Foto: Afonso Pimenta
Foto: Afonso Pimenta

Retratistas do Morro

com curadoria de Guilherme Cunha

Retratistas do Morro

Pinheiros

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Expositivo - 2º andar

Data e horário

De 20/06 a 20/11

Terça a Domingo

De terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

Foto: Afonso Pimenta
Foto: Afonso Pimenta

A exposição “Retratistas do Morro” busca construir e revisitar uma narrativa da história recente das imagens brasileiras, tendo como foco a região do Aglomerado da Serra, localizada ao Sul de Belo Horizonte (Minas Gerais). Composta por fotografias que abrangem o período de 1960 a 1990, a mostra apresenta o trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, sob a curadoria do pesquisador e artista visual Guilherme Cunha.

Essa exposição é um desdobramento do projeto social “Retratistas do Morro”, iniciado por Guilherme Cunha em 2015, cujo objetivo é contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural nacional e ampliar o entendimento sobre a história das imagens no Brasil, especialmente as narrativas visuais produzidas por retratistas que atuaram nas comunidades. Para isso, foi realizado um trabalho de mapeamento, identificação, catalogação e restauração dos acervos fotográficos desses retratistas.

Durante a pesquisa, destacaram-se Afonso Pimenta e João Mendes, que atuaram na região desde o final da década de 1960 e possuem um volume significativo de acervo, incluindo negativos em preto e branco de médio formato (6×6), negativos coloridos em 35mm, monóculos e negativos em 35mm de meio quadro.

Para a mostra no Sesc Pinheiros, Guilherme realizou um profundo processo de pesquisa sobre a história da comunidade, além de um trabalho de curadoria a partir dos mais de 250 mil negativos disponíveis no acervo. Dessa seleção, aproximadamente 33 mil imagens foram restauradas e apresentam uma perspectiva histórica do Aglomerado da Serra em forma de imagens.

 

SOBRE OS FOTÓGRAFOS

João Mendes se estabeleceu como um dos primeiros fotógrafos profissionais no bairro Serra, em Belo Horizonte, no ano de 1973. No entanto, suas primeiras imagens da região datam de 1968. Desde então, sua loja Foto Mendes está localizada no mesmo local e é uma referência, pois por lá já foram fotografadas quatro gerações. João ficou conhecido pelos retratos em preto e branco, 3×4 para documentos, feitos principalmente para carteira de identidade, e fotos postais enviadas por correio como cartas ou objetos de recordação a parentes que, muitas vezes, permaneciam no interior.

No acervo de Mendes também pode ser encontrada uma significativa coleção de fotografias de becas ou formaturas, em que as crianças e jovens da Comunidade da Serra, estudantes da rede pública de ensino, foram fotografadas celebrando a passagem de diferentes períodos escolares.

Afonso Pimenta saiu do interior de São Pedro do Suaçuí em 1970, com destino a Belo Horizonte, para ajudar sua madrinha com as despesas da casa na favela do Cafezal, uma das vilas que formam a Comunidade do Aglomerado da Serra. A fotografia chegou à sua vida por necessidade. Como assistente do fotógrafo João Mendes, enquanto lavava as imagens já reveladas, ia aprendendo um futuro ofício. Seu percurso como fotógrafo profissional começou a se consolidar quando passou a registrar os bailes Soul da Comunidade da Serra, a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela e organizador dos bailes.

Ao longo da década de 1980, acompanhou os movimentos culturais da música e da dança que traziam a afirmação e força da identidade cultural negra em Belo Horizonte. Fotografou os concursos de dublagem, os salões, os dançarinos, grupos de amigos e viveu muito perto os bastidores do movimento “Black” que surgia na periferia. Esse foi para ele o momento em que mais trabalhou com a fotografia, uma vez que o registro dos bailes era uma forma de divulgar seu nome entre os moradores da comunidade.

 

SOBRE O CURADOR

Guilherme Cunha é artista visual, pesquisador e empreendedor cultural formado em artes plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e Pittsburg State University (KS/EUA). A produção e projetos que desenvolve, atuam no campo de interseção entre as artes e outras diversas formas de conhecimento. Foi artista residente do Atelier #3 na Casa Tomada (SP/2010), do JA.CA (BH/ 2014) e do RedBull Station (SP/2014); Foi contemplado no programa de exposições do Espaço Cultural Marcantônio Vilaça em 2015, no XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia e foi coidealizador do projeto que recebeu o XIV Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia. É coidealizador e codiretor do FIF BH – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (2013/2015/2017). Em 2017, recebeu o prêmio do IPHAN, de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, Rodrigo Mello Franco de Andrade, com o projeto Retratista do Morro.

 

FICHA TÉCNICA


RETRATISTAS DO MORRO

Afonso Pimenta e João Mendes

IDEALIZAÇÃO, COORDENAÇÃO, CURADORIA E PESQUISA
Guilherme Cunha

EQUIPE SESC

Adriano Alves, Aline Tafner, Ana Carolina Machado, Andréa Lanaro, Camila Hion, Claudia Talita Oliveira, Fábio Vasconcelos, Fernanda Monteiro, Fernanda Porta Nova, Helena Bartolomeu, Henrique Vizeu, João Victor Guerrero, José Lima, Karina Musumeci, Lidia Borba, Ligia Moreli, Luciano Amadei, Nilva Luz, Rogério Vasconcelos, Sarah Degelo, Silvia
D’ Angelo, Suellen Barbosa, Thais Franco, Thays Cabette, Tina Cassie.

Produção Executiva: Pink Pineapple
Coordenação de Produção (SP): Adelaide D’ Esposito
Produção: Waléria Dias
Assistente de Produção: Aurize Ribeiro
Produção Belo Horizonte: Luana Duarte, Kelly Cristina da Silva
Digitalização: Cyro Almeida, Danielle Luce, André Oliveira
Restauração e Tratamento Digital: Geraldo Peixoto, Pedro Zajden, Heloísa Nascimento, Jardel Prado, Cyro Almeida, Danielle Luce, Flávia Peluzzo, Ricardo Baroni
Conservação de Acervo Fotográfico: Lara Prado, Camila Bueno Marques Salera
Entrevistas: Carina Santos, Kelly Cristina da Silva
Edição de Áudio: Marcus Soares – Colesterol Productions
Impressão: Fine Art Artmosphere
Projeto Expográfico: Ricardo Amado
Assistente de Expografia: Amanda Câmara Lima
Desenho de Luz: André Boll
Identidade Visual e Design Gráfico: Estúdio Claraboia
Designers: Felipe Daros, Luciana Orvat, Yasmin Amorim
Estagiária de Design: Raquel Mendes
Coordenação Editorial: Ana Paula Orlandi
Apoio Editorial: Soraia Vilela
Revisão de Textos: Elani Souza Gomes
Projeto de Acessibilidade: Janela Produtora Cultural
Intérpretes de Libras: Anne Magalhães, Gabrielle Martins, Nayara Rodrigues,
Victória Magalhães, Tito Motta, Carlos Iris
Projetos de Estrutura, Segurança e Elétrica: Murilo Jarrete
Projeto de Audiovisual: Patricia Mesquita
Montagem: Fina Gala Arte
Laudos de Conservação: Fabiana Oda, Thalita Caligari
Coordenação Educativa: Cozinha Arte e Educação – Débora Rosa
Supervisão do Educativo: Flora Valentini, Matheus Alves
Educadores: Fabiane Goulart, Giovanna Ciampone, Heloiza Souza, Jhonatan Brasileiro, Juliana Kuniyoshi, Manoel Davi Carneiro, Poliana Moreira, Vitória Martins
Cenografia: Step Give
Equipamentos de Iluminação: Mlc Locações, Produções e Eventos Piaf
Equipamentos de Audiovisual: Luzi Locação de Equipamentos Audiovisuais
Registro Fotográfico para Catálogo: Everton Ballardin

 

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.