NOVA REVISTA E

01/11/2022

Compartilhe:

Leia a edição de novembro/22 da Revista E na íntegra

Criada há 28 anos e distribuída gratuitamente nas unidades do Sesc São Paulo, publicação aborda pautas socioculturais em reportagens, artigos, entrevistas e textos literários

A edição de novembro da Revista E marca também seu retorno em versão impressa. Criada em 1994 e distribuída gratuitamente nas unidades do Sesc São Paulo, a publicação vem com nova identidade visual, com tamanho ampliado e com soluções visuais que facilitam a leitura e promovem a apreciação estética. O novo projeto editorial da Revista E foi desenvolvido pela equipe de Comunicação do Sesc e projeto gráfico foi elaborado pela agência Nortearia, dos designers Bruno Thofer e Larissa Ohori.

Para celebrar o relançamento da Revista E, o Sesc São Paulo estará na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, com a mesa de debate Cultura e Jornalismo Cultural, no dia 26/11, no espaço Casa Edições Sesc. O bate-papo será conduzido pelos jornalistas Jotabê Medeiros (Roberto Carlos: Por isso essa voz tamanha, Todavia, 2021) e Patricia Palumbo (Vozes do Brasil: entrevistas reunidas, Edições Sesc São Paulo, 2019). A mediação é de Isabelle Moreira Lima, editora executiva da Gama Revista, e a apresentação é Adriana Reis Paulics, editora da Revista E. 

Com periodicidade mensal, a Revista E discute temas ligados à cultura, à comunicação, à saúde e ao bem-estar, com reportagens, artigos, entrevistas e textos literários. É destinada a informar seu público sobre as atividades realizadas pelo Sesc, bem como a criar vínculo e diálogo com os leitores, numa ação permanente de mediação cultural.

Em abril de 2020 o Sesc suspendeu temporariamente a impressão da Revista E, em razão da Covid-19. Em sua versão digital, a publicação foi ampliada com conteúdo multimídia, com vídeos, áudios, álbuns de fotos e links que expandem a experiência de leitura da publicação. Está disponível no portal do Sesc São Paulo (www.sescsp.org.br/revistae) e também no aplicativo Sesc SP, gratuito para tablets e celulares, além de marcar presença nas redes sociais Facebook e Instagram.

“Originalmente criada para organizar a divulgação da programação mensal do Sesc São Paulo, a Revista E foi ampliando seu conteúdo editorial ao longo dos anos, e cresceu em número de páginas e alcance de público. A consolidação da internet e das mídias digitais permitiram que outros suportes fossem pensados e disponibilizados”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. “Isso significa dizer que, além de informar, é uma proposição que se dedica a ampliar repertórios, provocar o olhar, estimular apreciação estética e a pluralidade de ideias”, completa.

Na edição de novembro, a Revista E discute acessibilidade em museus, a potência da criação processual e coletiva nas artes cênicas e os 10 anos da Lei de Cotas, além de trazer um perfil de José Saramago, um depoimento de Gilberto Gil e um passeio visual pelo legado de Gianni Ratto. A revista impressa pode ser retirada em qualquer unidade do Sesc em São Paulo. A versão digital está publicada no portal, com nova edição a cada início de mês.

Informações: revistae@sescsp.org.br

A EDIÇÃO DE NOVEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, discutimos a acessibilidade em museus e espaços expositivos. Para além de uma arquitetura acessível, instituições culturais apostam em recursos táteis, auditivos e visuais para ampliar a fruição e acolher públicos cada vez mais diversos. Conheça as políticas de acessibilidade de espaços como a Pinacoteca, Museu do Ipiranga, Museu do Futebol e unidades do Sesc São Paulo.

Além disso, a Revista E de novembro/22 traz outros conteúdos: uma reportagem que destaca a potência da criação coletiva e processual nas artes cênicas; uma entrevista com Eliseth Leão, que defende que a conexão com a natureza ajuda na manutenção da nossa saúde; um depoimento de Gilberto Gil, que se reiventa aos 80 e compartilha conosco memórias, vivências e inspirações; um passeio por croquis, desenhos de cenografia e fotos de palco que celebram o legado do italiano Gianni Ratto; um perfil de José Saramago (1922-2010), escritor português que faria um século de vida; um encontro com a diretora e dramaturga Joana Craveiro, da companhia portuguesa Teatro do Vestido; um roteiro por 5 espaços no estado de SP adornados por azulejos; um texto inédito da prosadora mineira Cidinha da Silva; e dois artigos que fazem um balanço sobre os 10 anos de criação da Lei de Cotas.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

NOVIDADE! Você também pode retirar a sua Revista E, gratuitamente, em uma das unidades do Sesc. A partir de novembro de 2022, ela volta a ser impressa e distribuída em todo o estado de São Paulo, com novo projeto gráfico e editorial. Conheça mais sobre a nova Revista E.

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de NOVEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.