Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Padaria do Mosteiro de São Bento



Almanaque Paulistano - Revista E agosto

 

Pães, bolos, doces, chocolates, geleias, licores... São muitas as delicatessens que compartilham as altas prateleiras da Padaria do Mosteiro de São Bento, que funciona dentro da abadia, na região central de São Paulo. Próximo ao metrô que leva o nome do patriarca beneditino, esse espaço é visitado por milhares de turistas e fiéis que têm a chance de provar, desde 1999, as receitas dos monges.

Entre os quitutes favoritos estão: a geleia de damasco – e, por sua vez, o pão de mel Benedictus, recheado com o doce –, o biscoito Lumen, feito de cardamomo, melaço de cana, gengibre e canela, além do pão São Bento, criação dos monges beneditinos paulistanos que tem na mandioquinha o ingrediente principal. Outro destaque é o bolo dos Monges, elaborado à base de vinho canônico, damasco, ameixa e açúcar mascavo.

á quem fique inconformado por não poder sentir o cheiro das fornadas ou do tacho, uma vez que a cozinha fica longe do olfato e dos olhos do público. Também não adianta perguntar o segredo por trás do preparo dessas receitas seculares. Elas foram guardadas a sete chaves e são repassadas somente a outro monge. Aliás, esse mistério não deixa de ser um ingrediente secreto para que novos visitantes permitam-se experimentar, a cada ida, uma nova iguaria.


Tradição
No século 6, São Bento advertiu os monges de que todo mosteiro fosse construído de tal forma que nele houvesse uma oficina, uma horta, uma queijaria e uma padaria para atender as necessidades da comunidade. Para o patriarca beneditino, a vida daqueles que seguem a vocação religiosa seria ora et labora (ora e trabalha), uma vez que o ócio é inimigo da alma. Sendo assim, os monges se ocupariam tanto da leitura espiritual quanto do trabalho manual. E o Mosteiro de São Bento em São Paulo não foge à regra.

(Fonte: padariadomosteiro.com.br)


Serviço
Padaria do Mosteiro
Mosteiro de São Bento, Largo de São Bento, s/n –
Centro (ao lado da estação São Bento)
(11) 3328-8799
2ª a 6ª, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 12h; e domingo, das 11h às 12h 

 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram

Fotos relacionadas