atividade presencial
Grátis
Local: Conteiner Oficinas
Faça sua pré-inscrição até o dia 9/4 para participar da seleção.
Datas e horários
De 15/04 a 24/06
15/4. Das 10h30 às 15h
Turma 1: De 18/4 a 27/6, terças, das 18h às 20h.
Turma 2: De 20/4 a 29/6, quintas, das 18h às 20h.
29/4. Das 10h30 às 15h
13/5. Das 10h30 às 15h
27/5. Das 10h30 às 15h
10/6. Das 10h30 às 15h
24/6. Das 10h30 às 15h
Se você tem entre 15 e 19 anos e mora nas periferias da Zona Sul, esse convite é pra você. Faça parte do Clube de Criadores EduCapão!
Durante cinco meses, você vai aprender técnicas de jornalismo cultural, produção multimídia, tendências de distribuição de conteúdo e ainda vai refletir sobre a construção da sua identidade, a partir de temas ligados à ancestralidade e territorialidade. Vamos criar novas perspectivas e fortalecer a comunicação popular nas quebradas da Zona Sul.
O programa de formação EduCapão (@educacapao ) é uma iniciativa do podcast Manda Notícias (@mandanoticias.podcast ) e da produtora Pauta Periférica (@pautaperiferica ). Este projeto foi contemplado pela 7º Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo (@fomentoaperiferia ) da Secretaria Municipal de Cultura e tem o apoio do Sesc Campo Limpo (@sesccampolimpo ).
A proposta é estimular a autonomia crítica, o olhar apreciativo da comunidade, a valorização da cultura local e o desenvolvimento de uma melhor expressão corporal, oral e escrita dos jovens participantes. Com o objetivo de conduzi-los a novas descobertas, ressignificando o seu próprio cotidiano.
As oficinas de formação estarão baseadas em três pilares:
1. Territorialidade e Identidade: o objetivo é promover o conhecimento individual e coletivo, levando em conta a realidade e a história dos próprios educandos e do território, proporcionando identificação com sua ancestralidade e territorialidade.
2. Cultura e Comunicação Periférica: o objetivo é ampliar o repertório dos educandos, estimulando a pesquisa para recuperar as memórias do movimento da cultura local, como os grupos de rap e os saraus dos anos 1990, traçando uma linha do tempo até os dias atuais, com os coletivos e fóruns de cultura e comunicação periférica.
3. Produção e distribuição de conteúdo audiovisual: o objetivo é apresentar e possibilitar a criação de narrativas contra hegemônicas, por meio de produções em áudio, vídeo e texto, estimulando a produção e a difusão de conteúdo sobre a cultura local.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.