Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Afonso Rocha Lacerda

Resenha do livro: Miceli, Sergio; MyeRS, Jorge (org.). Retratos latino-americanos: a recordação letrada de intelectuais e artistas do século XX. Tradução Zepa Ferrer e Silvana Cobucci. São Paulo: edições Sesc, 2019.

A obra reúne um conjunto de ensaios acadêmicos que se inscrevem, todos eles, sob a rubrica do projeto que dá título ao livro, Retratos latino-americanos, dirigido pelos organizadores, Sergio Miceli e Jorge Myers. Na esteira deste projeto, foi promovido no ano de 2011, pelo centro de História intelectual da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina, o encontro el recuerdo letrado: escritura memorialística de artistas e intelectuales latinoamericanos del siglo XX, reunindo pesquisadores de diversa procedência no subcontinente latino-americano, tanto no âmbito hispânico quanto no de língua portuguesa.

Os trabalhos que compõem esta obra coletiva são produto da pesquisa em História Social da Cultura, mais especificamente, da denominada História intelectual, e se ocupam de escrituras de cunho memorialístico de intelectuais e artistas de vários países da região ao longo do século XX. Representam importante contribuição para a compreensão das transformações sociais e culturais do período, resgatadas, muitas vezes, de forma indireta, pelo prisma de escritas intimistas, inclusive adernando para o registro ficcional, ou envolvendo um caráter mais programático a partir das diatribes culturais e políticas nas quais os autores estudados se envolveram ativamente no contexto por vezes conturbado que lhes coube viver.
(...)

Para ler o artigo completo, clique aqui.