dos compositores brasileiros, o duo executou obras do carioca Guerra-Peixe, o trabalho autoral do próprio Sérgio Raz e finalizou com uma suíte de três movimentos de Clarice Assad.

NOVEMBRO – Música Hoje: A produção vibrante do nosso tempo 

NOVEMBRO – Música Hoje: A produção vibrante do nosso tempo  

E no dia 22 de novembro, quarta-feira, a igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco foi o local para encerramento da temporada 2023 do Centro em Concerto. O Trio Girassol, formado por Luisa Aguilar (soprano), Joachim Emidio (percussão) e Rodrigo Prado (violoncelo), fez um espetáculo voltado a compositores vivos, sendo que metade das obras foi composta por uma mulher, a compositora convidada Silvia Berg. A apresentação também contou com a participação especial da Fabiana Sousa (concertista de castanholas).  

Agora, convidamos você para aguardar nossa temporada de 2024, com mais momentos musicais memoráveis e novas perspectivas para a Música de Câmara. Nos vemos por lá!  

Siga as redes sociais do Sesc Carmo ou acompanhe a programação do projeto em sescsp.org.br/centroemconcerto

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.