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Luciana Piazzon Barbosa Lima

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) expandiram em grande medida as possibilidades de criação, produção, disseminação e consumo de bens culturais, apontando para a descentralização e democratização do campo cultural. A concentração das práticas culturais on-line em poucas plataformas digitais, no entanto, parece restringir esse potencial.
Resultados da pesquisa TIC Cultura, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostram que o acesso a bens culturais na Internet por parte da população brasileira, em diversos segmentos etários e socioeconômicos, está muito associado às grandes plataformas digitais que disponibilizam conteúdo – em especial Youtube, Netflix e Spotify. O artigo busca discutir de que forma a governança e o funcionamento dessas plataformas impõe limites à diversidade cultural no ambiente digital, tendo em vista promover uma agenda de políticas públicas que permita enfrentar esse cenário.

Palavras-chave: Práticas culturais. Tecnologias de informação e comunicação
(TIC). Plataformas digitais. Diversidade cultural. Políticas culturais.

 

Abstract

Information and communication technologies (ICT) have greatly expanded the possibilities for the creation, production, dissemination and consumption of cultural goods, pointing towards the decentralization and democratization of the cultural field. The concentration of on-line cultural practices on a few digital platforms, however, seems to constrain this potential.
Results of the ICT in Culture survey, conducted by the Regional Center for Studies on the Development of the Information Society (Cetic.br), Department of the Brazilian Network Information Center (NIC.br),linked to the Brazilian Internet Steering Committee (CGI.br), show that access to cultural goods on the Internet by the Brazilian population, in various
age and socioeconomic sectors, is closely associated with large digital platforms that make content available – specially Youtube, Netflix and Spotify. The article seeks to discuss how the governance and operation of
these platforms impose limits to cultural diversity in the digital environment, in order to promote an agenda of public policies that allows facing this scenario.

Keywords: Cultural practices. information and communication technologies
(ICT). Digital platforms. Cultural diversity. Cultural policies.

 

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