Foto: Silvio Dutra
Foto: Silvio Dutra

Ciclo de Debates Cultura Oceânica e Nós

Com Deborah Prado, Maria de Carvalho Tereza Lanza, Ronaldo Christofoletti

Diálogos da Cultura Oceânica

Bertioga

Duração: 180 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Sesc Bertioga | Espaço Cênico

Grátis. Retirada de Ingressos 30 minutos antes na Central de Atendimento.

Data e horário

De 15/12 a 15/12

Quinta

Das 19h às 21h.

Foto: Silvio Dutra
Foto: Silvio Dutra

Todos nós, indivíduos e instituições, estamos conectados ao oceano, seja pela arte, esporte, ciência, educação, alimentação, lazer e muitas outras formas. Entender como o oceano influencia a nossa vida e como as nossas ações influenciam o oceano é o objetivo da Cultura Oceânica, um conceito que tem crescido e discutido mundialmente. Neste momento, inclusive, vivemos a Década do Oceano da ONU, uma oportunidade para que possamos colaborar com ações locais, visando atingir um futuro sustentável a partir da cidadania, da ciência e do trabalho colaborativo.

No Ciclo de Debates Cultura Oceânica e Nós, Deborah Prado tratará de como o conhecimento tradicional contribui para o avanço científico e como podemos ter processos inovadores para abordar conflitos socio-ambientais. Somando à conversa, Maria de Carvalho Tereza Lanza trará sua experiência na gestão de Unidades de Conservação e a integração da ciência e da governança costeira. Já Ronaldo Christofoletti falará sobre a importância da participação de cada um de nós para a Década do Oceano e como nossas ações locais e do dia a dia são essenciais para que esta agenda global da ONU se desenvolva no território.

Participantes: Deborah Prado é Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atualmente, pesquisadora na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e orientadora no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (UNIFESP).

Maria de Carvalho Tereza Lanza, engenheira florestal formada na Faculdade Federal de Lavras. Atualmente está como gestora da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro, da Fundação Florestal/SIMA desde 2017.

Ronaldo Christofoletti é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenador do Programa Maré de Ciência que promove a ciência para outros setores da sociedade, membro do Programa Cultura Oceânica com todos, da UNESCO e do Comitê Brasileiro para a Década do Oceano.

DIÁLOGOS DA CULTURA OCEÂNICA

Em outubro de 2022, diversas instituições se organizaram para realizar o evento mundial “Diálogos da Cultura Oceânica”, em Santos, para celebrar, sensibilizar, engajar, debater, vivenciar e comunicar para diversos públicos a Cultura Oceânica, um movimento internacional com o objetivo de compreender e estudar os porquês da preservação e manejo sustentável do oceano, além de restaurar a conexão primordial da espécie humana com o manancial de sua origem biológica. É sobre cativar as pessoas para que se reconectem com o oceano, conhecer e entender a influência desse ambiente em nossas vidas e como nossas ações e práticas o impactam direta e indiretamente.

O Sesc-SP, por meio das unidades Santos e Bertioga, apoiou e integrou a programação do evento internacional, que aconteceu de 10 a 14 de Outubro de 2022 e agora, como forma de ampliar o debate, e celebrando este semestre de atividades sobre o tema , convida o público para participar do Ciclo de Debates Cultura Oceânica e Nós, um encontro com especialistas e profissionais da área para difundir as questões e reflexões sobre o azul de nosso planeta.

Saiba mais sobre o evento “Diálogos da Cultura Oceânica” nesta matéria:

Em outubro Sesc integra a programação do evento mundial Diálogos da Cultura Oceânica

 

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.