Foto: divulgação
Foto: divulgação

Amor: axé, autointimidade e limites

Com Renato Noguera, autor, professor e pesquisador da UFRRJ. Mediação: Ariane Nascimento, psicóloga

Revoluções do Amor

Sorocaba

12

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Data e horário

08/02 • Quarta • 19h30
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Partindo da geopsicologia de Orunmilá, do espírito da intimidade de Sobonfu Somé e do brutalismo de Achille Mbembe, a conversa vai versar sobre o mundo e as relações entre os viventes como um ecossistema de afetos.
A proposta é compreender: a relação entre amor (ifé) e produção de bem-estar/energia vital (axé); a autointimidade como condição de possibilidade de percorrer uma jornada afetiva de bem consigo e o amor como tecnologia social de produção de limites e diluição de fronteiras.

Renato Noguera é doutor em filosofia, com formação familiar griot, escritor, dentre outros. Publicou os livros “Por que amamos” (2020) e “O Ensino de Filosofia e a Lei 10639” (2014). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), tem feito pesquisas nos campos da Educação, Filosofia, Psicanálise, Artes e Política. Noguera atua como consultor de roteiro e trabalhou nas consultorias da novela Pantanal (Rede Globo, 2022) e do filme Iemanjá (Warner Bros, 2023/2024). Noguera também atua como celebrante matrimonial. 

Ariane Nascimento Silva (1995, São Paulo), reside em Sorocaba (São Paulo), onde atua como artista, pesquisadora e psicóloga (CRP 06/158452), mobilizando saberes trans, pretos e indígenas. Mestranda em Estudos da Condição Humana no Programa de Pós-Graduação da UFSCar (campus Sorocaba), na linha de pesquisa “Narrativas, Sujeitos e Mobilidades”. 

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.