Obra de ORLAN é celebrada com exposição e livro autobiográfico

31/08/2023

Compartilhe:

ARTISTA FRANCESA É RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE PELO USO DO PRÓPRIO CORPO COMO ARTE EM OBRAS COMO AUTOHIBRIDIZAÇÕES E “OPERAÇÕES CIRÚRGICAS PERFORMATIVAS”.

Leia a edição de setembro/23 da Revista E na íntegra

Depois de dedicar quase seis décadas à produção de arte contemporânea, a francesa ORLAN – que ficou famosa mundo afora pelo uso do próprio corpo como obra – é celebrada em duas programações do Sesc São Paulo: uma mostra de arte e o lançamento de uma autobiografia. Disponíveis ao público a partir deste mês, ambos os projetos destacam a força criativa de uma artista cujo repertório questiona padrões de beleza e tem como temas o feminino, as hibridizações, DNA, biotecnologias, inteligência artificial e robótica.

A exposição Tornar-se ORLAN, em cartaz no Sesc Avenida Paulista de 2 de setembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024, apresenta uma retrospectiva da vasta e variada carreira da artista, cuja primeira criação data de 1964. Inédita na América do Sul, a mostra, com curadoria de Alain Quemin e Ana Paula C. Simioni, reúne obras fotográficas, além de vídeos e esculturas que revelam a íntima ligação da potência artística com o processo de empoderamento de ORLAN. É também a primeira vez que a obra L’ORLANoïde (2018) – um robô com aparência meio humana, meio máquina, e desenvolvido com inteligência artificial – será exposta fora da França.

“A obra de ORLAN é importante (…) pela sua irreverência, provocatividade e tensionamento dos limites artísticos, morais e fundamentalmente do corpo pela perspectiva do gênero”

Laís Jesus, técnica de programação do Sesc Avenida Paulista

Laís Jesus, técnica de programação do Sesc Avenida Paulista, conta que a obra de ORLAN “é importante para gerações de artistas da performance e das artes do corpo desde os anos 1960,pessoas que se influenciam pela sua irreverência, provocatividade e tensionamento dos limites artísticos, morais e fundamentalmente do corpo pela perspectiva do gênero”.

Para conhecer a trajetória de ORLAN, as Edições Sesc São Paulo lançam, dia 6 de setembro, o livro autobiográfico ORLAN – Strip-tease: tudo sobre minha vida, tudo sobre minha arte (2023). A partir de um relato pessoal, uma confissão generosa, a artista francesa desnuda a própria vida, contando histórias desde sua infância em Saint-Étienne, seus amores, dissabores, traumas e os bastidores da carreira, tanto na cena francesa quanto internacionalmente.

Saiba mais sobre a exposição e conheça a autobiografia de ORLAN.

A EDIÇÃO DE SETEMBRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

LEIA AQUI a edição de SETEMBRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Leia na íntegra a Revista E de setembro/23
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.