Espetáculos demonstram a potência da construção coletiva e processual no teatro

01/11/2022

Compartilhe:

Leia a edição de novembro/22 da Revista E na íntegra

Projetos do sesc sp resultam na criação de dois espetáculos que propõem revisões sobre narrativas oficiais da história do BRASIL

Por Luna D’alama

Após meses de seleção, ensaios e atividades formativas, como vivências, oficinas e workshops, estreiam, em novembro, dois espetáculos inéditos idealizados pelo Sesc São Paulo: Uma Leitura dos Búzios, no Sesc Vila Mariana, e amazonias: ver a mata que te vê [um manifesto poético], no Sesc Pinheiros. Com temporada prevista até o início de 2023, esses projetos são coletivos, processuais, têm elencos com perfis diversos, além de enredos com temáticas ambientais e históricas que descortinam os modos de habitar o Brasil hoje. 

amazonias traz discussões abrangentes e urgentes, como as mudanças climáticas, a ameaça aos povos originários e o crescimento das populações urbanas. A floresta não é só um recurso natural, mas um lugar de vida, do sagrado”, explica Sergio Luis Venitt de Oliveira, assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo. Já Uma Leitura dos Búzios se inspira na Conjuração Baiana (1798-1799), uma das muitas rebeliões pela independência do Brasil durante o período colonial, a exemplo da Inconfidência Mineira (1789-1792). 

JOGANDO OS BÚZIOS

Também chamado de Revolta dos Alfaiates ou dos Búzios, o levante ocorrido em Salvador se inspirou nos ideais da Revolução Francesa (1789-1799) e da Independência do Haiti (1791-1804). “Envolveu as classes proprietárias, médias e a população subalternizada, incluindo muitos escravizados e alforriados [com reivindicações diversas, que iam desde o descontentamento com a alta carga de impostos cobrada pela Coroa portuguesa até a falta de liberdade comercial, a escravização e a mudança da capital para o Rio de Janeiro em 1763]. Nesse musical, propomos uma leitura, ou seja, uma versão atual dos Búzios. Vamos tocar em questões como as desigualdades sociais, o racismo e o apagamento histórico do povo negro”, destaca Oliveira. 

A Conjuração Baiana ficou mais conhecida como Revolta dos Búzios, porque seus integrantes levavam um búzio de Angola na corrente do relógio de bolso, para se reconhecerem. “Além de propormos uma leitura desse evento histórico, os búzios, no candomblé e na umbanda, fazem a leitura do nosso destino, dos caminhos futuros – daí o duplo sentido do título. Blocos afro de Salvador, como Ilê Aiyê e Olodum, apropriaram-se desse acontecimento como uma bandeira de rebeldia, de ancestralidade e de necessidade de criação de referências negras na história do Brasil”, conta o diretor artístico Márcio Meirelles.

A seleção para a composição do elenco foi aberta em julho, no portal do Sesc São Paulo, e 547 estudantes e profissionais do teatro participaram, enviando vídeos com uma minibiografia e um relato sobre experiências e expectativas. Desse total, 128 foram escolhidos e divididos em quatro grupos para participar de uma oficina realizada a partir do início de agosto. 

Para o coro geral do espetáculo, ficaram 17 inscritos, que formam um grupo heterogêneo ao lado dos dez artistas e três músicos convidados. A rotina de ensaios levou quase três meses, de terça a sábado, sete horas diárias, incluindo práticas de voz, movimentos, gestos, danças, percussões e expressões corporais. “São pessoas diversas, inclusive no sentido etário: pessoas de 20 a mais de 60 anos. Resolvemos fazer a montagem em São Paulo para nacionalizar essa luta numa cidade construída essencialmente por nordestinos”, enfatiza Meirelles, dramaturgo do Teatro Vila Velha, criador do Bando de Teatro Olodum e autor da Trilogia do Pelô (1991-1994), que inspirou o filme Ó Paí, Ó (2007), protagonizado pelo ator Lázaro Ramos.

Segundo o diretor, que também é cenógrafo, figurinista e foi secretário de Cultura da Bahia entre 2007 e 2010, a Revolta dos Búzios é um dos movimentos de resistência fundadores da nação brasileira, e será abordada no espetáculo sob os pontos de vista político, econômico e social. “Toda essa história serve de base para falarmos do país agora, sobre desigualdade e liberdade. Recortamos fragmentos desse período que é muito complexo. As mulheres participantes, por exemplo, não aparecem nos registros, foram invisibilizadas. Por isso, o texto tem autoria de Mônica Santana e é contado por quatro narradoras, a partir do olhar delas”, destaca. 

A equipe técnica do núcleo de criação do espetáculo Uma Leitura dos Búzios é composta por Alysson Bruno (percussão e direção musical), Cristina Castro (direção coreográfica), Eliseu Correa (dança e coreografia), Gustavo Melo Cerqueira (coordenação de pesquisa), João Milet Meirelles (composição e direção musical), Roberta Estrela D’Alva (oficinas de corpo e voz) e Tainara Cerqueira (dança afro e coreografia)

MANIFESTO CÊNICO 

Além de ser um processo artístico e criativo, como Uma Leitura dos Búzios, o espetáculo amazonias: ver a mata que te vê [um manifesto poético] foi concebido como um projeto pedagógico e social, com um olhar voltado para jovens diversos em pensamentos, atuações e territórios onde vivem. O trabalho, que tem direção de Maria Thaís, pesquisadora do Museu Paulista (Museu do Ipiranga) e professora aposentada do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), discute como as transformações ambientais do planeta atingem a população brasileira e como elas resvalam para as questões da sociabilidade. Mostra, ainda, como os desafios dos indígenas hoje não são apenas amazônicos, visto que há povos originários residentes em todo o país, incluindo localidades de São Paulo, como o Pico do Jaraguá, Parelheiros e o litoral sul.

“Chamo o espetáculo de manifesto cênico e falamos em amazonias, no plural, porque não podemos nos referir à floresta e ao bioma como uma coisa única, como se fosse um estado. Esses ecossistemas atravessam oito países [Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana e Suriname] e um território ultramarino [Guiana Francesa]. Precisamos desconstruir a idealização que fazemos da região e da mata, pois é isso que contribui para a exploração e a destruição. Nessa natureza, coabitam povos diversos e culturas milenares, saberes e fazeres tradicionais e urbanos”, ressalta Maria Thaís. 

A seleção para essa ação formativa e artística teve início em abril, com um chamamento no portal e nas redes sociais do Sesc São Paulo. Dos 164 inscritos, foram selecionados 40 – dos quais 35 permanecem no grupo, que também concentra artistas da região amazônica. Entre eles, há ainda três indígenas paulistanos. Ensaios e atividades complementares são realizados desde maio, de terça a sábado, sete horas por dia. Todos são acompanhados por uma equipe de consultores. “Nosso processo é circular, pois permite que enxerguemos uns aos outros. Estamos construindo uma encenação coletivamente”, explica a diretora. 

O projeto, cujo subtítulo é: ver a mata que te vê, levanta questionamentos como: “Será que o Sudeste se pergunta como a floresta nos vê? E daqui? O que a gente vê?”; “Conseguimos enxergar as forças, potências, culturas e a contínua invasão?”. “Nessa rede de palavras e de cantos e danças – rap, funk, carimbó, poesia e tambores amazônicos –, estamos construindo um imaginário e lidando com o que esses jovens são. Porque a Amazônia, assim como eles, também é periférica, e tão violenta quanto o que vemos na cidade de São Paulo. Ao estabelecermos paralelos entre eles e nós, ao sermos aliados nessas lutas, e servirmos de microfone para tantos povos, vislumbramos possibilidades de olhar para o passado e para o futuro”, defende a diretora, nascida em Piritiba (BA) e que há 22 anos fundou a Cia. Teatro Balagan, na capital paulista.

Cantora Virgínia Rodrigues (à frente) integra o elenco de Uma Leitura dos Búzios, no Sesc Vila Mariana

LUGAR DE ENCONTRO

Segundo Sergio Oliveira, embora abordem temas distintos, os dois projetos priorizam, em seus processos criativos, a diversidade de culturas, de gêneros, etnias, corpos, origens e experiências. “São processos bem diferentes entre si, mas há aproximações nas criações e nos ambientes cênicos. Em um laboratório teatral, as hierarquias se relativizam e todos podem trocar e contribuir para que essa expressividade seja um acontecimento poético e democrático. Isso porque a poesia não surge do nada: é fruto de muito trabalho, leituras e construção de sonoridades”, analisa.

O assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo destaca ainda a tradição, no Brasil, de grupos teatrais colaborativos e horizontalizados, a exemplo do Teatro Oficina, Teatro da Vertigem, Os Satyros, Parlapatões, Clowns de Shakespeare, Grupo Tapa e Galpão, entre outros. “O teatro é um lugar da coletividade, que agrega várias pessoas em torno de uma criação artística”, complementa. 

Processos criativos 

Montagens amazonias: ver a mata que te vê [um manifesto poético] e Uma Leitura dos Búzios estreiam nos palcos do Sesc São Paulo neste mês

A fim de desestruturar a teoria do brasileiro cordial, levantar questões de raça e de classe varridas para debaixo do tapete social e dar visibilidade a figuras históricas que participaram de processos coletivos de independência do Brasil, o Sesc Vila Mariana apresenta, entre 18/11 e 29/01 de 2023, o musical Uma Leitura dos Búzios, com direção artística de Márcio Meirelles. Já a montagem amazonias: ver a mata que te vê [um manifesto poético], dirigida por Maria Thaís, estreia no Sesc Pinheiros dia 25/11, com temporada até 12 de fevereiro de 2023.

Ambos os projetos têm uma grande força no processual, e a riqueza deles está justamente na perspectiva de dialogar com o nosso passado e futuro e de tensioná-los, mostrando as histórias que a História não conta. “Os dois espetáculos dialogam com a missão do Sesc São Paulo que, ao longo de sua história, tem sido um profícuo ambiente de processos criativos em artes cênicas. Muitas são as iniciativas e os laboratórios de incentivo à criação e à formação de artistas e pessoas, constituindo-se como espaços de construção da democracia e de uma sociabilidade ética e responsável”, destaca Rosana Cunha, gerente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo. 

Na visão de Rosana, tanto Amazônias quanto Uma Leitura dos Búzios são territórios vivos de pesquisa, que possibilitam expressões de pluralidade e singularidade. “O foco desses projetos está na permanente transformação e no desenvolvimento das pessoas, a partir de práticas e expressões artísticas, considerando conhecimentos e valores estéticos, éticos, historiográficos, políticos e identitários da cultura brasileira”, finaliza.


Ensaio do espetáculo amazonias: ver a mata que te vê [um manifesto poético], em cartaz a partir de 25/11, no Sesc Pinheiros

VILA MARIANA

Uma Leitura dos Búzios

De 18/11/2022 a 29/01/2023

Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo

www.sescsp.org.br/vilamariana


PINHEIROS

amazonias: ver a mata que te vê [um manifesto poético]

De 25/11 a 12/02/2023

Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo

www.sescsp.org.br/pinheiros

A EDIÇÃO DE NOVEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, discutimos a acessibilidade em museus e espaços expositivos. Para além de uma arquitetura acessível, instituições culturais apostam em recursos táteis, auditivos e visuais para ampliar a fruição e acolher públicos cada vez mais diversos. Conheça as políticas de acessibilidade de espaços como a Pinacoteca, Museu do Ipiranga, Museu do Futebol e unidades do Sesc São Paulo.

Além disso, a Revista E de novembro/22 traz outros conteúdos: uma reportagem que destaca a potência da criação coletiva e processual nas artes cênicas; uma entrevista com Eliseth Leão, que defende que a conexão com a natureza ajuda na manutenção da nossa saúde; um depoimento de Gilberto Gil, que se reiventa aos 80 e compartilha conosco memórias, vivências e inspirações; um passeio por croquis, desenhos de cenografia e fotos de palco que celebram o legado do italiano Gianni Ratto; um perfil de José Saramago (1922-2010), escritor português que faria um século de vida; um encontro com a diretora e dramaturga Joana Craveiro, da companhia portuguesa Teatro do Vestido; um roteiro por 5 espaços no estado de SP adornados por azulejos; um texto inédito da prosadora mineira Cidinha da Silva; e dois artigos que fazem um balanço sobre os 10 anos de criação da Lei de Cotas.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

NOVIDADE! Você também pode retirar a sua Revista E, gratuitamente, em uma das unidades do Sesc. A partir de novembro de 2022, ela volta a ser impressa e distribuída em todo o estado de São Paulo, com novo projeto gráfico e editorial. Conheça mais sobre a nova Revista E.

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de NOVEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.