470 anos de mão na massa: exposições e oficinas no Sesc para aproveitar no aniversário de São Paulo

19/01/2024

Compartilhe:

São Paulo acontece no coração das pessoas de muitos jeitos diferentes. Seja no acelerado café-com-pão que dá ritmo à imagem de locomotiva do Brasil ou na melancolia das suas garoas, a capital paulista chega, neste dia 25 de janeiro, aos seus 470 anos de histórias tão variadas e pulsantes quanto suas gentes.
E, para celebrar este marco, a cidade do trabalho descansa — no feriado, há atrações culturais gratuitas por diferentes bairros, incluindo palcos montados pela prefeitura e programações especiais nas unidades do Sesc São Paulo.

Para quem quer incluir as artes visuais no roteiro, apresentamos aqui algumas oficinas e exposições de arte gratuitas para aproveitar em unidades do Sesc SP na capital, todas livres a todos os públicos, de crianças a adultos.


Oficinas

Ilustra aí! Estéticas do centro de São Paulo
Sesc 24 de Maio

Esta oficina de desenho, realizada com o ilustrador Adriano Rampazzo, abordará a estética padrão dos bares e lanchonetes do centro da cidade como ponto de partida para a criação de uma narrativa ficcional, ambientada em um boteco típico brasileiro.
Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Sala de oficinas no 6º andar do Sesc 24 de Maio
Quando: 25/1, das 14h às 17h
Endereço: R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo

Laboratório de experimentações gráficas: Reimaginando São Paulo
Sesc Avenida Paulista

Oficina orientada por educadores de tecnologias e artes, destinada ao público iniciante e aos já iniciados no universo das artes gráficas. A vivência é destinada àqueles que desejam conhecer, criar e compartilhar o fazer artístico em linguagens e técnicas diversas, tendo a cidade de São Paulo como inspiração para a produção de imagens fantásticas.

Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Sala de Tecnologias e Artes no 4 º andar do Sesc Avenida Paulista
Quando: 25/1, em duas sessões: das 10h30 às 12h3 e das 14h30 às 16h30
Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo

Criando Meu Primeiro Game
Sesc Belenzinho

Nesta oficina com Francisco Arlindo Alves, educador de Tecnologias e Artes, os participantes são convidados a explorarem, de modo introdutório, as possibilidades de criação de games e animações de modo fácil e lúdico por meio da ferramenta Scratch, criada com fins educativos pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Serão apresentados conceitos básicos sobre animação e programação.

Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Espaço de Tecnologias e Artes no Sesc Belenzinho
Quando: 25/1, das 14h às 18h
Endereço: R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo 

LARP – Os Bambas contra Tira Graça
Sesc Casa Verde

foto: Thomaz Barbeiro

LARP é um tipo de jogo que se assemelha a um teatro de improviso. Cada participante recebe um personagem e age de improviso em uma história compartilhada com os demais jogadores, e de forma colaborativa contribuem para o desenvolvimento e desfecho da história. Neste enredo, guiado pela Confraria das Ideias, o carnaval ainda não havia começado, e todas as alegrias, cores, músicas e danças de-sa-pa-re-ce-ram.

Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Sala 1 de Manualidades no Sesc Casa Verde
Quando: 25/1, em duas sessões: das 11h30 às 12h30 e das 14h às 15h
Endereço: Av. Casa Verde, 327 – Jardim São Bento, São Paulo

Bonecas Diversão Garantida
Sesc Santana

Nesta oficina com Andreia Kusaba, artesã e especialista em história da arte, as crianças podem adereçar brinquedos como bonecas, asas de borboleta e cavalinhos de pau. Além disso, recebem as peças internas da maleta (colchão, travesseiro, cabide e varal para pendurar roupinhas) e, além disso, plantam flores em um vasinho.

Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Espaço de Tecnologias e Artes no Sesc Santana
Quando: 25/1, das 15h às 18h
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana, São Paulo


Exposições

Constelação Celestina
Sesc 14 Bis

Fotografia mostra uma mulher de costas visitando a exposição Consteleção Celestina. Em primeiro plano, há uma fotografia em preto e branco de um homem negro.
Exposição Constelação Celestina, no Sesc 14 Bis. Foto: Fernanda Baldo

A exposição apresenta fotografias de Wagner Celestino, fotógrafo negro e periférico nascido em 1952 na zona Leste paulistana. Seus registros revelam trabalhadores, artistas e ritos culturais e religiosos que enaltecem a beleza e a memória da população afrodescendente. São registros em preto e branco de alto contraste, com abordagem entre o projeto artístico e o documentário histórico. 
Curadoria de Claudinei Roberto da Silva. 

Até 6 de abril 
Terças a sábados, 10h30 às 20h30; domingos e feriados, 10h30 às 18h30 
Agendamento de grupos: agendamento.14bis@sescsp.org.br 
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP 

22ª Bienal Sesc_Videobrasil: A memória é uma ilha de edição
Sesc 24 de Maio

Fotografia mostra pessoas visitando a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil. Em primeiríssimo plano, à esquerda, há estátuas de criaturas humanóides. Atrás delas, um grande painel com pinturas e colagens. Acima, um letreiro em neon. À direita, painéis acrílicos mostram quadros e fotos.
Público visita a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, no Sesc 24 de Maio. Foto: Bruna Damasceno

A Bienal reúne cerca de 140 trabalhos artísticos, incluindo obras têxteis, pinturas, instalações, fotografias e vídeos, de 60 artistas de diferentes regiões do mundo, com enfoque no Sul Global. Inspirada na frase de Waly Salomão (1943-2003), que intitula esta edição, a exposição levanta o questionamento: como se dá a equação entre lembrança e esquecimento? 
Direção artística de Solange Farkas e curadoria de Raphael Fonseca e Renée Mboya. 

Até 25 de fevereiro 
Terças a sábados, 9h às 21h; domingos e feriados, 9h às 18h 
Agendamento de grupos: preencha o formulário 
Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP

Tornar-se ORLAN
Sesc Avenida Paulista

Duas mulheres observam uma galeria de fotografias em grandes proporções da artista francesa ORLAN. As fotografias mostram performances em que ORLAN passa por cirurgias plásticas.
Exposição no Sesc Avenida Paulistra traz conhecidas obras de ORLAN que tensionam valores estéticos do corpo feminino. Foto: Matheus José Maria

Exposição retrospectiva da carreira da artista francesa ORLAN. O projeto traça um panorama dos quase sessenta anos de atuação da artista e apresenta um conjunto de obras ilustrativas de sua trajetória, privilegiando obras fotográficas, vídeos e esculturas. Curadoria de Alain Quemin e Ana Paula C. Simioni. 

Até 28 de janeiro 
Terças a sextas, 10h às 21h30; sábados, 10h às 19h30; domingos e feriados, 10h às 18h30
Agendamento de grupos: expo.avenidapaulista@sescsp.org.br 
Avenida Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP 

Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro
Sesc Belenzinho

Fotografia mostra uma mulher negra, de cabelos encaracolados, sorrindo ao observar uma obra da artista Mônica Ventura. Chamada 'O Sorriso de Acotirene', a obra parece uma grande árvore montada com cabaças, contas e palha.
Mulher com um vestido de estampa adinkra observa a obra ‘O Sorriso de Acotirene’, da artista Mônica Ventura, na exposição em cartaz no Sesc Belenzinho. Foto: Matheus José Maria

Exposição que celebra a arte produzida por criadoras negras e negros e sua contribuição estética na constituição de um pensamento sobre a arte brasileira – e sobre a própria ideia de um país. 
Curadoria de Igor Simões e curadoria adjunta de Lorraine Mendes e Marcelo Campos. 

Até 28 de janeiro 
Terças a sábados, 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 18h 
Agendamento de grupos: agendamento.belenzinho@sescsp.org.br  
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP 

Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias
Sesc Bom Retiro

Fotografia do espaço expositivo de Karingana mostra, em primeiro plano, uma obra tridimensional feita a partir de uma grande pintura de uma mulher de cabelos trançados, usando um adereço de búzios na testa, e braços feitos de travesseiros que saem da parede e parecem prontos para abraçar -- as pessoas podem literalmente deitar neles. Ao lado, uma criança brinca no chão, meio às ilustrações.
Criança brinca em meio à exposição em cartaz no Sesc Bom Retiro. Foto: Evelson de Freitas

Voltada a crianças e adultos, mostra traz um recorte da produção contemporânea de artistas negras e negros brasileiros que se dedicam à ilustração e ao livro ilustrado para as infâncias. 
Curadoria de Ananda Luz. 

Até 31 de março
Terças a sextas, 9h às 20h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 18h 
Agendamento de grupos: agendamento.bomretiro@sescsp.org.br  
Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo – SP 

Festas, sambas e outros carnavais 
Sesc Casa Verde

Fotografia mostra detalhe de uma das obras na exposição Festas, sambas e outros carnavais. São pequeninas esculturas feitas em argila de personagens em uma festa: há a bateria e pessoas fantasiadas de animais, fantasmas, noivas. Ao fundo. um painel multicolorido de acrílico.
Detalhe de obra na exposição em cartaz no Sesc Casa Verde. Foto: Bruna Damasceno

Em conexão com o vínculo do bairro da Casa Verde com as manifestações carnavalescas, a exposição aborda uma diversidade de festas populares do país pelas mãos de um grupo de cerca de 70 artistas brasileiros, de diversas regiões e estados do país. Exposição traz ainda um abre-alas com fotografias, obras e textos sobre pessoas importantes para as festas e as manifestações artístico-culturais da Casa Verde. 
Idealização e curadoria geral de Angela Mascelani e Lucas Beuque, do Museu do Pontal, e Tadeu Kaçula na curadoria convidada.

Até 5 de maio
Terças a sextas, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Agendamento de grupos: agendamento.casaverde@sescsp.org.br
Avenida Casa Verde, 327 – Casa Verde, São Paulo – SP 

Araetá: a literatura dos povos originários 
Sesc Ipiranga

Fotografia mostra uma das salas da exposição: há diversos panos em tons crus translúcidos colocados nas vigas do teto. Nas paredes, cestarias e pinturas em tecido. No chão, plantas.
Uma das salas da exposição montada no Sesc Ipiranga. Foto: Matheus José Maria

Um recorte da produção literária de autoria indígena no Brasil, com enfoque na produção 105 autores de livros escritos e narrados por indígenas em língua portuguesa e nativa. 
Curadoria de Ademário Ribeiro Payaya, Kaká Werá Jecupé e Selma Caetano. Consultoria de Daniel Munduruku e Araibo Kezo. 

Até 17 de março 
Terças a sextas, 9h às 21h30; sábados, 10h às 21h30; domingos e feriados, 10h às 18h3
Agendamento de grupos: agendamento.ipiranga@sescsp.org.br
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo – SP  

Retratistas do Morro
Sesc Pinheiros

Montagem soma os retratos de crianças celebrando a formatura escolar. Nesta imagem, estão três crianças, cada uma segurando seu diploma e vestindo sua beca.
Montagem com fotografias expostas em Retratistas do Morro. Foto: Bruna Damasceno

A exposição busca construir e revisitar uma narrativa da história recente das imagens brasileiras a partir do trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes na região do Aglomerado da Serra, na capital mineira.  
Curadoria de Guilherme Cunha. 

Até 28 de janeiro 
Terças a sábados, 10h30 às 21h; domingos e feriados, 10h30 às 18h
Agendamento de grupos: agendamento.pinheiros@sescsp.org.br 
Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP 


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.