Foto: Lyvia Gamerc
Foto: Lyvia Gamerc

Cartas da Prisão

Experiência Cênica baseada em fatos reais. Com Chica Portugal

Santo André

Duração: 60 minutos

14

atividade presencial

Local: Teatro

Foto: Lyvia Gamerc
Foto: Lyvia Gamerc

Rita, uma atriz-performer interpretada por Chica Portugal, realiza um espetáculo a partir de suas pesquisas sobre relacionamentos abusivos. O fio condutor da peça de Rita são cartas encontradas no colchão de um preso em um presídio de São Paulo: correspondência amorosa entre uma mulher que assina como “M” e um psicopata conhecido como “o maníaco da flor” que matou e esquartejou mais de 40 mulheres. A partir das cartas, a atriz-performer revela o relacionamento abusivo que viu sua própria mãe viver com seu pai e que a fez sair de casa muito jovem. Acompanhamos a evolução do relacionamento entre “M” e o “maníaco da flor” e o desgaste da relação entre Rita e sua mãe incapaz de deixar o relacionamento abusivo. E as histórias destas mulheres vão se tornando cada vez mais parecidas.

Rita também traz para a cena depoimentos (reais) de outras mulheres que viveram experiências amorosas com abusadores, além de materiais diversos de pesquisa sobre o tema. Na colcha de retalhos que vai se formando entre todas as histórias, Rita questiona a si mesma e o público sobre nossas possíveis e inimagináveis relações com o abuso como indivíduos e como sociedade.

FICHA TÉCNICA
Pesquisa e Atuação: Chica Portugal
Texto: Nanna de Castro
Direção: Bruno Kottÿ
Cenário e Figurino: Kleber Montanheiro
Iluminação: Marisa Bentivegna
Desenho de Som: Juliana R.
Caracterização: Beto França
Preparação Corporal: Bruna Magnes
Preparação Vocal: Marilene Grama
Assistente de Figurino e Cenário: Marcos Valadão
Cenotécnico: Evas Carretero
Operação de som: Leandro Goulart
Operação de luz: Giovanna Clara
Música: Cálice Intérprete: Paula Mirhan, Composição de Chico Buarque e Gilberto Gil
Locução do Slam: Nany di Lima
Fotos e design: Lyvia Gamerc
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Redes Sociais: Inspira Branding
Direção de Produção: Chica Portugal
Produtora Executiva: Vanessa Lopes
Animadora Cultural: Bia Cordeiro

AGENDAMENTO DE GRUPOS 

Para desenvolver uma ação educativa, propositiva e transformadora, o Sesc Santo André oferta visita mediada para grupos organizados: Escolares, Instituições, EmpresasONG’sentre outras. Para que seu grupo possa visitar à exposição, é necessário fazer o agendamento prévio. Por isso, desenvolvemos esse formulário de solicitação com todas as informações necessárias para que você agende já a sua visita. Para um bom atendimento é de suma importância que o responsável tenha conhecimento de todas as informações sobre o agendamento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.