Juventudes e a cidade - Foto: Divulgação
Juventudes e a cidade - Foto: Divulgação

Juventudes e a cidade

com Coletivo Meio Fio

Bom Retiro

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Oficinas 1

Inscrições no local. Sujeito à disponibilidade de vagas.

Datas e horários

De 06/04 a 14/04

Sexta

Das 15h30 às 17h30.

Sexta

Das 10h às 11h30.

Juventudes e a cidade - Foto: Divulgação
Juventudes e a cidade - Foto: Divulgação

Série de quatro encontros sobre intervenção urbana, território e têxtil propondo paralelamente uma discussão sobre as juventudes na cidade, considerando o contexto territorial das periferias do centro de São Paulo.

1º encontro – Território na sacola
A partir de uma sacola com o mapa do entorno do Sesc Bom Retiro serigrafado, as pessoas jovens participantes irão percorrer os arredores, registrar sensações e captar objetos para bordar. Também será feita uma breve apresentação sobre a obra de artistas com trabalhos inspiradores para esta atividade como Leonilson, Bispo do Rosário e Oiticica.

2º encontro – Fotos bordadas
As pessoas participantes irão aprender técnicas introdutórias de bordado ou string art para fazer intervenções plásticas nas fotografias realizadas no primeiro encontro, e no final serão produzidos lambes com estes materiais.

3º encontro – Imagens sobrepostas
Inspirada na capa do disco “Carioca” de Chico Buarque e na exposição “Qual
é seu legado? – 30 Anos do Museu da Pessoa” em cartaz no Sesc Bom Retiro, a proposta deste encontro é fazer a releitura analógica de filtros virtuais em fotografia com a sobreposição de mapas do território em questão.

4º encontro – As cidades que nos habitam
A turma de participantes irá bordar coletivamente uma frase a partir da leitura de trechos do livro “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino e conversar sobre as muitas cidades que nos habitam.

sobre o Coletivo Meio Fio
Ateliê e coletivo de arte-educação e cenografia têxtil com projetos realizados em mais de 30 cidades. Atuantes no movimento Yarn Bombing, bombardeio de fios, desde 2015 convidam os participantes dos encontros e oficinas a repensar os espaços, relações de pertencimento, protagonismo e saberes tradicionais através do fazer e tecer manual.

Esta atividade é dirigida a jovens com idade entre 13 e 29 anos.
Os encontros são sequenciais.
Inscrições no local. Sujeito à disponibilidade de vagas.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.