Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Sem motivos para rir

Acompanhamos a todo o momento os avanços da medicina anunciando novas descobertas para o diagnóstico e tratamento de doenças, o que tem colaborado para aumentar a esperança de vida da população idosa. Importantes mudanças vêm acontecendo também nas relações da sociedade com a velhice e notórios são os interesses dos estudiosos da Geriatria e Gerontologia, que muito têm contribuído para esclarecer conceitos e divulgar conhecimentos que fundamentam a ssistência à população idosa em bases científicas.Apesar desse panorama favorável, o imaginário coletivo sobre a velhice ainda é carregado de preconceitos, mitos e ideias errôneas.

O relacionamento do idoso com o mundo se caracteriza pelas dificuldades adaptativas, tanto emocionais quanto fisiológicas: sua performance ocupacional e social, o pragmatismo, a dificuldade para aceitação do novo, as alterações na escala de valores e a disposição geral para o relacionamento objetual.

Frequentemente, pessoas idosas são vítimas de rituais de agressões expressas em diversas manifestações no cenário social. A forma como os idosos são tratados pela sociedade reflete os mitos e os estereótipos sobre a velhice e os velhos, associados a atributos negativos e, neste sentido, uma simples piada pode vir carregada de preconceito.

Nesta edição, destacamos a reflexão trazida por Marília Viana Berzins e Elisabeth Frohlich Mercadante sobre as piadas tematizadas pela velhice, geralmente carregadas de discursos subjetivos e discriminatórios, e os preconceitos que elas apontam.

Publicamos, também, os seguintes artigos: “O lazer como expressão de vitalidade na velhice: uma experiência das atividades desenvolvidas em um Centro de Convivência de Idosos em Fortaleza – CE”, de Kelly Maria Gomes Menezes; “A influência do gênero e a participação da mulher na solidariedade entre gerações”, de Márcia Botelho de Oliveira e Neuza Maria da Silva; “Idoso em instituições de longa permanência no município de Vitória – ES: relações familiares e institucionalização”, de Maria Goretti Dalvi; e “Identificação do perfil do consumidor idoso quanto aos hábitos alimentares e fatores determinantes de consumo de leite”, de Adriana Alvarenga de Sousa, Luiz Alfredo Yamanaka E. Pereira e Guilherme Lemes Sanfelice.

A entrevistada desta edição é Valdete da Silva Carneiro, organizadora e líder do grupo Meninas de Sinhá, formado por 50 mulheres de variadas faixas etárias, que se uniram para recuperar o melhor de sua infância, sua história, sua cultura, expressa em cantigas de roda e cantigas de ninar. Valdete participou do Encontro Idoso Protagonista, realizado em novembro de 2008, no SESC Santo André, que destacou casos exemplares de membros da terceira idade que souberam driblar a inércia e o esquecimento e partiram para a ação, com o objetivo de colaborar na melhoria de qualidade de vida de suas comunidades.