Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Significados da Alimentação

O homem dá ao alimento uma conotação como algo sem importância e simples no seu dia-a-dia, mas quando  observamos a alimentação pela ótica  social, fica fácil perceber que a sua complexidade vai muita além da relação homem-alimento e além da relação homem-alimento-família.

A alimentação é, após a respiração e a ingestão de água, a mais básica das necessidades humanas. Mas como “não só de pão vive o homem”, a alimentação, além de uma necessidade biológica, é um complexo sistema simbólico de significados sociais, sexuais, políticos, religiosos, éticos, estéticos... Falar sobre comida e sociedade, mais do que a história dos alimentos, de sua produção, distribuição, preparo e consumo é o que se propõe o Programa de Alimentação do SESC.

O que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come, como se come e com quem se come. A mudança dos hábitos alimentares e dos contextos que cercam tais hábitos é um tema que envolve a correlação de inúmeros fatores. É com o desafio de propor atividades educativas que discutam a relação entre o homem e o alimento que se articula, desde a criação do primeiro restaurante, a alimentação no SESC.

A experiência de comer, não tendo como única finalidade a energia dos carboidratos, a estrutura das proteínas e a regulação das vitaminas para a saúde e para a sobrevivência, que o Programa de Alimentação confere ao ato de comer, também o sentido e o prazer, buscando, na medida em que a humanidade foi se sofisticando, elevar o ato de preparar e consumir o alimento em estado de arte.


Assim, a saúde, por meio da alimentação, faz parte da rotina diária deste Programa. Desde a escolha e acompanhamento criterioso de seus fornecedores até a elaboração dos cardápios e preparo dos produtos, oferecendo de forma agradável a opção de se alimentar adequadamente, sempre com o propósito de promoção de saúde e bem estar.

Como o Programa de Alimentação tem como premissa básica oferecer uma alimentação equilibrada para proporcionar saúde, encontra na ação educativa, o aporte necessário para trabalhar questões que permeiam desde a escolha de produtos de qualidade, à valorização do sabor da gastronomia a contemporaneidade – tudo isso sem perder de vista a tradição e a cultura  alimentar. Abusca permanente por conteúdos que possam nortear as ações do presente e futuro, com abordagens que atinjam todos os públicos.

Para ampliar a discussão sobre o tema, visando a sensibilização, conhecimento e questionamentos, a ação educativa se faz presente no conceito que embasa a programação das unidades de várias maneiras.A preocupação em proporcionar mais prazer à clientela, estimulando a permanência nos espaços de alimentação nas unidades, pode ser percebida na arquitetura, ambientação e mobiliário que estimulam a convivência e a contemplação.

É também pelos detalhes das louças e nas vitrines, pensadas de modo a valorizar os produtos, que se pode constatar essa preocupação com tudo o que é produzido nos restaurantes, nas comedorias, lanchonetes e cafeterias que o SESC mantém e administra.

O Programa de Alimentação oferece refeições e lanches com ingredientes brasileiros, integrais e naturais que equilibram nutrição e gastronomia visando não só a qualidade, mas a variedade e a segurança dos alimentos, acima de tudo. Para atender pessoas de diferentes faixas etárias e hábitos alimentares, por meio de alimentos frescos, com proporções próprias ao clima e a cultura de cada local, associados a uma apresentação atrativa, uma vez que os distintos grupos sociais expressam suas identidades também por meio da alimentação. Dessa forma o SESC dialoga com a diversidade respeitando e explorando as particularidades características de cada região.

Os cardápios são elaborados baseados no tripé da alimentação:Saudável, enfatizando o sabor, diminuindo os procedimentos de fritura e manipulação dos alimentos; Contemporâneo, considerando a tradição, favorecem a mescla de culturas e a criação de novas versões para elementos tradicionais, com cuidado especial em relação ao formato, montagem e apresentação. Valorizando o uso de texturas diferentes e sabores inusitados. Brasileiro, valorizando a inclusão de produtos e processos de produção tipicamente brasileiros e que levam em consideração o gosto e hábitos regionais, utilizando como base o resgate da culinária brasileira e fazendo interface com diversos outros programas propiciando a interdisciplinaridade e riqueza de conteúdos trabalhados por outras linguagens e ações programáticas.

Desde o primeiro Restaurante denominado Alcântara Machado, no prédio da Associação dos Empregados do Comércio de São Paulo, no centro da cidade de São Paulo, inaugurado em outubro de 1947, portanto, um ano após sua criação, o SESC já primava pela segurança da clientela, tendo por base normas de higiene sanitárias norteadas pela legislação vigente.

E todo o processo, desde o recebimento dos alimentos, até seu preparo e distribuição aos clientes, contam com equipamentos de cozinha de última geração e são supervisionados por nutricionistas e técnicos devidamente capacitados. Toda a equipe da área de alimentação recebe treinamentos constantes para atualização e aperfeiçoamento em higiene e manipulação dos alimentos, bem como atendimento ao público, numa constante busca pela excelência.

Essa rede de operações instaladas em ambientes de fluxo bem planejado torna transparente sempre o cuidado com o mobiliário e outros elementos da ambientação.

Todo o mundo unido contra a fome no Dia Mundial da Alimentação 2010

Estimativas recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo mundo. Embora o Brasil esteja tentando erradicar o problema da fome, muitos brasileiros ainda convivem com esse flagelo social. “Unidos contra a fome”, o tema deste ano para a celebração promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro é lembrada no Brasil pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional juntamente com os parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil e consolidando a semana Mundial da Alimentação de 11 a 17 de outubro.

Além de chamar a atenção do mundo para a fome e insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas, entre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação estão: estimular uma maior atenção à produção agrícola e a cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento num esforço conjunto para acabar com a fome em todos os paises.

A FAO objetiva também promover a participação das populações rurais, em especial das mulheres camponeses e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema.

Articulando experiências divididas entre todos os setores o programa Mesa Brasil do SESC, contempla plenamente o maior objetivo proposto pela FAO neste ano que é o de promover a transferência de tecnologias no sentido de fomentar a solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

Por meio da colheita urbana, é exemplo de ação social. O Mesa Brasil minimiza o desperdício de alimentos e amplia as bases da ação educativa permanente já realizada no campo da segurança alimentar e nutricional expressa pelo programa de Alimentação.

Por último, contemplando mais uma meta da FAO que é demonstrar os êxitos obtidos em relação ao desenvolvimento agrícola e alimentar no enfrentamento do fenômeno “fome”, as unidades do SESC oferecem neste período, diversas atividades em suas unidades. Propondo e motivando reflexões em torno do alimento e do ato de alimentar-se, a relação entre alimentação e a promoção de modos de vidas saudáveis e outras temáticas.

Pelo lazer, cultura e atividades esportivas, utilizando se de linguagens como música, vídeo, literatura e teatro, por meio de oficinas, seminários e espetáculos sensibilizando o público para este assunto nada simples: a alimentação.